O objetivo do estudo é compartilhar uma ação realizada com 42 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II (Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, Guaratuba/PR). A temática Arboviroses com ênfase à dengue foi articulada num processo ensino-aprendizagem amparado pelos pilares: Ciência Cidadã, Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa e Educação Ambiental. As ações foram originadas num vínculo com o Guia de Campo “Monitoramento do Habitat do Aedes aegypti” elaborado pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), numa trilha para concretizar cinco objetivos específicos: reconhecer os mosquitos e as arboviroses como saberes das ciências; sensibilizar os estudantes em relação à realidade do bairro e a proliferação do mosquito da dengue; promover uma vivência em ciência cidadã; explorar ações de divulgação e conscientização na escola; e oportunizar o debate sobre o potencial da pesquisa nas escolas. Três desafios nos seduziram à pesquisa: a) existência ao redor da escola de múltiplos fatores que geram a proliferação de focos do mosquito; b) dificuldades em tornar o aprendizado interessante e motivador, c) necessidade de olhar e modificar a realidade amparada nos aportes das ciências. No processo ensino-aprendizagem foram aplicadas as estratégias: roda de conversa, atividades individuais e coletivas, atividades em campo, atividades no laboratório de ciências e laboratório de informática. Todas as ações oportunizaram o protagonismo estudantil e ao final os dados corroboram com a crença de que a ação gerou mudanças nos atores sociais. Os saberes apropriados possibilitam agir diante de problemáticas da realidade com implicações para sua qualidade de vida.