O QUE PODEMOS CONTAR SOBRE O COMPONENTE DO ATELIER LUDICIDADE E INFÂNCIA?
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102720 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "O QUE PODEMOS CONTAR SOBRE O COMPONENTE DO ATELIER LUDICIDADE E INFÂNCIA?" "resumo" => "O trabalho busca apresentar as atividades desenvolvidas no componente curricular denominado Atelier, da disciplina Ludicidade e Infância, do curso de Pedagogia - com 100% da sua carga horária destinada a extensão – desenvolvido no semestre A/2023. Esse componente ocorreu de modo presencial e, teve como objetivo, pensar o brincar, como eixo estruturante de uma docência inventiva e investigativa, a partir da experimentação lúdica. Nesse sentido, foram pensadas, elaboradas e construídas propostas pedagógicas lúdicas, para serem utilizadas com crianças da Educação Infantil. A escola parceira foi a EMEI Aprender Brincando, situada no município de Lajeado. Inicialmente, foi realizado um encontro com a direção e a coordenação pedagógica da escola a respeito do que desejávamos fazer. Logo, a turma de alunos do curso de Pedagogia realizou uma visita in loco para conhecer cada um dos espaços da EMEI para que tivessem uma ideia do que poderiam propor e construir. Após o conhecimento dos alunos sobre os espaços, foram divididos em pequenos grupos e deu-se início a elaboração das propostas lúdicas. Cada grupo ficou responsável pela elaboração e construção de até 6 propostas. Concomitante a elaboração e a construção das propostas lúdicas, também construíram as Fichas Lúdicas para cada brinquedo ou jogo desenvolvido. Ao final dos 18 encontros do componente curricular, os materiais produzidos foram compartilhados – entre os colegas do atelier – e encaminhados a escola parceira para comporem os seus diferentes ambientes de aprendizagem, oportunizando as crianças da faixa etária de 0 a 5 anos sua exploração." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID730_TB80_15082023155232.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacqueh@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102720 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 730 "titulo" => "O QUE PODEMOS CONTAR SOBRE O COMPONENTE DO ATELIER LUDICIDADE E INFÂNCIA?" "resumo" => "O trabalho busca apresentar as atividades desenvolvidas no componente curricular denominado Atelier, da disciplina Ludicidade e Infância, do curso de Pedagogia - com 100% da sua carga horária destinada a extensão – desenvolvido no semestre A/2023. Esse componente ocorreu de modo presencial e, teve como objetivo, pensar o brincar, como eixo estruturante de uma docência inventiva e investigativa, a partir da experimentação lúdica. Nesse sentido, foram pensadas, elaboradas e construídas propostas pedagógicas lúdicas, para serem utilizadas com crianças da Educação Infantil. A escola parceira foi a EMEI Aprender Brincando, situada no município de Lajeado. Inicialmente, foi realizado um encontro com a direção e a coordenação pedagógica da escola a respeito do que desejávamos fazer. Logo, a turma de alunos do curso de Pedagogia realizou uma visita in loco para conhecer cada um dos espaços da EMEI para que tivessem uma ideia do que poderiam propor e construir. Após o conhecimento dos alunos sobre os espaços, foram divididos em pequenos grupos e deu-se início a elaboração das propostas lúdicas. Cada grupo ficou responsável pela elaboração e construção de até 6 propostas. Concomitante a elaboração e a construção das propostas lúdicas, também construíram as Fichas Lúdicas para cada brinquedo ou jogo desenvolvido. Ao final dos 18 encontros do componente curricular, os materiais produzidos foram compartilhados – entre os colegas do atelier – e encaminhados a escola parceira para comporem os seus diferentes ambientes de aprendizagem, oportunizando as crianças da faixa etária de 0 a 5 anos sua exploração." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID730_TB80_15082023155232.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE" "autor_email" => "jacqueh@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }