Artigo Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-0129

ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS POR MEIO DO ESTUDO DOS PLÁSTICOS

Palavra-chaves: , , , , Artigo Científico Painel: Relatos de Pesquisa
"2024-01-10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102442
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 64
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS POR MEIO DO ESTUDO DOS PLÁSTICOS"
    "resumo" => "Os desafios no processo de aprendizagem constituem um tema importante, primordialmente para os professores das ciências. No contexto do ensino de Química, estes desafios se mostram evidentes nas práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas, que estimulam uma aprendizagem mecanicista que leva à desmotivação nos estudantes. Por outro lado, a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) propõe, por exemplo, a investigação como uma abordagem de ensino que possibilite o questionamento, estimule a pesquisa e a busca pela resolução dos problemas propostos. Nesta direção, este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino da classificação de cadeias carbônicas por meio do estudo dos plásticos, possibilitando a inserção de temáticas referentes ao meio ambiente no contexto da Química. Deste modo, pretende-se promover o desenvolvimento de competências, habilidades e senso crítico, através de diversas estratégias de ensino e avaliação, de forma a proporcionar uma Aprendizagem Significativa Crítica."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID64_TB13_06102023154505.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "brunadeoliveira_@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102442
    "edicao_id" => 320
    "trabalho_id" => 13
    "inscrito_id" => 64
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA CLASSIFICAÇÃO DE CADEIAS CARBÔNICAS POR MEIO DO ESTUDO DOS PLÁSTICOS"
    "resumo" => "Os desafios no processo de aprendizagem constituem um tema importante, primordialmente para os professores das ciências. No contexto do ensino de Química, estes desafios se mostram evidentes nas práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas, que estimulam uma aprendizagem mecanicista que leva à desmotivação nos estudantes. Por outro lado, a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) propõe, por exemplo, a investigação como uma abordagem de ensino que possibilite o questionamento, estimule a pesquisa e a busca pela resolução dos problemas propostos. Nesta direção, este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino da classificação de cadeias carbônicas por meio do estudo dos plásticos, possibilitando a inserção de temáticas referentes ao meio ambiente no contexto da Química. Deste modo, pretende-se promover o desenvolvimento de competências, habilidades e senso crítico, através de diversas estratégias de ensino e avaliação, de forma a proporcionar uma Aprendizagem Significativa Crítica."
    "modalidade" => "Artigo Científico"
    "area_tematica" => "Painel: Relatos de Pesquisa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV194_MD1_ID64_TB13_06102023154505.pdf"
    "created_at" => "2023-12-20 14:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "brunadeoliveira_@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-8-enas"
    "edicao_nome" => "Anais do 8° Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enas/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "659da0d4523bf_09012024163900.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-10"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-19 11:47:09"
    "publicacao_id" => 105
    "publicacao_nome" => "Revista ENAS"
    "publicacao_codigo" => "2237-0129"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de janeiro de 2024

Resumo

Os desafios no processo de aprendizagem constituem um tema importante, primordialmente para os professores das ciências. No contexto do ensino de Química, estes desafios se mostram evidentes nas práticas pedagógicas tradicionais e descontextualizadas, que estimulam uma aprendizagem mecanicista que leva à desmotivação nos estudantes. Por outro lado, a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) propõe, por exemplo, a investigação como uma abordagem de ensino que possibilite o questionamento, estimule a pesquisa e a busca pela resolução dos problemas propostos. Nesta direção, este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino da classificação de cadeias carbônicas por meio do estudo dos plásticos, possibilitando a inserção de temáticas referentes ao meio ambiente no contexto da Química. Deste modo, pretende-se promover o desenvolvimento de competências, habilidades e senso crítico, através de diversas estratégias de ensino e avaliação, de forma a proporcionar uma Aprendizagem Significativa Crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.