O presente trabalho visa expor um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de língua espanhola. Nossa vivência consiste em oficinas que trabalham a oralidade no processo de criação de uma radionovela, falada em espanhol, com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt (Fortaleza – CE). O projeto surgiu da necessidade da supervisora do PIBID, Ana Lídia Cordeiro Fernandes, de encontrar uma forma criativa de abordar aspectos linguísticos e culturais do idioma simultaneamente, mantendo o interesse dos alunos. Logo, fundamentamos nossa prática em princípios da Educomunicação, uma metodologia pedagógica baseada em obras de Freire (1977) e Kaplún (1998), que incorpora à sala de aula o pensamento crítico e protagonismo estudantil no uso dos meios de comunicação. Especificamente, objetivamos proporcionar a aprendizagem sobre elementos lexicais e prosódicos do espanhol enquanto se trabalham técnicas e linguagem do rádio. Espera-se, assim, que os alunos possam desenvolver qualitativamente seus saberes linguísticos, culturais e midiáticos durante as atividades que abrangem sala de aula, estúdio de rádio e laboratório de informática da EEEP. Além disso, como a radionovela será disponibilizada em plataformas de streaming, esperamos que ela alcance ouvintes dentro e fora da comunidade escolar, a fim de que estes possam reconhecer a escola não apenas como um espaço de transmissão, mas também de construção democrática do conhecimento.