Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PORTFÓLIOS COLABORATIVOS COMO CONTRIBUIÇÕES NA SINGULAR EXPERIÊNCIA FORMADORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102759 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 2602 "titulo" => "PORTFÓLIOS COLABORATIVOS COMO CONTRIBUIÇÕES NA SINGULAR EXPERIÊNCIA FORMADORA" "resumo" => "Os portfólios se constituem em novas tendências pedagógicas e se apresentam como possibilidades de superar o ensino tradicional. Este artigo tem por objetivo anunciar as bases teóricas e práticas sobre portfólios, especialmente dos portfólios colaborativos, consequentemente contribuir na singular experiência formadora de educadores e educandos. A opção teórico-metodológica é a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Buscamos referências quanto aos usos, importância dada a essa estratégia de aprendizagem, dificuldades e possibilidades de contribuições. Os usos de portfólios têm ocorrido em diversas áreas do conhecimento, como biologia, saúde, educação, entre outras. Como estratégia de organização dos portfólios tem-se o título, sumário, uma apresentação orientadora para o leitor se situar quanto ao que vai ser encontrado no texto. Linguagens e materiais são ferramentas importantes no usos dos portfólios e devem ser estimuladas quanto a criatividade inerente ao processo formativo. Entre as dificuldades do uso dos portfólios tem-se a questão do tempo e do ser trabalhoso, autonomia nas aprendizagens. Das possibilidades favoráveis encontram-se contribuições quanto as percepções, capacidade de análise, síntese e de estratégias nos trabalhos em equipe. Os portfólios podem favorecer o autoconhecimento no que concerne ao plano pessoal e da subjetividade, por meio dos ensinamentos “éticos e morais”. Assumem, portfólios, significância na construção do conhecimento, dimensão epistêmica, além de poder valorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores tão essenciais para a experiência formadora de educadores e educandos.Os portfólios se constituem em novas tendências pedagógicas e se apresentam como possibilidades de superar o ensino tradicional. Este artigo tem por objetivo an" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2602_TB126_23082023110335.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "VERA" "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102759 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 126 "inscrito_id" => 2602 "titulo" => "PORTFÓLIOS COLABORATIVOS COMO CONTRIBUIÇÕES NA SINGULAR EXPERIÊNCIA FORMADORA" "resumo" => "Os portfólios se constituem em novas tendências pedagógicas e se apresentam como possibilidades de superar o ensino tradicional. Este artigo tem por objetivo anunciar as bases teóricas e práticas sobre portfólios, especialmente dos portfólios colaborativos, consequentemente contribuir na singular experiência formadora de educadores e educandos. A opção teórico-metodológica é a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Buscamos referências quanto aos usos, importância dada a essa estratégia de aprendizagem, dificuldades e possibilidades de contribuições. Os usos de portfólios têm ocorrido em diversas áreas do conhecimento, como biologia, saúde, educação, entre outras. Como estratégia de organização dos portfólios tem-se o título, sumário, uma apresentação orientadora para o leitor se situar quanto ao que vai ser encontrado no texto. Linguagens e materiais são ferramentas importantes no usos dos portfólios e devem ser estimuladas quanto a criatividade inerente ao processo formativo. Entre as dificuldades do uso dos portfólios tem-se a questão do tempo e do ser trabalhoso, autonomia nas aprendizagens. Das possibilidades favoráveis encontram-se contribuições quanto as percepções, capacidade de análise, síntese e de estratégias nos trabalhos em equipe. Os portfólios podem favorecer o autoconhecimento no que concerne ao plano pessoal e da subjetividade, por meio dos ensinamentos “éticos e morais”. Assumem, portfólios, significância na construção do conhecimento, dimensão epistêmica, além de poder valorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores tão essenciais para a experiência formadora de educadores e educandos.Os portfólios se constituem em novas tendências pedagógicas e se apresentam como possibilidades de superar o ensino tradicional. Este artigo tem por objetivo an" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2602_TB126_23082023110335.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "VERA" "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Os portfólios se constituem em novas tendências pedagógicas e se apresentam como possibilidades de superar o ensino tradicional. Este artigo tem por objetivo anunciar as bases teóricas e práticas sobre portfólios, especialmente dos portfólios colaborativos, consequentemente contribuir na singular experiência formadora de educadores e educandos. A opção teórico-metodológica é a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Buscamos referências quanto aos usos, importância dada a essa estratégia de aprendizagem, dificuldades e possibilidades de contribuições. Os usos de portfólios têm ocorrido em diversas áreas do conhecimento, como biologia, saúde, educação, entre outras. Como estratégia de organização dos portfólios tem-se o título, sumário, uma apresentação orientadora para o leitor se situar quanto ao que vai ser encontrado no texto. Linguagens e materiais são ferramentas importantes no usos dos portfólios e devem ser estimuladas quanto a criatividade inerente ao processo formativo. Entre as dificuldades do uso dos portfólios tem-se a questão do tempo e do ser trabalhoso, autonomia nas aprendizagens. Das possibilidades favoráveis encontram-se contribuições quanto as percepções, capacidade de análise, síntese e de estratégias nos trabalhos em equipe. Os portfólios podem favorecer o autoconhecimento no que concerne ao plano pessoal e da subjetividade, por meio dos ensinamentos “éticos e morais”. Assumem, portfólios, significância na construção do conhecimento, dimensão epistêmica, além de poder valorizar o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores tão essenciais para a experiência formadora de educadores e educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.