APONTAMENTOS PARA UMA PERSPECTIVA FREIREANA A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NO PIBID
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85156 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 836 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => "APONTAMENTOS PARA UMA PERSPECTIVA FREIREANA A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NO PIBID" "resumo" => """ INTRODUÇÃO\r\n COM A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE POLÍTICO ENGENDRADO A PARTIR DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE 2014, O BRASIL VIVE UM CONTEXTO EM QUE SE ALARGOU O DISCURSO CONSERVADOR E NEGACIONISTA DESDE 2016. UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DUVIDOSAS E NOTÍCIAS FALSAS VEM CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS DESDE ENTÃO, QUE NÃO COLABORAM PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA POPULAÇÃO (SANCHES NETO; VEN NCIO, 2020). ESSAS ASSIM DENOMINADAS FAKE NEWS FORAM O INVESTIMENTO PREDOMINANTE POR DEFENSORES/AS DE UM CAMPO AUTORITÁRIO E ALTERARAM O RUMO POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL E DE CORDIALIDADE HUMANA. SOBRETUDO, IMPULSIONARAM A ELEIÇÃO DE UM POLÍTICO QUE EXPLICITAMENTE USOU AS REDES SOCIAIS COM PALAVRAS QUE DESPEJARAM ÓDIO, MISOGINIA, PRECONCEITO ETC. ESSE DISCURSO DE ÓDIO SE ESTENDEU A PAULO FREIRE, COLOCANDO EM DÚVIDA SUA IMENSA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL.\r\n CHARLOT (2021B), AO SITUAR O PORQUÊ DE PAULO FREIRE SER O FOCO DE ATAQUES CONSTANTES, AFIRMA QUE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA, BASEADA NA LIBERDADE, ESPERANÇA E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO, COMO DEFENDIA A MAIS RECONHECIDA REFERÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA, É REJEITADA POR QUEM PROMOVE O NEGACIONISMO, O USO DE MEDICAMENTOS SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA, AMEAÇA MULHERES E HOMOSSEXUAIS E DESUMANIZA AS POPULAÇÕES INDÍGENA E NEGRA. COVARDEMENTE, AS REDES SOCIAIS CONTINUAM SENDO O ESPAÇO PREDOMINANTE PARA AS DESQUALIFICAÇÕES FALACIOSAS SOBRE PAULO FREIRE. CRITICAMENTE, COMO PROFESSORES/AS PROGRESSISTAS, O NOSSO TRABALHO DOCENTE NÃO PODE SE CURVAR A ESSAS FALÁCIAS. A DIALOGICIDADE – COMO CONDUTA DE ABERTURA AO DIÁLOGO SINCERO E BASEADA EM (AUTO)CRÍTICA – REQUER IDENTIFICAR CONTRADIÇÕES E REFUTAR OS SIMPLISMOS INTELECTUAIS. \r\n OBJETIVO\r\n O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É EXPLICITAR COMO QUATRO PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS REELABORAM SEUS PRÓPRIOS SABERES DOCENTES AO COMPARTILHAREM A ANÁLISE DAS PRÁTICAS QUE TÊM SIDO REALIZADAS EM TRÊS ESCOLAS-CAMPO – VINCULADAS AOS SUBPROJETOS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) EM FORTALEZA. A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA TEM O POTENCIAL DE REVELAR PREMISSAS QUE OS/AS PROFESSORES/AS TÊM SOBRE VALORES, EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES E CONTEXTOS DE TRABALHO DOCENTE. CONTUDO, AO CONFRONTAR ESSAS PREMISSAS, CONTRADIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODEM SER EVIDENCIADAS. \r\n PERCURSO METODOLÓGICO\r\n METODOLOGICAMENTE, A PARTIR DE PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS DE AUTOCONFRONTAÇÃO, COTEJAMOS AS NARRATIVAS DE DOIS PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E DOIS/AS SUPERVISORES/AS DO PIBID NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. \r\n RESULTADOS E DISCUSSÃO\r\n OS RESULTADOS INDICAM O PREDOMÍNIO DE SABERES EXPERIENCIAIS DOS/AS PROFESSORES/AS E ASPECTOS DIALÓGICOS CONVERGENTES, QUE REMETEM À PERSPECTIVA FREIREANA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. IDENTIFICAMOS QUE AO EXPLICITAR A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DOS/AS PROFESSORES/AS, O PROCESSO DE FORMAÇÃO É COMPARTILHADO E FOMENTA NOVAS REFLEXÕES. