Os portfólios se constituem em novas tendências pedagógicas e se apresentam como possibilidades de superar o ensino tradicional. Este artigo tem por objetivo anunciar as bases teóricas e práticas sobre portfólios, especialmente dos portfólios colaborativos, consequentemente contribuir na singular experiência formadora de educadores e educandos. A opção teórico-metodológica é a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Buscamos referências quanto aos usos, importância dada a essa estratégia de aprendizagem, dificuldades e possibilidades de contribuições. Os usos de portfólios têm ocorrido em diversas áreas do conhecimento, como biologia, saúde, educação, entre outras. Como estratégia de organização dos portfólios tem-se o título, sumário, uma apresentação orientadora para o leitor se situar quanto ao que vai ser encontrado no texto. Linguagens e materiais são ferramentas importantes no usos dos portfólios e devem ser estimuladas quanto a criatividade inerente ao processo formativo. Entre as dificuldades do uso dos portfólios tem-se a questão do tempo e do ser trabalhoso, autonomia nas aprendizagens. Das possibilidades favoráveis encontram-se contribuições quanto as percepções, capacidade de análise, síntese e de estratégias nos trabalhos em equipe. Os portfólios podem favorecer o autoconhecimento no que concerne ao plano pessoal e da subjetividade, por meio dos ensinamentos “éticos e morais”. Assumem, portfólios, significância na construção do conhecimento, dimensão epistêmica, além de poder valorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores tão essenciais para a experiência formadora de educadores e educandos.