POLONIA, Gabriela Braga et al.. A experiência do ensino de ciências através do pibid. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104075>. Acesso em: 22/11/2024 03:45
O presente trabalho representa um relato de experiência do ensino de Ciências desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID-em uma escola de Ensino Fundamental no município de Júlio de Castilhos, com alunos do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar, com o objetivo de suprir lacunas de aprendizagem. oram desenvolvidas atividades sobre as questões ambientais com foco para a destinação dos materiais recicláveis, usando-se a metodologia de vídeos, roda de conversa e oficinas. Uma atividades realizada foi a destinação correta dos resíduos através do jogo didático que relacionava o resíduo à cor da lixeira. Em continuidade ao tema, foram confeccionados brinquedos e objetos com materiais recicláveis como garrafas pet e papelão, que foram expostos na Mostra da Sustentabilidade da Escola. A intervenção pedagógica sobre o tema buscou compreender os conceitos de Ciências e sensibilizar os alunos para a responsabilidade de cada um na preservação ambiental.