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FERREIRA ET AL. (2021) ANCORAM-SE EM FREIRE (1996) E EXPLICAM QUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR/A E ALUNOS/AS SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM BASE NOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. PARA FREIRE (1987, P. 97), O DIÁLOGO DO/A PROFESSOR/A COM SEUS/AS ALUNOS/AS SOBRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NA ESCOLARIZAÇÃO É UMA “DEVOLUÇÃO ORGANIZADA, SISTEMATIZADA E ACRESCENTADA AO POVO” DAQUELES ELEMENTOS QUE FORAM EXPLICITADOS DESORGANIZADAMENTE. PARA FERREIRA ET AL. (2021) HÁ UMA VINCULAÇÃO DESSE PRESSUPOSTO METODOLÓGICO FREIREANO À PERSPECTIVA TEÓRICA DA RELAÇÃO COM O SABER DEFENDIDA POR CHARLOT (2021B) PORQUE, AO APRENDER COM ESSA DEVOLUTIVA, HÁ EXPECTATIVA DE QUE CADA ALUNO/A ESTABELEÇA RELAÇÕES COM OS SABERES QUE TÊM DIMENSÕES IDENTITÁRIAS, SOCIAIS E EPISTÊMICAS.\r\n A RELEITURA DOS RELATOS PELOS/AS PROFESSORES/AS APONTOU NOVAS FACETAS SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO PERMANENTE. AO LER OS RELATOS DOS/AS COLEGAS PRECEPTORES DA RP E SUPERVISORES/AS DO PIBID, POR EXEMPLO, FOI POSSÍVEL PARA OS/AS PRÓPRIOS/AS PROFESSORES/AS PERCEBER QUE HÁ COESÃO, HÁ UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE SEGUE AFINADA E PRÓXIMA. OS/AS QUATRO DOCENTES PREOCUPAM-SE COM A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS/AS ALUNOS/AS E PROCURAM DESENVOLVER E APRIMORAR SUAS IDEIAS E PERCEPÇÕES ATRAVÉS DA REFLEXÃO, DA CRÍTICA CONSTRUTIVA E DO DIÁLOGO. HÁ UMA PREMISSA CONSISTENTE, BASEADA NA CRENÇA DE QUE O CONHECIMENTO É UMA FERRAMENTA CRUCIAL PARA A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. ATRAVÉS DA AUTORREFLEXÃO E DA AUTOCRÍTICA, OS/AS PROFESSORES/AS PROCURAM AMPLIAR E APRIMORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA TENTATIVA DE AFETAR POSITIVAMENTE E ADEQUADAMENTE OS/AS ALUNOS/AS E APROXIMANDO CADA VEZ MAIS O DISCURSO À PRÁTICA EDUCATIVA DE CADA UM/A. DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS/AS ALUNOS/AS POR MEIO DE DISCUSSÕES E DE DIÁLOGOS, A FIM DE GERAR SABERES NOVOS, IMPLICA NA NECESSIDADE DE NOS APROXIMARMOS DA SUA REALIDADE E PERCEBÊ-LOS/AS COMO APRENDIZES VIVOS/AS.\r\n CONCLUSÃO\r\n CONSIDERAMOS QUE O PROCESSO FORMATIVO SE TORNA PERMANENTE, SENDO INCORPORADO À PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS, EMBORA OS SEUS VÍNCULOS COM OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SEJAM TRANSITÓRIOS E TEMPORÁRIOS. CONCLUÍMOS QUE ESSE É UM AVANÇO QUALITATIVO DECORRENTE DA COLABORAÇÃO NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS DOIS PROGRAMAS. CADA PROFESSOR/A PRECISA SER REFLEXIVO/A, CRÍTICO/A E PESQUISADOR/A, PARA TER A CAPACIDADE DE ENSINAR DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COLABORATIVA, SENDO ATENTO/A ÀS DEMANDAS ATUAIS, DE MODO A POSSIBILITAR A EMANCIPAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS E A TRANSFORMAÇÃO DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE ESTÁ INSERIDO/A, COMO TAMBÉM IMPULSIONAR DE FORMA COLETIVA A READEQUAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, SENDO ORIENTADO AOS INTERESSES CENTRAIS DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, COMPLEXIDADE, CRITICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID213701032022173337.