PANDEMIAS DE ONTEM, SINDEMIAS DE HOJE: O ENSINO DE
HISTÓRIA DAS DOENÇAS EM TEMPOS DE COVID-19
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85120 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 1743 "titulo" => """ PANDEMIAS DE ONTEM, SINDEMIAS DE HOJE: O ENSINO DE \r\n HISTÓRIA DAS DOENÇAS EM TEMPOS DE COVID-19 """ "resumo" => """ COMO SABEMOS, A ATUAL PANDEMIA TROUXE INÚMEROS IMPACTOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, NÃO \r\n SENDO DIFERENTE NO CASO DO ENSINO, SOBRETUDO NO NÍVEL BÁSICO. JÁ PASSAM DE MAIS DE UM MILHÃO DE \r\n MORTOS PELA COVID-19, UM SALDO DEVASTADOR ALCANÇADO DESDE O MOMENTO EM QUE A ORGANIZAÇÃO \r\n MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), DECLAROU A PANDEMIA EM MARÇO DE 2020. COM AS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELOS \r\n ÓRGÃOS SANITÁRIOS E GOVERNAMENTAIS, O COTIDIANO E AS RELAÇÕES FORAM MODIFICADOS, NÃO SAINDO ILESAS AS \r\n CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR. UMA NOVA REALIDADE, COM AULAS REMOTAS, SE FEZ PRESENTES EM \r\n UM CURTO PERÍODO DE TEMPO. PARA ALÉM DISSO, HOUVE TAMBÉM UMA ACENTUAÇÃO DA DESIGUALDADE E UMA \r\n MAIOR PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES DE ACESSO À TECNOLOGIA, SOBRETUDO NO TOCANTE AO ENSINO PÚBLICO.\r\n ENTENDENDO QUE A GRANDE MORTALIDADE TRAZIDA PELA COVID-19 ESTÁ RELACIONADA COM OUTRAS PATOLOGIAS \r\n E, SOBRETUDO, EVIDENCIANDO E CAUSANDO INÚMEROS IMPACTOS DE ORDEM SOCIAL, CONSIDERAMOS IMPORTANTE \r\n DISCUTIR O CONCEITO DE SINDEMIA, CUNHADO PELO ANTROPÓLOGO E MÉDICO AMERICANO MERRIL SINGER, EM \r\n SUAS PALAVRAS, SINDEMIA É “UM CONJUNTO DE PROBLEMAS DE SAÚDE INTIMAMENTE INTERLIGADOS E QUE \r\n AUMENTAM MUTUAMENTE, QUE AFETAM SIGNIFICATIVAMENTE O ESTADO GERAL DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO NO \r\n CONTEXTO DE PERSISTÊNCIA DE CONDIÇÕES SOCIAIS ADVERSAS” (SINGER, P.99, 1996).\r\n AINDA CONFORME ESSA TEORIA, O CONTEXTO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO É DETERMINANTE PARA A INTERAÇÃO \r\n DE DOENÇAS COEXISTENTES, DESTA FORMA AS DOENÇAS SE AGLOMERAM DE MANEIRA DESPROPORCIONAL, \r\n INFLUENCIADAS POR QUESTÕES ESTRUTURAIS (SINGER,1996). CONSIDERANDO QUE O ENSINO DE HISTÓRIA TEM ENTRE \r\n OS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, E ATRAVÉS DOS PRESSUPOSTOS \r\n APRESENTADOS POR MARIA AUXILIADORA SCHMIDT E MARLENE CAINELLI (2004), ONDE VEMOS QUE O ENSINO DE \r\n HISTÓRIA DEVE PROPORCIONAR NOS ALUNOS UMA REFLEXÃO DE SEU COTIDIANO E QUE, CONFORME APONTA JAQUES LE \r\n GOFF (1985) A DOENÇA PERTENCE A HISTÓRIA, NÃO PERTENCE APENAS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E \r\n TECNOLÓGICOS, IGUALMENTE PERTENCE A HISTÓRIA SOCIAL.