Artigo E-book VIII ENALIC

E-books

ISBN: 978-65-86901-58-0

O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PROGRAMAS FORMATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO., , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. 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          N&oacute;s passarinhos, eles passar&atilde;o: esperan&ccedil;ar, agir e resistir na forma&ccedil;&atilde;o de professores.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A pandemia se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n
          <br />\r\n
          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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          &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condi&ccedil;&otilde;es de realiza&ccedil;&atilde;o em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos &eacute; inadi&aacute;vel. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, ter&atilde;o em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos for&ccedil;a, reflex&atilde;o e energia para a luta!<br />\r\n
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                  A pandemia da COVID-19 se imp&ocirc;s ao mundo. Desde o in&iacute;cio de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doen&ccedil;a, mortes e p&acirc;nico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse per&iacute;odo!<br />\r\n
                  Para a educa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condi&ccedil;&otilde;es materiais e emocionais para enfrentar a nova situa&ccedil;&atilde;o. O preju&iacute;zo pedag&oacute;gico &eacute; imenso com retrocessos inevit&aacute;veis frente &agrave;s omissas pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e o genoc&iacute;dio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade come&ccedil;ou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educa&ccedil;&atilde;o, mesmo sob as mais adversas condi&ccedil;&otilde;es, nunca ficou parada.<br />\r\n
                  &Eacute; nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Semin&aacute;rio Nacional do PIBID e o II Semin&aacute;rio Nacional da Resid&ecirc;ncia Pedag&oacute;gica que s&atilde;o realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, ap&oacute;s adiarmos sua realiza&ccedil;&atilde;o inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o di&aacute;logo entre professores da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e formadores, estudantes, pesquisadores, p&oacute;s-graduandos e demais profissionais da educa&ccedil;&atilde;o &eacute; urgente para discutir estrat&eacute;gias de luta, socializar conhecimentos e viv&ecirc;ncias, que municie o enfrentamento das pol&iacute;ticas neoliberais que se impuseram com maior for&ccedil;a na educa&ccedil;&atilde;o. N&atilde;o s&atilde;o poucas as quest&otilde;es debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, a Reforma do Ensino M&eacute;dio e seus &ldquo;novos&rdquo; itiner&aacute;rios, o corte no financiamento da educa&ccedil;&atilde;o com a EC n&ordm; 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n
                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Ad&eacute;lia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n
                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
                  Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Lu&iacute;s de Oliveira (Universidade Estadual de Maring&aacute;-UEM)<br />\r\n
                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
                  Cl&aacute;udia In&ecirc;s Horn (UNIVATES)<br />\r\n
                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
                  Elsio Jos&eacute; Cor&aacute; (UFFS)<br />\r\n
                  Fabiane Oleg&aacute;rio (UNIVATES)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
                  Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n
                  Welessandra Aparecida Benfica (UEMG)
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                  A partir de debate com embasamento te&oacute;rico e de investiga&ccedil;&otilde;es recentes e relevantes, promovendo reflex&atilde;o atual e contextualizada de quest&otilde;es implicadas &agrave; forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada de professores da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica, que esses eventos mais uma vez contribu&iacute;ram com a luta geral em defesa da educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, laica, gratuita, democr&aacute;tica e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educa&ccedil;&atilde;o Brasileira, um pilar de resist&ecirc;ncia e inspira&ccedil;&atilde;o. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem d&uacute;vidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organiza&ccedil;&atilde;o de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educa&ccedil;&atilde;o p&uacute;blica, democr&aacute;tica, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n
                  Boa leitura!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Maio de 2022.<br />\r\n
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                  Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo De Lima
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                  Alana Cec&iacute;lia de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n
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                  Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n
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                  Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n
                  Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquar&iacute; - Univates)<br />\r\n
                  Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n
                  Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n
                  Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  Eliane Matesco Cristov&atilde;o (UNIFEI)<br />\r\n
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                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n
                  Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n
                  Gicele Maria Cervi (PUC - S&Atilde;O PAULO)<br />\r\n
                  Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n
                  Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maring&aacute; - UEM)<br />\r\n
                  Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n
                  Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n
                  Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n
                  Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n
                  Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n
                  Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n
                  Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n
                  Luc&eacute;lio Ferreira Simi&atilde;o (UEMS)<br />\r\n
                  Luciana Facchini (Instituto Superior de Educa&ccedil;&atilde;o Ivoti)<br />\r\n
                  Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paran&aacute;)<br />\r\n
                  M&aacute;rcia Elisa Tet&eacute; Ramos (UEM)<br />\r\n
                  Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n
                  Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n
                  Maria M&aacute;rcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n
                  Mariana Feiteiro Cavalari &nbsp;(UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n
                  M&aacute;rio C&eacute;zar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  NO&Ecirc;MIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n
                  Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n
                  Sandra Regina D&rsquo; Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n
                  S&eacute;rgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n
                  Sergio Vale da Paix&atilde;o (IFPR)<br />\r\n
                  T&acirc;nia Maria de Sousa Fran&ccedil;a (Universidade Estadual do Cear&aacute; - UECE)<br />\r\n
                  Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n
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Publicado em 05 de abril de 2022

Resumo

A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. 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OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS.

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