A VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS ESPORTIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102765 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => "A VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS ESPORTIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática cujo enfoque são as bases da argumentação relacionadas à temática da violência nos espaços esportivos. Como referencial teórico-metodológico, recorremos às teorias da argumentação (Abreu, 2010; Brockriede, 2009; Fiorin, 2015) e às perspectivas de ensino (Brasil, 2018; Azevedo et al., 2023), às discussões sobre os gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; Cavalcante et al. 2022; Maingueneau, 2015) e, ainda, à caracterização de sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). A intervenção foi realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, como ação integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Língua Portuguesa. Os resultados das atividades desenvolvidas se mostraram satisfatórios, pois os instrumentos de avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos permitiram formar uma base sólida para dar continuidade aos estudos da argumentação, com ênfase no ensino do gênero discursivo artigo de opinião." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4275_TB132_20112023011806.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BIATRYS MOURA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "biatrysm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102765 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 132 "inscrito_id" => 4275 "titulo" => "A VIOLÊNCIA NOS ESPAÇOS ESPORTIVOS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma sequência didática cujo enfoque são as bases da argumentação relacionadas à temática da violência nos espaços esportivos. Como referencial teórico-metodológico, recorremos às teorias da argumentação (Abreu, 2010; Brockriede, 2009; Fiorin, 2015) e às perspectivas de ensino (Brasil, 2018; Azevedo et al., 2023), às discussões sobre os gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; Cavalcante et al. 2022; Maingueneau, 2015) e, ainda, à caracterização de sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004). A intervenção foi realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, como ação integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Língua Portuguesa. Os resultados das atividades desenvolvidas se mostraram satisfatórios, pois os instrumentos de avaliação do processo de ensino e aprendizagem nos permitiram formar uma base sólida para dar continuidade aos estudos da argumentação, com ênfase no ensino do gênero discursivo artigo de opinião." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4275_TB132_20112023011806.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA BIATRYS MOURA" "autor_nome_curto" => "ANNA" "autor_email" => "biatrysm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }