As atividades experimentais podem potencializar a aprendizagem de conhecimentos científicos, corroborando para estimular a participação ativa dos estudantes, reforçar a relação professor-aluno e tornar as aulas mais dinâmicas e cativantes. Esse estudo apresenta um relato de experiência sobre uma ação desenvolvida no âmbito do PIBID com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de São José dos Campos, retratando-se a temática corrosão de metais, objetivando-se o estudo de reações de oxirredução. Na ação foram realizados experimentos para abordar conceitos de eletroquímica, os quais são considerados difíceis pelos estudantes do Ensino Médio e, frequentemente, se apresentam como um obstáculo em sua trajetória de aprendizado. Os resultados da ação demonstraram uma boa adesão e aproveitamento dos alunos, conforme as respostas obtidas durante aplicação do questionário fornecido após a intervenção. Ademais, pode ser inferido que a estratégia de propor uma aula de cunho experimental gerou nos estudantes o desejo de investigar com mais profundidade o processo de formação da ferrugem, que corroborou para que os alunos observassem com mais atenção os resultados alcançados, além de relacionar o experimento feito no laboratório da escola com fenômenos similares ao cotidiano.