Esta pesquisa tem como objetivo estudar saberes e fazeres tradicionais presentes na agricultura familiar Guarani, no que concerne as suas matemáticas, identificando quais destes são utilizados pelos indígenas cotidianamente, fortalecendo os conhecimentos históricos e lutas destes grupos singulares. A pesquisa será realizada na comunidade indígena Guarani Tekoha Ocoy, situada no Município de São Miguel do Iguaçu/PR, junto às famílias que estão ligadas diretamente com a rotina dos alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, instituição de ensino da comunidade, onde a pesquisadora atua como docente. Nesta esteira, em termos metodológicos, por meio da observação participante, serão realizadas ações relacionando os conhecimentos culturais ligadas a agricultura indígena, seus saberes e fazeres próprios, levando em conta a importância deste estudo para práticas culturais contextualizadas, destacando que as matemáticas não estão apenas dentro da escola, mas em todos os espaços sociais. Para isto, será utilizado o viés do Programa Etnomatemática, à luz de autores que defendem o estreitamento dos saberes escolares com a prática cotidiana dos diferentes grupos étnicos. Assim, o compromisso da pesquisa é Identificar quais os saberes e fazeres etnomatemáticos tradicionais empregados pelos indígenas Guarani na agricultura familiar e quais destes fazem relação, se é que fazem, com a matemática escolar, destacando paralelos destes com a cosmovisão, a cultura e a religiosidade desta comunidade indígena.