PROGRAMAS DE ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA: PERGUNTAS E REFLEXÕES
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102734 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 3086 "titulo" => "PROGRAMAS DE ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA: PERGUNTAS E REFLEXÕES" "resumo" => "Os programas de ensino de segunda língua têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo promover a reflexão e a discussão a partir de perguntas propostas por King (2007) sobre como os pais podem procurar bons programas de ensino a partir de um conjunto de questionamentos sugeridos aos pais, para que conversem com os professores de segunda língua e analisarem como eles atuam e quais métodos de ensino utilizam em suas aulas, podendo ser um fator decisório na escolha do programa. A autora discute a educação bilíngue por meio da análise de modelos de educação e aponta que um bom programa para a educação bilíngue deve trazer uma estrutura de planejamento, além de respeitar a diversidade cultural. Para isso, nos propomos a analisar e refletir sobre as questões elencadas pela autora, ao considerarmos um breve levantamento bibliográfico e obras que abordam sobre a temática do Plurilinguismo e Educação. Palavras-chave: Programas de ensino. Segunda língua. Ensino bilíngue." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3086_TB96_20082023090022.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE MENDES" "autor_nome_curto" => "JAKELINE" "autor_email" => "jakeline@unochapeco.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102734 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 3086 "titulo" => "PROGRAMAS DE ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA: PERGUNTAS E REFLEXÕES" "resumo" => "Os programas de ensino de segunda língua têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo promover a reflexão e a discussão a partir de perguntas propostas por King (2007) sobre como os pais podem procurar bons programas de ensino a partir de um conjunto de questionamentos sugeridos aos pais, para que conversem com os professores de segunda língua e analisarem como eles atuam e quais métodos de ensino utilizam em suas aulas, podendo ser um fator decisório na escolha do programa. A autora discute a educação bilíngue por meio da análise de modelos de educação e aponta que um bom programa para a educação bilíngue deve trazer uma estrutura de planejamento, além de respeitar a diversidade cultural. Para isso, nos propomos a analisar e refletir sobre as questões elencadas pela autora, ao considerarmos um breve levantamento bibliográfico e obras que abordam sobre a temática do Plurilinguismo e Educação. Palavras-chave: Programas de ensino. Segunda língua. Ensino bilíngue." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3086_TB96_20082023090022.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE MENDES" "autor_nome_curto" => "JAKELINE" "autor_email" => "jakeline@unochapeco.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }