O estudo da astronomia na educação brasileira, passou por muitas mudanças e avanços ao longo das décadas de 90 até os dias atuais, permaneceu, por anos baseado em pequenas explicações superficiais e limitadas em livros como enciclopédias, ou um pequeno capítulo de livros didáticos (Bretones, 2012), com a revolução da tecnologia as produções sobre o estudo de astronomia revolucionaram as pesquisas e os conteúdos relativos a este tema foram ampliados, quebrando paradigmas de um assunto difícil e complexo, para um encantador mundo de corpos celestes que fascinam crianças no mundo, e especialmente no Brasil (Bisch, 2012). Com as mudanças advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, o estudo de astronomia passou a ser reconhecido como tema relevante incluído no currículo do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio seriado e um objeto de conhecimento importante para a compreensão da origem e desenvolvimento da ciência. O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma oficina lúdica e criativa sobre astronomia, proporcionando aos estudantes uma significativa e eficaz aprendizagem do tema. Como objetivos específicos de reconhecer os corpos celestes; diferenciar estrelas e planetas, identificar e diferenciar satélites artificiais e naturais, utilizar de forma prática relógios solares produzidos e confeccionados para esta atividade, foram discutidos os principais corpos celestes sua origem e características, foram abordados imagens e recortes de vídeos, assim como um quis digital interativo sobre as características de cada planeta, satélite e estrela. A oficina foi desenvolvida nos meses de julho e agosto de 2023 e aplicada no mês de agosto apenas, nas turmas de terceiras séries do Ensino Médio. Os jogos lúdicos e digitais apresentam uma maior facilidade de acesso e distribuição e sua aplicação foi disponibilizada durante as aulas de biologia, realizadas com turmas de terceiras séries de ensino médio, sendo desenvolvidas no laboratório pedagógico de biologia e sala de informática, que permitiu o rápido acesso e interatividade durante as aulas ministradas, a aceitação dos alunos também foi observada, de acordo com sua participação e efetiva colaboração nas atividades propostas durante a oficina. A oficina demonstra a necessidade de discussão deste tema em sala de aula, através de uma perspectiva lúdica e com elementos de gamificação e interativa (Bisch, 2012). A aplicação prática da oficina evidenciou a relação distante entre a astronomia e os conteúdos abordados na ementa do componente biologia (Ensino Médio), uma vez que o plano pedagógico não prevê este objeto de ensino, mas que propõe a possibilidade de ampliação e discussão de temas transversais, como este abordado na astronomia, sendo esta temática de grande interesse dos estudantes das turmas, as quais a atividade foi aplicada. Foi observada a interação, participação do público discente assim como o interesse e curiosidade sobre esta temática.