O processo de criação artística na escola demanda do professor um planejamento meticuloso, considerando sua experiência prévia, bem como o período durante e após a interação com os alunos. O enfoque deste estudo é lançar um olhar crítico sobre o ensino de arte visual nas escolas públicas, partindo de uma experiência específica de apropriação artística. Essa experiência foi direcionada a uma turma do 8º ano, composta por 30 alunos de uma escola pública, enquadrando-se como estudo qualitativo de pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu durante a participação dos alunos nas atividades propostas e sua interação em sala de aula. Esta abordagem dinâmica amplifica a natureza reflexiva do ensino, onde cada ação gera reflexões que moldam ações subsequentes. Através de coleta de dados em tempo real e observação direta, obtêm-se percepções autênticas e abrangentes da interação dos alunos com o conteúdo artístico, permitindo uma análise profunda das sutilezas do processo de aprendizagem. O registro cuidadoso das interações e reações dos alunos serve como base para futuras ações educacionais, contribuindo para a melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem em artes.