\r\n A PARTIR DO QUE É – COMUMENTE – APRESENTADO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS, PERCEBE-SE UMA AUSÊNCIA DE \r\n TRATATIVAS A RESPEITO DO IMPACTO DAS EPIDEMIAS NAS SOCIEDADES, SENDO RARAMENTE RETRATADAS NOS LIVROS \r\n DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO BUSCA ELENCAR AS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO EM SALA \r\n DE AULA, LEVANDO FONTES PRIMÁRIAS, A FIM DE, JUNTAMENTE COM OS ALUNOS, PROMOVER O SABER HISTÓRICO \r\n E CRÍTICO. COMO RECORTE PARA A DISCUSSÃO, PROPOMOS DISCUTIR O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA \r\n COLONIAL, ELENCANDO EPIDEMIAS E TRATAMENTOS OCORRIDOS NO PERÍODO, NOS DOMÍNIOS DA ESPANHA E \r\n PORTUGAL. PARA ISSO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS AUTORES DESTE TRABALHO ATRAVÉS DO PROGRAMA \r\n DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A DISCUSSÃO SERÁ FEITA ATRAVÉS \r\n DE ALGUNS EXCERTOS DE FONTES PRIMÁRIAS COMO AS “CARTAS ÂNUAS DE LA PROVÍNCIA JESUÍTICA DEL \r\n PARAGUAY” (1714-1762), ESCRITA PELOS PADRES JESUÍTAS NA BACIA PLATINA E O MANUAL DE MEDICINA \r\n “ERÁRIO MINERAL” (1735) ESCRITO PELO CIRURGIÃO PORTUGUÊS LUÍS GOMES FERREIRA, QUE VERSAM SOBRE AS \r\n EPIDEMIAS E TRATAMENTOS MÉDICOS NA AMÉRICA COLONIAL ATRAVÉS DO TRABALHO COM AS FONTES PRIMÁRIAS EM SALA DE AULA, TEMOS POR OBJETIVO NÃO SÓ EVIDENCIAR O \r\n IMPACTO DAS DOENÇAS NOS DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS – NESSE CASO, NA AMÉRICA DO SÉCULO XVIII – MAS \r\n TAMBÉM A PROMOÇÃO DE UM SENSO CRÍTICO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA REALIDADE QUE OS \r\n CERCAM, E TAMBÉM O CONCEITO DE SINDEMIA, COMO MEIO DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE ATUAL. PARA O \r\n FILOSOFO MICHEL FOUCAULT (2000) É ESSENCIAL ESTUDAR AS FORMAS COMO OS SABERES SE CONFRONTAVAM, DE \r\n MODO QUE ALGUMAS FORMAS DOS SABERES SE CONSAGRAM HISTORICAMENTE E OUTRAS NÃO, AO USAR O CONCEITO \r\n DE “ARQUEOLOGIA”, COMO UMA ANALOGIA, FOUCAULT (2000) TEM POR OBJETIVO MOSTRAR QUE O ARQUEÓLOGO NO \r\n SENTIDO LITERAL ESCAVA, DESTA FORMA “RECONSTRÓI A HISTÓRIA”. SENDO ASSIM, SEGUNDO FOUCAULT (2000), OS \r\n SABERES ESTÃO DISPUTANDO HEGEMONIA, POR ISSO AO ANALISAR UM PERÍODO DA HISTÓRIA PRECISAMOS “ESCAVAR”, \r\n PARA PODER RECONSTRUIR O CENÁRIO DO PASSADO, QUE ACABOU SENDO OBSCURECIDO.\r\n A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS VOLTADOS AO ENSINO BÁSICO, CONSIDERAMOS QUE, EM GERAL, A \r\n HISTÓRIA DAS DOENÇAS FOI SOTERRADA PELA HISTORIOGRAFIA, DE MODO QUE OS IMPACTOS PROPORCIONADOS PELAS \r\n EPIDEMIAS COSTUMAM FICAR EM SEGUNDO PLANO. POR CONTA DISSO, PROPOMOS O USO DE EXCERTOS DAS \r\n PRIMÁRIAS EM SALA DE AULA, SENDO AS “CARTAS ÂNUAS DE LA PROVÍNCIA JESUÍTICA DEL PARAGUAY” (1714-\r\n 1762), QUE NARRAM OS MOMENTOS DE EPIDEMIAS NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS DA BACIA PLATINA, E OS \r\n TRATAMENTOS ADOTADOS, COMO POR EXEMPLO, UMA ESPÉCIE DE “ISOLAMENTO SOCIAL”. ALÉM DESTA, TAMBÉM \r\n NOS UTILIZAMOS DO “ERÁRIO MINERAL” (1735) DE LUÍS GOMES FERREIRA, ONDE SÃO DEMONSTRADOS \r\n TRATAMENTOS PARA ENFERMIDADES NAS MINAS GERAIS SETESCENTISTAS.