A partir da interação entre pesquisadores e sujeitos das situações investigadas no ensino de teatro nas aulas de Artes em turmas do Ensino Fundamental anos finais em uma escola da rede municipal de ensino de Castanhal, serão abordados e analisados de forma qualitativa os fenômenos pedagógicos emergentes no processo de trabalho do grupo, cujos procedimentos didáticos estão ancorados no sistema de jogos teatrais, sob as lentes teóricas de Reverbel, Courtney e Spolin. A proposta de ensino do Teatro sistematizada por esses autores, estimulam a leitura, a escrita e a criação, bem como, o desenvolvimento das capacidades comunicativas do aluno e a interação grupal, promovendo a possibilidade de uma articulação com a teoria da aprendizagem de Vygotsky, que defende que o aprendizado se dá pela interação social, e que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca. A modalidade escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, foi a pesquisa-ação, sob a ótica de Thiolllent (2011). A partir desse estudo um grupo de alunos desenvolveu a escrita de textos para encenação, outro grupo o estudo, a seleção, a organização e/ou confecção dos recursos que serão necessárias para a composição do espetáculo, e o terceiro grupo está se preparando para a encenação. A vivencia contribuiu para a interação social, para o desenvolvimento de habilidades e capacidades criativas, comunicativas, de leitura e escrita.