O presente trabalho discute sobre os direitos humanos para com as pessoas privadas de liberdade no sistema prisional. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido no Campus Avançado do Serrotão na cidade de Campina Grande-PB. Tem como objetivo refletir sobre o processo de ressocialização por meio da educação, na qual, a leitura torna-se um instrumento que possibilitará aos apenados se humanizarem e desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa, os aspectos favorece o crescimento intelectual e afetivo permitindo assim a inclusão social. Trata-se de um trabalho que está sendo desenvolvido na biblioteca do Serrotão, cuja metodologia aplicada por meio de oficinas de leituras, produção de textos, realização de palestras destacando a importância da leitura quando associada à forma de ver o mundo para a construção de novas aprendizagens. O presente estudo se trata de um levantamento bibliográfico que contemplou teorias do campo da história tomando como base teórica estudo de Freire (1997), Carvalho (2006), Fregonezi (1999), Rojo (2002), Souza (2010), Kleiman (2004). A finalidade é desenvolver as atividades educativas a exemplo da leitura tida como uma proposta inclusiva, isto é que amplia a leitura de mundo. Com o nosso trabalho vamos nos apropriar do capital cultural dos educandos e fortalecer este capital fundamentada na epistemologia para enriquecer a prática da leitura. Desta forma, estabelecer o diálogo e a troca de saberes entre os educandos e academia, torna-se significativo na medida em que se busca contribuir para o enriquecimento em relação ao outro, a si mesmo e a realidade que o rodeia. Acreditamos que através da leitura a questão dos direitos humanos torna-se a principal estratégia a ser utilizada no processo de ressocialização, possibilitando assim a sua inserção em outras esferas culturais e sociais justificando assim a própria dignidade do homem privado de liberdade.