A assistência cirúrgica é componente essencial da assistência em saúde pelo mundo. Entretanto, falha de segurança nesses processos assistenciais pode causar danos consideráveis. Em 2008, a Aliança Mundial para Segurança do Paciente adotou como segundo Desafio Global para Segurança do Paciente o programa “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” que possibilita pelo uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura (cheklist) redução da ocorrência de erros pelo aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto. Entretanto, a implementação dessa ferramenta de segurança ainda enfrenta desafios. Em 2017, o “Aplicativo do Checklist de Cirurgia Segura da OMS” foi lançado como iniciativa para fortalecer a adesão do Checklist de cirurgia segura da Organização Mundial de Saúde por meio de modelos educacionais por smartphones. Com base nesse panorama, o objetivo deste estudo é relatar experiência do uso do “Aplicativo do Checklist de Cirurgia Segura da OMS” como ferramenta educativa. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa caracterizado como relato de experiência sobre uso do “Aplicativo do Checklist de Cirurgia Segura da OMS” como ferramenta educativa. Conforme o relato, o aplicativo dissemina conhecimento de forma autoexplicativa e com facilidade sobre o Checklist de cirurgia segura. Além disso, confere agilidade ao processo e facilita a compreensão dos profissionais sobre o preenchimento correto da lista de verificação. A impossibilidade gerar relatórios individuais ou de prover indicadores da assistência cirúrgica como também a indisponibilidade de se adaptar às realidades de cada serviço de saúde foram fatores negativos referidos sobre o aplicativo. Em síntese, o uso do “Aplicativo do Checklist de Cirurgia Segura da OMS” como ferramenta educativa foi relatado como satisfatório, uma vez que, instrui de forma eficaz, correta, didática, prática, rápida e concisa a aplicação da Lista de Verificação de Cirurgia Segura da OMS.