A execução de atividades práticas oferece aos alunos a oportunidade de estabelecer uma conexão mais profunda com os conteúdos, permitindo que eles se tornem protagonistas na construção de seu próprio conhecimento. Além disso, a incorporação de aulas práticas no processo educativo pode fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo o processo de ensino e aprendizagem em algo envolvente e participativo. O objetivo deste trabalho foi aplicar uma Sequência Didática sobre o tema Energia para viver: De onde vem? na disciplina de Saúde Integral, turma de 2º ano do Ensino Médio. Durante a aplicação da Sequência Didática a maioria dos estudantes apresentaram grau de participação significativo, realizando todas as atividades propostas ao longo das aulas, interagindo respondendo às perguntas de forma coerente, fazendo questionamentos e ligações dos conteúdos com o cotidiano. Os resultados obtidos foram considerados positivos para a aprendizagem dos estudantes. Na aplicação da Sequência Didática, foram observadas evidências substanciais de que os alunos não apenas assimilaram as informações relacionadas ao conteúdo trabalhado, mas também compreenderam de forma significativa os conteúdos.