\r\n PARA ALÉM DISSO, ATRAVÉS DOS PRESSUPOSTOS APRESENTADOS POR MARIA AUXILIADORA SCHMIDT E MARLENE \r\n CAINELLI (2004), ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA, E DO CONCEITO DE SINDEMIA APRESENTADO POR MERRIL \r\n SINGER, BUSCAMOS ATRAVÉS DA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS FONTES EM SALA DE AULA, DISCUTIR OS IMPACTOS \r\n BIOLÓGICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DAS EPIDEMIAS E, DO MESMO MODO, PROMOVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA \r\n E O ENTENDIMENTO DE PERTENCIMENTO À HISTÓRIA ATRAVÉS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS ATUAIS. PORTANTO, \r\n ENTENDENDO OS IMPACTOS TRAZIDOS ATRAVÉS DA PANDEMIA DA COVID-19, MODIFICANDO MUITAS REALIDADES –\r\n NÃO DIFERENTE NO MUNDO ESTUDANTIL – VIMOS COMO NECESSIDADE DISCUTIR A RELAÇÃO DAS DOENÇAS COM A \r\n HISTÓRIA. PARA ISSO, ENTENDEMOS COMO PLAUSÍVEL A DISCUSSÃO DO CONCEITO DE SINDEMIA, ONDE PODEMOS \r\n COMPREENDER A DESIGUALDADE DOS IMPACTOS DAS DOENÇAS EM DIFERENTES GRUPOS, SOBRETUDO OS MAIS \r\n VULNERÁVEIS EM TERMOS SOCIOECONÔMICOS.\r\n COMO RECURSO PARA TAIS DISCUSSÕES, PERCEBEMOS NAS FONTES PRIMÁRIAS ELENCADAS UM POTENCIAL DE \r\n UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, COMO MEIO NÃO SÓ DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTABELECIDOS \r\n PELA LEGISLAÇÃO – HISTÓRIA DA AMÉRICA/DO BRASIL COLONIAL – MAS TAMBÉM COMO MEIO DE DISCUTIR OS \r\n TEMPOS ATUAIS, DANDO SIGNIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO À HISTÓRIA AO COTIDIANO DOS ALUNOS. A PARTIR DAS \r\n EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE AMBOS OS AUTORES TANTO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TANTO NO \r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTENDEMOS TAMBÉM COMO UM MEIO DE BUSCAR A APROXIMAÇÃO DOS \r\n CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NA ACADEMIA ATUALMENTE, COM AS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA, BUSCANDO \r\n PROMOVER UM MELHOR ENSINO DE HISTÓRIA.\r\n PALAVRAS-CHAVE: COVID- 19; DOENÇAS; LIVROS DIDÁTICOS; SINDEMIA; HISTÓRIA.\r\n REFERÊNCIAS:\r\n BACELLAR, CARLOS. USO E MAU USO DOS ARQUIVOS. IN: PINSKY, CARLA BASSANEZI. FONTES HISTÓRICAS. \r\n [S. L.: S. N.], 2005.9-EUGENIO.\r\n FERREIRA, LUÍS GOMES. ERÁRIO MINERAL. ORG. JÚNIA FERREIRA FURTADO. BELO HORIZONTE: FUNDAÇÃO \r\n JOÃO PINHEIRO/ RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. 2002.\r\n FOUCAULT, MICHEL. AS PALAVRAS E AS COISAS. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1995.\r\n JESUITAS. 2017. CARTAS ÂNUAS DE LA PROVINCIA JESUITICA DE PARAGUAY. 1714-1720. 1720-1730. \r\n 1730-1735. 