Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO PROFESSOR A PARTIR DO OLHAR DE DOCENTES ORIENTADORES DO PRP - UNILAB

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103885
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1433
    "inscrito_id" => 3063
    "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO PROFESSOR A PARTIR DO OLHAR DE DOCENTES ORIENTADORES DO PRP - UNILAB"
    "resumo" => "Este texto discute o Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto das instituições de ensino superior brasileiras desde 2018. O PRP promove debates sobre aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos relacionados ao ensino e à formação de professores. Isso está alinhado com as diretrizes curriculares nacionais e reflete a influência de perspectivas pragmáticas e orientadas para a produtividade na formação de professores. Essas mudanças têm afetado os cursos de licenciatura e os programas de iniciação à docência, tornando o desafio da formação de licenciandos cada vez maior. Docentes orientadores enfrentam o desafio de alinhar suas ações com uma perspectiva crítica e emancipatória. A pesquisa objetiva investigar os limites e possibilidades desse processo no contexto do PRP Unilab. Os resultados indicam que os docentes orientadores compartilham visões comuns sobre sua experiência de formar outros professores, especialmente por meio dos estágios supervisionados e do PRP em colaboração com escolas de educação básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3063_TB1433_10092023144728.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMILLE MARIA DE SOUSA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "SAMILLE"
    "autor_email" => "samillemariaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103885
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1433
    "inscrito_id" => 3063
    "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO PROFESSOR A PARTIR DO OLHAR DE DOCENTES ORIENTADORES DO PRP - UNILAB"
    "resumo" => "Este texto discute o Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto das instituições de ensino superior brasileiras desde 2018. O PRP promove debates sobre aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos relacionados ao ensino e à formação de professores. Isso está alinhado com as diretrizes curriculares nacionais e reflete a influência de perspectivas pragmáticas e orientadas para a produtividade na formação de professores. Essas mudanças têm afetado os cursos de licenciatura e os programas de iniciação à docência, tornando o desafio da formação de licenciandos cada vez maior. Docentes orientadores enfrentam o desafio de alinhar suas ações com uma perspectiva crítica e emancipatória. A pesquisa objetiva investigar os limites e possibilidades desse processo no contexto do PRP Unilab. Os resultados indicam que os docentes orientadores compartilham visões comuns sobre sua experiência de formar outros professores, especialmente por meio dos estágios supervisionados e do PRP em colaboração com escolas de educação básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3063_TB1433_10092023144728.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMILLE MARIA DE SOUSA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "SAMILLE"
    "autor_email" => "samillemariaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA (UNILAB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto discute o Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto das instituições de ensino superior brasileiras desde 2018. O PRP promove debates sobre aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos relacionados ao ensino e à formação de professores. Isso está alinhado com as diretrizes curriculares nacionais e reflete a influência de perspectivas pragmáticas e orientadas para a produtividade na formação de professores. Essas mudanças têm afetado os cursos de licenciatura e os programas de iniciação à docência, tornando o desafio da formação de licenciandos cada vez maior. Docentes orientadores enfrentam o desafio de alinhar suas ações com uma perspectiva crítica e emancipatória. A pesquisa objetiva investigar os limites e possibilidades desse processo no contexto do PRP Unilab. Os resultados indicam que os docentes orientadores compartilham visões comuns sobre sua experiência de formar outros professores, especialmente por meio dos estágios supervisionados e do PRP em colaboração com escolas de educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.