Este artigo associa resultados da pesquisa de tese de Almeida (2021) enquanto uma proposta teórico-metodológica para investigação do conhecimento do contexto e desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) para as intervenções no Programa de Residência Pedagógica (PRP), subprojeto Geografia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Seu objetivo é compreender a importância da construção do conhecimento de contexto para a mobilização do PCK para o entendimento do espaço escolar e ações de Geografia no PRP/ UFRR. Essa abordagem qualitativa, sustentada no estudo de Lee S. Shulman e seus colaborados, busca que os alunos residentes mobilizem um processo investigativo do espaço escolar. Essa análise articula as formas e funções da instituição, além dos contextos socioculturais e ambientais da comunidade onde localiza, o que implica no processo de ensino de Geografia. As considerações desse trabalho apresentam a importância da construção de instrumentos que direcionem a observação, descrição e análise da realidade escolar na formação inicial e intervenções dos alunos residentes na Educação Básica.