A formação do profissional docente sempre foi uma pauta de grande relevância para atualidade, principalmente no que tange o sistema educacional e a sua atuação na educação básica. O objetivo deste estudo é analisar o quadro curricular do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Rio Grande do Norte (IFRN) na cidade de João Câmara. Averiguando o documento do projeto pedagógico do curso superior em Física (PPC) por meio de identificar a estrutura curricular do curso como um todo e como o futuro educador da área da ciência da Natureza e Matemática poderá atuar na educação básica e quais desafios precisam ser contornados para auxiliar em sua atuação. Será averiguado se o documento do PPC apresenta conformidades e quais melhorias podem ser realizadas para superação dos possíveis desafios. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado uma pesquisa documental por meio do PPC do curso, observando sua matriz curricular e suas propostas. Ao final da análise do documento foi descoberto que apesar do PPC ter uma boa estrutura e organização tanto para o graduando quanto para o docente ainda é necessário superar alguns desafios para alcançar os objetivos propostos no projeto pedagógico.