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ SANCHES NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizitosanches@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85156 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 836 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => "APONTAMENTOS PARA UMA PERSPECTIVA FREIREANA A PARTIR DA ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E NO PIBID" "resumo" => """ INTRODUÇÃO\r\n COM A CONCRETIZAÇÃO DO GOLPE POLÍTICO ENGENDRADO A PARTIR DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE 2014, O BRASIL VIVE UM CONTEXTO EM QUE SE ALARGOU O DISCURSO CONSERVADOR E NEGACIONISTA DESDE 2016. UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DUVIDOSAS E NOTÍCIAS FALSAS VEM CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS DESDE ENTÃO, QUE NÃO COLABORAM PARA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DA POPULAÇÃO (SANCHES NETO; VEN NCIO, 2020). ESSAS ASSIM DENOMINADAS FAKE NEWS FORAM O INVESTIMENTO PREDOMINANTE POR DEFENSORES/AS DE UM CAMPO AUTORITÁRIO E ALTERARAM O RUMO POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL E DE CORDIALIDADE HUMANA. SOBRETUDO, IMPULSIONARAM A ELEIÇÃO DE UM POLÍTICO QUE EXPLICITAMENTE USOU AS REDES SOCIAIS COM PALAVRAS QUE DESPEJARAM ÓDIO, MISOGINIA, PRECONCEITO ETC. ESSE DISCURSO DE ÓDIO SE ESTENDEU A PAULO FREIRE, COLOCANDO EM DÚVIDA SUA IMENSA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL.\r\n CHARLOT (2021B), AO SITUAR O PORQUÊ DE PAULO FREIRE SER O FOCO DE ATAQUES CONSTANTES, AFIRMA QUE UMA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA, BASEADA NA LIBERDADE, ESPERANÇA E TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO, COMO DEFENDIA A MAIS RECONHECIDA REFERÊNCIA EDUCACIONAL BRASILEIRA, É REJEITADA POR QUEM PROMOVE O NEGACIONISMO, O USO DE MEDICAMENTOS SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA, AMEAÇA MULHERES E HOMOSSEXUAIS E DESUMANIZA AS POPULAÇÕES INDÍGENA E NEGRA. COVARDEMENTE, AS REDES SOCIAIS CONTINUAM SENDO O ESPAÇO PREDOMINANTE PARA AS DESQUALIFICAÇÕES FALACIOSAS SOBRE PAULO FREIRE. CRITICAMENTE, COMO PROFESSORES/AS PROGRESSISTAS, O NOSSO TRABALHO DOCENTE NÃO PODE SE CURVAR A ESSAS FALÁCIAS. A DIALOGICIDADE – COMO CONDUTA DE ABERTURA AO DIÁLOGO SINCERO E BASEADA EM (AUTO)CRÍTICA – REQUER IDENTIFICAR CONTRADIÇÕES E REFUTAR OS SIMPLISMOS INTELECTUAIS. \r\n OBJETIVO\r\n O OBJETIVO DESTA INVESTIGAÇÃO É EXPLICITAR COMO QUATRO PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS REELABORAM SEUS PRÓPRIOS SABERES DOCENTES AO COMPARTILHAREM A ANÁLISE DAS PRÁTICAS QUE TÊM SIDO REALIZADAS EM TRÊS ESCOLAS-CAMPO – VINCULADAS AOS SUBPROJETOS INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) EM FORTALEZA. A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA TEM O POTENCIAL DE REVELAR PREMISSAS QUE OS/AS PROFESSORES/AS TÊM SOBRE VALORES, EXPERIÊNCIAS, CONDIÇÕES E CONTEXTOS DE TRABALHO DOCENTE. CONTUDO, AO CONFRONTAR ESSAS PREMISSAS, CONTRADIÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PODEM SER EVIDENCIADAS. \r\n PERCURSO METODOLÓGICO\r\n METODOLOGICAMENTE, A PARTIR DE PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS DE AUTOCONFRONTAÇÃO, COTEJAMOS AS NARRATIVAS DE DOIS PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E DOIS/AS SUPERVISORES/AS DO PIBID NO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. \r\n RESULTADOS E DISCUSSÃO\r\n OS RESULTADOS INDICAM O PREDOMÍNIO DE SABERES EXPERIENCIAIS DOS/AS PROFESSORES/AS E ASPECTOS DIALÓGICOS CONVERGENTES, QUE REMETEM À PERSPECTIVA FREIREANA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. IDENTIFICAMOS QUE AO