Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

SEQUÊNCIDA DIDÁDITCA PARA O ENSINO DE COMPONENTES EM SAÚDE INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: DE ONDE VEM A ENERGIA QUE UTILIZAMOS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103828
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1365
    "inscrito_id" => 2075
    "titulo" => "SEQUÊNCIDA DIDÁDITCA PARA O ENSINO DE COMPONENTES EM SAÚDE INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: DE ONDE VEM A ENERGIA QUE UTILIZAMOS?"
    "resumo" => "A execução de atividades práticas oferece aos alunos a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda com os conteúdos, permitindo que eles se tornem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento. Além disso, a incorporação de aulas práticas no processo educativo pode fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo o processo de ensino e aprendizagem em algo envolvente e participativo. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma Sequência Didática sobre o tema Energia para viver: De onde vem? na disciplina de Saúde Integral, turma de 2º ano do Ensino Médio. Durante a aplicação da Sequência Didática a maioria dos estudantes apresentaram grau de participação significativo, realizando todas as atividades propostas ao longo das aulas, interagindo respondendo às perguntas de forma coerente, fazendo questionamentos e ligações dos conteúdos com o cotidiano. Os resultados obtidos foram considerados positivos para a aprendizagem dos estudantes. Na aplicação da Sequência Didática, foram observadas evidências substanciais de que os alunos não apenas assimilaram as informações relacionadas ao conteúdo trabalhado, mas também compreenderam de forma significativa os conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2075_TB1365_20112023205111.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLE CARVALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Francielle"
    "autor_email" => "elle1996elle@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103828
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1365
    "inscrito_id" => 2075
    "titulo" => "SEQUÊNCIDA DIDÁDITCA PARA O ENSINO DE COMPONENTES EM SAÚDE INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: DE ONDE VEM A ENERGIA QUE UTILIZAMOS?"
    "resumo" => "A execução de atividades práticas oferece aos alunos a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda com os conteúdos, permitindo que eles se tornem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento. Além disso, a incorporação de aulas práticas no processo educativo pode fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo o processo de ensino e aprendizagem em algo envolvente e participativo. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma Sequência Didática sobre o tema Energia para viver: De onde vem? na disciplina de Saúde Integral, turma de 2º ano do Ensino Médio. Durante a aplicação da Sequência Didática a maioria dos estudantes apresentaram grau de participação significativo, realizando todas as atividades propostas ao longo das aulas, interagindo respondendo às perguntas de forma coerente, fazendo questionamentos e ligações dos conteúdos com o cotidiano. Os resultados obtidos foram considerados positivos para a aprendizagem dos estudantes. Na aplicação da Sequência Didática, foram observadas evidências substanciais de que os alunos não apenas assimilaram as informações relacionadas ao conteúdo trabalhado, mas também compreenderam de forma significativa os conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2075_TB1365_20112023205111.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLE CARVALHO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Francielle"
    "autor_email" => "elle1996elle@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A execução de atividades práticas oferece aos alunos a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda com os conteúdos, permitindo que eles se tornem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento. Além disso, a incorporação de aulas práticas no processo educativo pode fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo o processo de ensino e aprendizagem em algo envolvente e participativo. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma Sequência Didática sobre o tema Energia para viver: De onde vem? na disciplina de Saúde Integral, turma de 2º ano do Ensino Médio. Durante a aplicação da Sequência Didática a maioria dos estudantes apresentaram grau de participação significativo, realizando todas as atividades propostas ao longo das aulas, interagindo respondendo às perguntas de forma coerente, fazendo questionamentos e ligações dos conteúdos com o cotidiano. Os resultados obtidos foram considerados positivos para a aprendizagem dos estudantes. Na aplicação da Sequência Didática, foram observadas evidências substanciais de que os alunos não apenas assimilaram as informações relacionadas ao conteúdo trabalhado, mas também compreenderam de forma significativa os conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.