AS PRIMEIRAS PRÁTICAS DO DISCENTE DE GEOGRAFIA COMO DOCENTE: AS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO I EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SERGIPE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102700 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 2587 "titulo" => "AS PRIMEIRAS PRÁTICAS DO DISCENTE DE GEOGRAFIA COMO DOCENTE: AS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO I EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SERGIPE" "resumo" => "O presente texto é um Relato de Experiência dos primeiros contatos e passos com as práticas docentes longe da Universidade durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia I, na Escola Estadual Professor Manoel Franco Freire em Aracaju-Se, evidenciando a importância desse momento na vida do graduando no futuro campo de atuação profissional, através principalmente dos estágios supervisionados ou dos programas de inserção do licenciando no ambiente escolar, visando a melhoria contínua do discente com o desenvolvimento da teoria e a prática. A metodologia empregada foi planejada e desenvolvida a partir das interações do discente com a professora regente e a professora supervisora do Estágio I, dentro da carga horária prevista da disciplina na Escola e na Universidade, com o tema Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis, interligando Geografia e Ciências. As atividades realizadas na sala de aula com o 5º ano foram lúdicas, construídas previamente utilizando-se de materiais simples como cartões e quebra-cabeças, de forma manual e aplicadas na turma em pequenos grupos de estudantes durante a aula de geografia, obtendo um resultado bastante positivo, construindo conceitos, conhecimentos e tornando a aprendizagem significativa e científica, partindo de exemplos baseados no dia a dia dos estudantes, na sua vivência social com a valorização do conhecimento prévio individual. Diante da experiência vivenciada, constatou-se que é necessário socializar o conhecimento adquirido, propondo caminhos metodológicos de envolvimento dos alunos com seu próprio processo de aprendizagem, aperfeiçoando os saberes adquiridos na graduação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2587_TB59_15112023104354.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RAMOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasramossilva9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102700 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 2587 "titulo" => "AS PRIMEIRAS PRÁTICAS DO DISCENTE DE GEOGRAFIA COMO DOCENTE: AS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS DO ESTÁGIO I EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SERGIPE" "resumo" => "O presente texto é um Relato de Experiência dos primeiros contatos e passos com as práticas docentes longe da Universidade durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Geografia I, na Escola Estadual Professor Manoel Franco Freire em Aracaju-Se, evidenciando a importância desse momento na vida do graduando no futuro campo de atuação profissional, através principalmente dos estágios supervisionados ou dos programas de inserção do licenciando no ambiente escolar, visando a melhoria contínua do discente com o desenvolvimento da teoria e a prática. A metodologia empregada foi planejada e desenvolvida a partir das interações do discente com a professora regente e a professora supervisora do Estágio I, dentro da carga horária prevista da disciplina na Escola e na Universidade, com o tema Fontes de Energias Renováveis e Não Renováveis, interligando Geografia e Ciências. As atividades realizadas na sala de aula com o 5º ano foram lúdicas, construídas previamente utilizando-se de materiais simples como cartões e quebra-cabeças, de forma manual e aplicadas na turma em pequenos grupos de estudantes durante a aula de geografia, obtendo um resultado bastante positivo, construindo conceitos, conhecimentos e tornando a aprendizagem significativa e científica, partindo de exemplos baseados no dia a dia dos estudantes, na sua vivência social com a valorização do conhecimento prévio individual. Diante da experiência vivenciada, constatou-se que é necessário socializar o conhecimento adquirido, propondo caminhos metodológicos de envolvimento dos alunos com seu próprio processo de aprendizagem, aperfeiçoando os saberes adquiridos na graduação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2587_TB59_15112023104354.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS RAMOS SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucasramossilva9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }