O Brasil está em um processo de envelhecimento acentuado da sua população, e compreende-se que esse público, geralmente, são os mais acometidos por morbidades e agravos à saúde, o que requer um maior cuidado, profissionais de saúde qualificados, trabalho interprofissional e o uso de tecnologias educacionais (TE). Assim, com o objetivo de auxiliar na resolutividade dos problemas em saúde e promover a educação e autocuidado, o Ministério da Saúde, dentre as estratégias utilizadas para atender a demanda da atenção à pessoa idosa, desenvolveu a TE Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, instrumento de educação e cidadania, que favorece a qualificação a atenção à pessoa idosa no SUS. A partir do contexto vivenciado na prática, surgiu a necessidade de promover um melhor manuseio e aproveitamento dessa tecnologia, voltado ao público alvo, a partir do desenvolvimento de atividades práticas educacionais em saúde. Dessa forma, este trabalho relata a experiência de uma equipe de saúde da família, juntamente a uma estagiária de enfermagem, no desenvolvimento e aplicação de uma estratégia pedagógica para literacia em saúde com o grupo de idosos do território, com o objetivo de promover a adesão a TE Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Numa atuação interprofissional, ressaltando a integração de ensino-serviço-comunidade, foram sistematizados encontros quinzenais com o grupo, tendo como foco o conhecimento por completo da caderneta. Cada temática trabalhada foi trazida por tópicos, resultando em 6 encontros, centrados na compreensão do idoso, abordados de maneira dialógica, construindo conhecimento a partir das vivências, saberes e afetos. Desse modo, as atividades educativas promoveram o fortalecimento da comunicação entre os sujeitos envolvidos, através de uma aprendizagem colaborativa, o que favorece a compreensão e uso correto da caderneta por parte dos profissionais e usuários, além de obter prevenção e identificação de problemas de saúde e promoção da autonomia e autocuidados nos idosos.