Esta pesquisa discute sobre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico aplicados na resolução dos exercícios-atividades das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) entre os anos de 2013-2020. Nossa pesquisa buscou analisar em que medida as atividades/questões das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA (2013-2020), estimulam o pensamento e o raciocínio geográfico, bem como compreender os conceitos espaciais, as representações e os processos de raciocínios geográficos presentes nos exercícios-atividades das provas e avaliar a incidência de conceitos, representações espaciais e os processos do raciocínio nas questões. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e de uma pesquisa documental. Nossa discussão está fundamentada nos estudos de Vigotski (2000; 2008), Cavalcante (2012), Castellar e Vilhena (2014), Gersmehl (2014), Duarte (2017), Juliasz (2017), Castellar e De Paula (2020), Ruy Moreira (2020), dentre outros. Na pesquisa documental analisamos as provas da OBA entre os anos de 2013 a 2020. Para tanto, aplicamos a taxonomia de Berdnars e Jo (2009), adaptada e aplicada por Duarte (2016). Ao término da pesquisa compreendermos os conceitos e os processos de raciocínio que fomentar o pensamento espacial e geográfico.