Os recursos didáticos são considerados elementos essenciais no processo de ensino e aprendizagem e uma das ferramentas didáticas que pode ser utilizadas nas aulas de Biologia com foco na aprendizagem ativa diz respeito ao flanelógrafo. Usado em diversos ambientes, o flanelógrafo possibilita a movimentação das gravuras de forma que possa chamar a atenção dos estudantes. Seu emprego independe da idade do público alvo, pode ser indicado como recurso para explicar conceitos cuja compreensão requer a visualização de várias fases sequentes relacionado a certos conteúdos de ensino da Biologia. Dessa forma, o relato de experiência apresentado teve como objetivo analisar a eficiência do uso do flanelógrafo e flanelogravuras como ferramentas didáticas no ensino das relações tróficas e fluxo de energia nos ecossistemas em três turmas do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública no bairro do Mangueirão, em Belém-PA. Em torno dos resultados, tem-se que o método aplicado ofereceu uma proposta que surtiu efeito deduzido conforme participação mais ativa dos estudantes durante o uso do flanelógrafo e das flanelogravuras.