SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: ENSINO BASEADO EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
"2023-12-20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101409 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: ENSINO BASEADO EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO" "resumo" => "O Aprendizado baseado em equipes ou “team-based learning” (TBL) é uma metodologia de ensino-aprendizagem que privilegia a igualdade e valoriza as experiências e conhecimentos prévios dos aprendizes, visando um aprendizado significativo e aplicado à realidade. Destaca-se como estratégia metodológica que utiliza prioritariamente habilidades comunicativas, estimulando a autoaprendizagem e a responsabilidade entre pares. No que concerne ao ensino de competências para o cuidado à saúde da pessoa idosa, representa potente estratégia de humanização, propiciando um ambiente colaborativo, facilitando a interação e o aprendizado. O TBL é composto de três fases: Fase de Preparação, Fase de Avaliação e Compreensão e Fase de Aplicação dos Conceitos. A Fase de Preparação é a fase de estudo individual e ocorre fora da sala de aula. Durante a aula, por sua vez, ocorre a Fase de Avaliação e Compreensão com quatro etapas distintas e sequenciais: pré-teste, discussão em grupo, teste em equipes e feedback do professor. Optamos por utilizar equipes randomizadas através do programa Excel e modificadas a cada aula. Objetivou-se com isso que os alunos experimentassem diversidade de equipes, desenvolvessem a capacidade de convivência com diferentes colegas, reconhecessem suas capacidades argumentativas e respeitassem as opiniões divergentes. Desta forma, os alunos foram estimulados a garantir o estudo de todo o conteúdo previamente e participar ativamente das discussões. Ao fim da aula, os alunos realizavam avaliação interpares de desempenho. A metodologia garantiu aprovação de 100% dos alunos. A frequência nas aulas foi de 87,9%. A média das notas do TBL foi de 8 pontos em 10. No que concerne à metodologia utilizada, 52% dos alunos consideraram a metodologia plenamente satisfatória, 40% a consideraram satisfatória e 8% foram indiferentes. Nenhum dos alunos considerou a metodologia insatisfatória ou plenamente insatisfatória. Consideramos a experiência com a metodologia TBL no ensino dos conteúdos referentes à Saúde da Pessoa idosa extremamente exitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 22 - Estudos interdisciplinares sobre envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV191_MD1_ID934_TB34_27092023141117.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA TRENGROUSE LAIGNIER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joanatrengrouse@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101409 "edicao_id" => 319 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 934 "titulo" => "SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: ENSINO BASEADO EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO" "resumo" => "O Aprendizado baseado em equipes ou “team-based learning” (TBL) é uma metodologia de ensino-aprendizagem que privilegia a igualdade e valoriza as experiências e conhecimentos prévios dos aprendizes, visando um aprendizado significativo e aplicado à realidade. Destaca-se como estratégia metodológica que utiliza prioritariamente habilidades comunicativas, estimulando a autoaprendizagem e a responsabilidade entre pares. No que concerne ao ensino de competências para o cuidado à saúde da pessoa idosa, representa potente estratégia de humanização, propiciando um ambiente colaborativo, facilitando a interação e o aprendizado. O TBL é composto de três fases: Fase de Preparação, Fase de Avaliação e Compreensão e Fase de Aplicação dos Conceitos. A Fase de Preparação é a fase de estudo individual e ocorre fora da sala de aula. Durante a aula, por sua vez, ocorre a Fase de Avaliação e Compreensão com quatro etapas distintas e sequenciais: pré-teste, discussão em grupo, teste em equipes e feedback do professor. Optamos por utilizar equipes randomizadas através do programa Excel e modificadas a cada aula. Objetivou-se com isso que os alunos experimentassem diversidade de equipes, desenvolvessem a capacidade de convivência com diferentes colegas, reconhecessem suas capacidades argumentativas e respeitassem as opiniões divergentes. Desta forma, os alunos foram estimulados a garantir o estudo de todo o conteúdo previamente e participar ativamente das discussões. Ao fim da aula, os alunos realizavam avaliação interpares de desempenho. A metodologia garantiu aprovação de 100% dos alunos. A frequência nas aulas foi de 87,9%. A média das notas do TBL foi de 8 pontos em 10. No que concerne à metodologia utilizada, 52% dos alunos consideraram a metodologia plenamente satisfatória, 40% a consideraram satisfatória e 8% foram indiferentes. Nenhum dos alunos considerou a metodologia insatisfatória ou plenamente insatisfatória. Consideramos a experiência com a metodologia TBL no ensino dos conteúdos referentes à Saúde da Pessoa idosa extremamente exitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 22 - Estudos interdisciplinares sobre envelhecimento" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV191_MD1_ID934_TB34_27092023141117.pdf" "created_at" => "2023-12-15 10:52:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA TRENGROUSE LAIGNIER DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joanatrengrouse@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-cieh" "edicao_nome" => "Anais do X CIEH" "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b1900ac857_14122023120224.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-20" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 17:05:57" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }