Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEF PRESIDENTE VARGAS EM TOMÉ-AÇU (PA)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102699
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 1328
    "titulo" => "OS RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEF PRESIDENTE VARGAS EM TOMÉ-AÇU (PA)"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso de recursos lúdicos no ensino de ciências com o propósito de possibilitar aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades envolvendo os recursos lúdicos foram desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Ciências, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus de Tomé-Açu e realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. Os resultados indicam que ao utilizar os recursos lúdicos como jogos da velha, jogo do milhão de células, confecção de maquetes, produção de cartazes, palavras cruzadas, árvore genealógica. Conclui-se que a ludicidade se mostrou válida como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização de materiais lúdicos para o ensino de ciências nas séries do fundamental."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1328_TB58_21112023204319.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO PINTO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO DANTAS"
    "autor_email" => "diegodantas369@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102699
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 58
    "inscrito_id" => 1328
    "titulo" => "OS RECURSOS LÚDICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EMEF PRESIDENTE VARGAS EM TOMÉ-AÇU (PA)"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso de recursos lúdicos no ensino de ciências com o propósito de possibilitar aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades envolvendo os recursos lúdicos foram desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Ciências, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus de Tomé-Açu e realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. Os resultados indicam que ao utilizar os recursos lúdicos como jogos da velha, jogo do milhão de células, confecção de maquetes, produção de cartazes, palavras cruzadas, árvore genealógica. Conclui-se que a ludicidade se mostrou válida como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização de materiais lúdicos para o ensino de ciências nas séries do fundamental."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1328_TB58_21112023204319.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO PINTO DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO DANTAS"
    "autor_email" => "diegodantas369@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso de recursos lúdicos no ensino de ciências com o propósito de possibilitar aprendizagem aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades envolvendo os recursos lúdicos foram desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Ciências, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus de Tomé-Açu e realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas. Os resultados indicam que ao utilizar os recursos lúdicos como jogos da velha, jogo do milhão de células, confecção de maquetes, produção de cartazes, palavras cruzadas, árvore genealógica. Conclui-se que a ludicidade se mostrou válida como recurso didático complementar para o aprendizado dos alunos, possibilitando a reflexão sobre a pertinência do desenvolvimento e da utilização de materiais lúdicos para o ensino de ciências nas séries do fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.