O presente trabalho, tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas Nível Superior (CAPES). As atividades aqui citadas foram realizadas com 03 (três) estudantes da turma do 1º ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima no formato de “oficinas de reforço”. A metodologia utilizada neste relato tomou, como técnicas de coleta de informações, o registro em diário de bordo e a observação participante durante os meses de fevereiro a junho de 2023. A base teórica deste relato foi construída a partir dos estudos de Soares (2020) e Val (2006). A partir destes estudos, compreende-se que a aprendizagem da linguagem escrita é indispensável para a construção do processo de escolarização em todos os níveis de ensino: são aquisições que vão além da apropriação do alfabeto e distanciar-se delas pode representar um perigoso aproximar-se do fracasso escolar. Com base no que foi vivenciado até o mês de junho de 2023 na “oficina de reforço”, com os alunos do 1º ano do Colégio de Aplicação da UFRR, foi possível compreender que o processo de alfabetização e letramento são processos que caminham juntos e que partem do conhecimento que cada aluno já construiu antes mesmo de chegar a escola. Também foi possível observar que ainda que todas as crianças estivessem inseridas na mesma turma, com a mesma idade, apresentavam níveis diferentes de conhecimento sobre a leitura e a escrita.