Objetivo: Descrever as intervenções de um acadêmico em Educação Física, no Programa Academia da Cidade, do Sistema Único de Saúde – SUS, em Recife – PE. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre um estágio não obrigatório, vinculado a Universidade de Pernambuco – UPE e a Prefeitura do Recife. O período de estágio foi organizado em quatro etapas: 1) Seleção, acolhimento e inicio do estágio; 2) Período de observação - intervenções já existentes no polo – implantação das intervenções do estagiário; 3) Intervenções: avaliações físicas - protocolo para hipertensos - eventos (corrida do cavouco, acorda pra malhar, projeto toda mãe é boa, passeios, aniversariantes do trimestre, etc.) – educação em saúde. Resultados: Durante o período de estágio, o estudante conseguiu entender na íntegra, como funciona as intervenções do Profissional de Educação Física no SUS e sua importância social. Desenvolveu observações e intervenções para os usuários do Polo inserido, como as sessões de aprimoramento da flexibilidade e equilíbrio, complementando o programa de exercício físico preexistente e prevenindo as quedas na população idosa da instituição. A experiência contribuiu para o acadêmico a oportunidade de trazer para a comunidade o conhecimento adquirido e produzido na universidade em ações de educação em saúde, podendo construir intervenções para aprimorar a saúde da população idosa da região. Conclusões: Constatou-se que a ligação da tríade Universidade, Profissionais e Comunidade, gera bons resultados para o serviço de saúde, trazendo no estudante a atualização produzida na Universidade e integrando sua formação com a experiência do Profissional inserido no serviço gerando aprendizado mútuo. Que corrobora numa atenção voltada para o usuário que é o principal sujeito da integração, tendo a melhora de sua saúde e dos serviços utilizados fortalecendo as instituições do SUS.