Com objetivo de explorar as potencialidades da interdisciplinaridade através da leitura, interpretação e raciocínio lógico na resolução de problemas com alunos do Ensino Médio, o projeto "Contas e Contos Combinam" é uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi desdobrado em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação, e atividade prática. No primeiro momento os alunos foram questionados: Existe relação entre matemática e português? Qual a importância que a leitura e a interpretação de textos exerce na resolução de problemas matemáticos? Além disso, foi proposto um problema de raciocínio lógico, de tal maneira que fosse perceptível a ligação entre os dois eixos de conhecimento pretendidos neste projeto. No segundo momento, foi apresentado aos alunos a resolução e discussão do problema proposto no primeiro encontro, bem como curiosidades e características sobre a obra "O Homem que Calculava", o autor e a cultura árabe presente no livro. No terceiro momento, com o objetivo de situar os alunos no contexto da história, realizou-se um breve resumo através da leitura dos primeiros capítulos do livro e foi proposto um "Café com Malba Tahan", atividade inspirada no "Café com Poesia", que envolve leitura e café compartilhado. Por fim, no quarto momento, foi proposto um texto dissertativo como atividade final do projeto, que atendesse a critérios como resumo do livro e autor, explicação do capítulo, entendimento do problema e sua solução, outras possíveis soluções para o problema, considerações finais e feedback a respeito do projeto interdisciplinar. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade na sala de aula, visando ultrapassar o tradicionalismo no ensino das disciplinas e explorar a integração de conhecimentos. Ressaltamos ainda, a importância da integração de diferentes eixos do conhecimento e recursos pedagógicos com os quais os alunos não estão acostumados, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, de modo a capturar a atenção dos alunos e fazê-los presentes, ativos e envolvidos nesse processo, obtendo uma relação de mediação entre professor e aluno.