A anemia é considerada uma doença hematológica que se relaciona com a precarização nutricional, sendo assim, um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Observa-se que a anemia ferropriva se faz pertinente em escolas públicas e que a mesma, em crianças, desenvolve problemas em seus processos de aprendizagem, por exemplo, a sonolência que tem como consequência o baixo rendimento escolar. Esta revisão de literatura tem como principal objetivo, compreender a relação da doença e os principais obstáculos enfrentados no ensino-aprendizagem de crianças que foram diagnosticadas até os cinco anos de idade, através de uma revisão literária de trabalhos acadêmicos que desenvolvem a temática no idioma em português, entre os anos de 2021 até 2023. Os descritores utilizados foram: “Anemia ferropriva”, “Carência nutricional em crianças”, “Anemia”, “Desenvolvimento cognitivo em crianças”. Os resultados mostram que crianças com anemia ferropriva possuem diminuição da hemoglobina, as quais, propiciam anormalidades morfológicas nas células hematológicas. A deficiência de ferro no organismo destas crianças caracteriza o mal desenvolvimento cognitivo – capacidade de aprender e reter informações – processo de suma importância para o desenvolvimento infantil no âmbito escolar. Os estudos demonstram uma forte relação entre a anemia ferropriva e o desenvolvimento cognitivo de crianças de até 5 anos, expondo problemas na oxigenação encefálica. Neste aspecto, nota-se que alunos portadores de anemia desenvolvem atraso das funções neurológicas prejudicando-os em seu rendimento escolar.