PESQUISA-AÇÃO, DENGUE E CIÊNCIA CIDADÃ – ALIADOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103302 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 2463 "titulo" => "PESQUISA-AÇÃO, DENGUE E CIÊNCIA CIDADÃ – ALIADOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA" "resumo" => "O objetivo do estudo é compartilhar uma ação realizada com 42 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II (Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, Guaratuba/PR). A temática Arboviroses com ênfase à dengue foi articulada num processo ensino-aprendizagem amparado pelos pilares: Ciência Cidadã, Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa e Educação Ambiental. As ações foram originadas num vínculo com o Guia de Campo “Monitoramento do Habitat do Aedes aegypti” elaborado pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), numa trilha para concretizar cinco objetivos específicos: reconhecer os mosquitos e as arboviroses como saberes das ciências; sensibilizar os estudantes em relação à realidade do bairro e a proliferação do mosquito da dengue; promover uma vivência em ciência cidadã; explorar ações de divulgação e conscientização na escola; e oportunizar o debate sobre o potencial da pesquisa nas escolas. Três desafios nos seduziram à pesquisa: a) existência ao redor da escola de múltiplos fatores que geram a proliferação de focos do mosquito; b) dificuldades em tornar o aprendizado interessante e motivador, c) necessidade de olhar e modificar a realidade amparada nos aportes das ciências. No processo ensino-aprendizagem foram aplicadas as estratégias: roda de conversa, atividades individuais e coletivas, atividades em campo, atividades no laboratório de ciências e laboratório de informática. Todas as ações oportunizaram o protagonismo estudantil e ao final os dados corroboram com a crença de que a ação gerou mudanças nos atores sociais. Os saberes apropriados possibilitam agir diante de problemáticas da realidade com implicações para sua qualidade de vida." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2463_TB735_31082023072958.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA MANOELA DA SILVA CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "Bruna Manoela d" "autor_email" => "bruna.manoela2018ciencias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103302 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 2463 "titulo" => "PESQUISA-AÇÃO, DENGUE E CIÊNCIA CIDADÃ – ALIADOS PARA UMA FORMAÇÃO REFLEXIVA" "resumo" => "O objetivo do estudo é compartilhar uma ação realizada com 42 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II (Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, Guaratuba/PR). A temática Arboviroses com ênfase à dengue foi articulada num processo ensino-aprendizagem amparado pelos pilares: Ciência Cidadã, Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa e Educação Ambiental. As ações foram originadas num vínculo com o Guia de Campo “Monitoramento do Habitat do Aedes aegypti” elaborado pelo Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), numa trilha para concretizar cinco objetivos específicos: reconhecer os mosquitos e as arboviroses como saberes das ciências; sensibilizar os estudantes em relação à realidade do bairro e a proliferação do mosquito da dengue; promover uma vivência em ciência cidadã; explorar ações de divulgação e conscientização na escola; e oportunizar o debate sobre o potencial da pesquisa nas escolas. Três desafios nos seduziram à pesquisa: a) existência ao redor da escola de múltiplos fatores que geram a proliferação de focos do mosquito; b) dificuldades em tornar o aprendizado interessante e motivador, c) necessidade de olhar e modificar a realidade amparada nos aportes das ciências. No processo ensino-aprendizagem foram aplicadas as estratégias: roda de conversa, atividades individuais e coletivas, atividades em campo, atividades no laboratório de ciências e laboratório de informática. Todas as ações oportunizaram o protagonismo estudantil e ao final os dados corroboram com a crença de que a ação gerou mudanças nos atores sociais. Os saberes apropriados possibilitam agir diante de problemáticas da realidade com implicações para sua qualidade de vida." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2463_TB735_31082023072958.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA MANOELA DA SILVA CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "Bruna Manoela d" "autor_email" => "bruna.manoela2018ciencias@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }