Introdução: A comunicação desempenha um papel fundamental nas interações humanas, sendo a principal forma de transmitir e compreender informações. No contexto da saúde, a comunicação é acompanhada por termos diversos e atualizados regularmente, tornando o diagnóstico, o prognóstico e as próprias orientações da equipe difíceis de serem compreendidas pelos pacientes idosos. A dificuldade de compreender o estado da saúde pode ser um indicativo de que as equipes de assistência ao paciente precisam adotar uma abordagem com atendimentos centrado no paciente, a fim de alcançar uma comunicação clara e objetiva, livre de ruídos. Métodos: Revisão integrativa da literatura que objetiva responder a seguinte questão de pesquisa: “Como a comunicação entre pacientes idosos e equipe multiprofissional interfere no tratamento de saúde?”. Foram utilizadas as bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed. Os descritores utilizados foram: pessoa idosa, comunicação e equipe de assistência ao paciente. Foram incluídos estudos dos últimos cinco anos de natureza qualitativa. Como critério de exclusão, dissertações, livros, teses, capítulos de livro, carta de conferência, jornais, protocolos ou revisões de literatura. Resultados: A busca inicial nas bases de dados resultou em um universo de 384 artigos, após a leitura crítica de títulos e resumos, 28 foram selecionados para a leitura completa do artigo, dos quais 7 artigos foram selecionados para compor a amostra final. É possível observar a importância da comunicação centrada na pessoa idosa, levando em consideração suas necessidades e singularidades dessa etapa de vida. Quando há uma comunicação direta entre a equipe multiprofissional de saúde e o paciente idoso, permitindo que ele se torne o protagonista de seu próprio tratamento, há um maior grau de sucesso no processo.