Monitoria é uma atividade pedagógica estritamente relacionada às necessidades de formação acadêmica dos alunos de graduação e, como tal, deve estar inserida no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão de todas as universidades. Este trabalho avalia as questões do processo de aprendizagem, e tem como objetivo identificar a contribuição do exercício da monitoria para o aprendizado dos alunos dos cursos de graduação do Centro de Ciências e Tecnologia e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Como recurso metodológico, aplicou-se um questionário aos discentes regularmente matriculados e aos docentes integrados ao quadro de funcionários da instituição. Esse estudo permitiu verificar quais os benefícios que a monitoria traz não só para os alunos como também para os próprios alunos-monitores e professores. Por meio desse estudo foi possível verificar quais fatores são apontados pelos estudantes e professores como dificuldades ao êxito do programa e quais os pontos satisfatórios no sistema de monitoria desenvolvido pela Instituição. Observou-se que, embora o sistema de monitoria seja amplo e abrangente quanto à oferta de monitores em muitas disciplinas, a grande maioria dos alunos não usufrui dos benefícios da monitoria. Os resultados explicitam alguns motivos para esse desencontro entre alunos e o serviço de monitoria, concluindo com a apresentação de algumas sugestões para o aprimoramento do sistema.