O presente texto é um Relato de Experiência dos primeiros contatos e passos com as práticas docentes longe da Universidade durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia I, na Escola Estadual Professor Manoel Franco Freire em Aracaju-Se, evidenciando a importância desse momento na vida do graduando no futuro campo de atuação profissional, através principalmente dos estágios supervisionados ou dos programas de inserção do licenciando no ambiente escolar, visando a melhoria contínua do discente com o desenvolvimento da teoria e a prática. A metodologia empregada foi planejada e desenvolvida a partir das interações do discente com a professora regente e a professora supervisora do Estágio I, dentro da carga horária prevista da disciplina na Escola e na Universidade, com o tema Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis, interligando Geografia e Ciências. As atividades realizadas na sala de aula com o 5º ano foram lúdicas, construídas previamente utilizando-se de materiais simples como cartões e quebra-cabeças, de forma manual e aplicadas na turma em pequenos grupos de estudantes durante a aula de geografia, obtendo um resultado bastante positivo, construindo conceitos, conhecimentos e tornando a aprendizagem significativa e científica, partindo de exemplos baseados no dia a dia dos estudantes, na sua vivência social com a valorização do conhecimento prévio individual. Diante da experiência vivenciada, constatou-se que é necessário socializar o conhecimento adquirido, propondo caminhos metodológicos de envolvimento dos alunos com seu próprio processo de aprendizagem, aperfeiçoando os saberes adquiridos na graduação.