EXPLICITAR A ARGUMENTAÇÃO PRÁTICA DOS/AS PROFESSORES/AS, O PROCESSO DE FORMAÇÃO É COMPARTILHADO E FOMENTA NOVAS REFLEXÕES. NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FERREIRA ET AL. (2021) ANCORAM-SE EM FREIRE (1996) E EXPLICAM QUE AS RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR/A E ALUNOS/AS SÃO IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, COM BASE NOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. PARA FREIRE (1987, P. 97), O DIÁLOGO DO/A PROFESSOR/A COM SEUS/AS ALUNOS/AS SOBRE OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS NA ESCOLARIZAÇÃO É UMA “DEVOLUÇÃO ORGANIZADA, SISTEMATIZADA E ACRESCENTADA AO POVO” DAQUELES ELEMENTOS QUE FORAM EXPLICITADOS DESORGANIZADAMENTE. PARA FERREIRA ET AL. (2021) HÁ UMA VINCULAÇÃO DESSE PRESSUPOSTO METODOLÓGICO FREIREANO À PERSPECTIVA TEÓRICA DA RELAÇÃO COM O SABER DEFENDIDA POR CHARLOT (2021B) PORQUE, AO APRENDER COM ESSA DEVOLUTIVA, HÁ EXPECTATIVA DE QUE CADA ALUNO/A ESTABELEÇA RELAÇÕES COM OS SABERES QUE TÊM DIMENSÕES IDENTITÁRIAS, SOCIAIS E EPISTÊMICAS.\r\n A RELEITURA DOS RELATOS PELOS/AS PROFESSORES/AS APONTOU NOVAS FACETAS SOBRE A PRÓPRIA FORMAÇÃO PERMANENTE. AO LER OS RELATOS DOS/AS COLEGAS PRECEPTORES DA RP E SUPERVISORES/AS DO PIBID, POR EXEMPLO, FOI POSSÍVEL PARA OS/AS PRÓPRIOS/AS PROFESSORES/AS PERCEBER QUE HÁ COESÃO, HÁ UMA LINHA DE PENSAMENTO QUE SEGUE AFINADA E PRÓXIMA. OS/AS QUATRO DOCENTES PREOCUPAM-SE COM A FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS/AS ALUNOS/AS E PROCURAM DESENVOLVER E APRIMORAR SUAS IDEIAS E PERCEPÇÕES ATRAVÉS DA REFLEXÃO, DA CRÍTICA CONSTRUTIVA E DO DIÁLOGO. HÁ UMA PREMISSA CONSISTENTE, BASEADA NA CRENÇA DE QUE O CONHECIMENTO É UMA FERRAMENTA CRUCIAL PARA A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO. ATRAVÉS DA AUTORREFLEXÃO E DA AUTOCRÍTICA, OS/AS PROFESSORES/AS PROCURAM AMPLIAR E APRIMORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, NA TENTATIVA DE AFETAR POSITIVAMENTE E ADEQUADAMENTE OS/AS ALUNOS/AS E APROXIMANDO CADA VEZ MAIS O DISCURSO À PRÁTICA EDUCATIVA DE CADA UM/A. DESPERTAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS/AS ALUNOS/AS POR MEIO DE DISCUSSÕES E DE DIÁLOGOS, A FIM DE GERAR SABERES NOVOS, IMPLICA NA NECESSIDADE DE NOS APROXIMARMOS DA SUA REALIDADE E PERCEBÊ-LOS/AS COMO APRENDIZES VIVOS/AS.\r\n CONCLUSÃO\r\n CONSIDERAMOS QUE O PROCESSO FORMATIVO SE TORNA PERMANENTE, SENDO INCORPORADO À PERSPECTIVA DIALÓGICA DOS/AS PROFESSORES/AS, EMBORA OS SEUS VÍNCULOS COM OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS SEJAM TRANSITÓRIOS E TEMPORÁRIOS. CONCLUÍMOS QUE ESSE É UM AVANÇO QUALITATIVO DECORRENTE DA COLABORAÇÃO NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS NOS DOIS PROGRAMAS. CADA PROFESSOR/A PRECISA SER REFLEXIVO/A, CRÍTICO/A E PESQUISADOR/A, PARA TER A CAPACIDADE DE ENSINAR DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E COLABORATIVA, SENDO ATENTO/A ÀS DEMANDAS ATUAIS, DE MODO A POSSIBILITAR A EMANCIPAÇÃO DOS/AS ALUNOS/AS E A TRANSFORMAÇÃO DAS DEMANDAS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE ESTÁ INSERIDO/A, COMO TAMBÉM IMPULSIONAR DE FORMA COLETIVA A READEQUAÇÃO DO CURRÍCULO E DO PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO, SENDO ORIENTADO AOS INTERESSES CENTRAIS DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS, COMPLEXIDADE, CRITICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID213701032022173337.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ SANCHES NETO" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luizitosanches@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }