Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TRABALHANDO A ORALIDADE DO ESPANHOL EM RADIONOVELA DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE ROOSEVELT (FORTALEZA – CE)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103933 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1487 "inscrito_id" => 7460 "titulo" => "TRABALHANDO A ORALIDADE DO ESPANHOL EM RADIONOVELA DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE ROOSEVELT (FORTALEZA – CE)" "resumo" => "O presente trabalho visa expor um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de língua espanhola. Nossa vivência consiste em oficinas que trabalham a oralidade no processo de criação de uma radionovela, falada em espanhol, com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt (Fortaleza – CE). O projeto surgiu da necessidade da supervisora do PIBID, Ana Lídia Cordeiro Fernandes, de encontrar uma forma criativa de abordar aspectos linguísticos e culturais do idioma simultaneamente, mantendo o interesse dos alunos. Logo, fundamentamos nossa prática em princípios da Educomunicação, uma metodologia pedagógica baseada em obras de Freire (1977) e Kaplún (1998), que incorpora à sala de aula o pensamento crítico e protagonismo estudantil no uso dos meios de comunicação. Especificamente, objetivamos proporcionar a aprendizagem sobre elementos lexicais e prosódicos do espanhol enquanto se trabalham técnicas e linguagem do rádio. Espera-se, assim, que os alunos possam desenvolver qualitativamente seus saberes linguísticos, culturais e midiáticos durante as atividades que abrangem sala de aula, estúdio de rádio e laboratório de informática da EEEP. Além disso, como a radionovela será disponibilizada em plataformas de streaming, esperamos que ela alcance ouvintes dentro e fora da comunidade escolar, a fim de que estes possam reconhecer a escola não apenas como um espaço de transmissão, mas também de construção democrática do conhecimento.O presente trabalho visa expor um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universid" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7460_TB1487_17092023202711.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRIO HELDER OLIVEIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "MÁRIO" "autor_email" => "mario.helder10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103933 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1487 "inscrito_id" => 7460 "titulo" => "TRABALHANDO A ORALIDADE DO ESPANHOL EM RADIONOVELA DE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE ROOSEVELT (FORTALEZA – CE)" "resumo" => "O presente trabalho visa expor um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de língua espanhola. Nossa vivência consiste em oficinas que trabalham a oralidade no processo de criação de uma radionovela, falada em espanhol, com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt (Fortaleza – CE). O projeto surgiu da necessidade da supervisora do PIBID, Ana Lídia Cordeiro Fernandes, de encontrar uma forma criativa de abordar aspectos linguísticos e culturais do idioma simultaneamente, mantendo o interesse dos alunos. Logo, fundamentamos nossa prática em princípios da Educomunicação, uma metodologia pedagógica baseada em obras de Freire (1977) e Kaplún (1998), que incorpora à sala de aula o pensamento crítico e protagonismo estudantil no uso dos meios de comunicação. Especificamente, objetivamos proporcionar a aprendizagem sobre elementos lexicais e prosódicos do espanhol enquanto se trabalham técnicas e linguagem do rádio. Espera-se, assim, que os alunos possam desenvolver qualitativamente seus saberes linguísticos, culturais e midiáticos durante as atividades que abrangem sala de aula, estúdio de rádio e laboratório de informática da EEEP. Além disso, como a radionovela será disponibilizada em plataformas de streaming, esperamos que ela alcance ouvintes dentro e fora da comunidade escolar, a fim de que estes possam reconhecer a escola não apenas como um espaço de transmissão, mas também de construção democrática do conhecimento.O presente trabalho visa expor um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universid" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7460_TB1487_17092023202711.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRIO HELDER OLIVEIRA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "MÁRIO" "autor_email" => "mario.helder10@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho visa expor um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de língua espanhola. Nossa vivência consiste em oficinas que trabalham a oralidade no processo de criação de uma radionovela, falada em espanhol, com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Presidente Roosevelt (Fortaleza – CE). O projeto surgiu da necessidade da supervisora do PIBID, Ana Lídia Cordeiro Fernandes, de encontrar uma forma criativa de abordar aspectos linguísticos e culturais do idioma simultaneamente, mantendo o interesse dos alunos. Logo, fundamentamos nossa prática em princípios da Educomunicação, uma metodologia pedagógica baseada em obras de Freire (1977) e Kaplún (1998), que incorpora à sala de aula o pensamento crítico e protagonismo estudantil no uso dos meios de comunicação. Especificamente, objetivamos proporcionar a aprendizagem sobre elementos lexicais e prosódicos do espanhol enquanto se trabalham técnicas e linguagem do rádio. Espera-se, assim, que os alunos possam desenvolver qualitativamente seus saberes linguísticos, culturais e midiáticos durante as atividades que abrangem sala de aula, estúdio de rádio e laboratório de informática da EEEP. Além disso, como a radionovela será disponibilizada em plataformas de streaming, esperamos que ela alcance ouvintes dentro e fora da comunidade escolar, a fim de que estes possam reconhecer a escola não apenas como um espaço de transmissão, mas também de construção democrática do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.