O presente artigo tem por objetivo compreender como o tema das dificuldades de aprendizagem é abordado nos documentos que definem diretrizes nacionais para a formação de professores, tanto as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Pedagogia, como as Diretrizes para a formação inicial e continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, na qual se buscou analisar as Resoluções das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006) e a Resolução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos professores (CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019). Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2002) e o software de análise de dados qualitativos NVivo (versão 1.7). Os dados mostram que o tema das dificuldades de aprendizagem aparece de forma superficial e genérica nas diretrizes, sendo mais presente na Resolução de 2019.