1735-1743. 1750-1756. 1756-1762. BIBLIOTECA DE ESTUDIOS PARAGUAYOS, ASUNCIÓN, V.112.\r\n LE GOFF, JACQUES (ORG). AS DOENÇAS TEM HISTÓRIA. LISBOA: TERRAMAR, 1985 """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "COVID-19, DOENÇAS, LIVROS DIDATICOS, SINDEMIA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID174301032022184213.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIZA APARECIDA DA SILVA FAVARO" "autor_nome_curto" => " RAIZA FAVARO" "autor_email" => "raiza.favaro13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85120 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 277 "inscrito_id" => 1743 "titulo" => """ PANDEMIAS DE ONTEM, SINDEMIAS DE HOJE: O ENSINO DE \r\n HISTÓRIA DAS DOENÇAS EM TEMPOS DE COVID-19 """ "resumo" => """ COMO SABEMOS, A ATUAL PANDEMIA TROUXE INÚMEROS IMPACTOS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, NÃO \r\n SENDO DIFERENTE NO CASO DO ENSINO, SOBRETUDO NO NÍVEL BÁSICO. JÁ PASSAM DE MAIS DE UM MILHÃO DE \r\n MORTOS PELA COVID-19, UM SALDO DEVASTADOR ALCANÇADO DESDE O MOMENTO EM QUE A ORGANIZAÇÃO \r\n MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), DECLAROU A PANDEMIA EM MARÇO DE 2020. COM AS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELOS \r\n ÓRGÃOS SANITÁRIOS E GOVERNAMENTAIS, O COTIDIANO E AS RELAÇÕES FORAM MODIFICADOS, NÃO SAINDO ILESAS AS \r\n CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR. UMA NOVA REALIDADE, COM AULAS REMOTAS, SE FEZ PRESENTES EM \r\n UM CURTO PERÍODO DE TEMPO. PARA ALÉM DISSO, HOUVE TAMBÉM UMA ACENTUAÇÃO DA DESIGUALDADE E UMA \r\n MAIOR PERCEPÇÃO DAS DIFICULDADES DE ACESSO À TECNOLOGIA, SOBRETUDO NO TOCANTE AO ENSINO PÚBLICO.\r\n ENTENDENDO QUE A GRANDE MORTALIDADE TRAZIDA PELA COVID-19 ESTÁ RELACIONADA COM OUTRAS PATOLOGIAS \r\n E, SOBRETUDO, EVIDENCIANDO E CAUSANDO INÚMEROS IMPACTOS DE ORDEM SOCIAL, CONSIDERAMOS IMPORTANTE \r\n DISCUTIR O CONCEITO DE SINDEMIA, CUNHADO PELO ANTROPÓLOGO E MÉDICO AMERICANO MERRIL SINGER, EM \r\n SUAS PALAVRAS, SINDEMIA É “UM CONJUNTO DE PROBLEMAS DE SAÚDE INTIMAMENTE INTERLIGADOS E QUE \r\n AUMENTAM MUTUAMENTE, QUE AFETAM SIGNIFICATIVAMENTE O ESTADO GERAL DE SAÚDE DE UMA POPULAÇÃO NO \r\n CONTEXTO DE PERSISTÊNCIA DE CONDIÇÕES SOCIAIS ADVERSAS” (SINGER, P.99, 1996).\r\n AINDA CONFORME ESSA TEORIA, O CONTEXTO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO É DETERMINANTE PARA A INTERAÇÃO \r\n DE DOENÇAS COEXISTENTES, DESTA FORMA AS DOENÇAS SE AGLOMERAM DE MANEIRA DESPROPORCIONAL, \r\n INFLUENCIADAS POR QUESTÕES ESTRUTURAIS (SINGER,1996). CONSIDERANDO QUE O ENSINO DE HISTÓRIA TEM ENTRE \r\n OS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS PROPORCIONAR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, E ATRAVÉS DOS PRESSUPOSTOS \r\n APRESENTADOS POR MARIA AUXILIADORA SCHMIDT E MARLENE CAINELLI (2004), ONDE VEMOS QUE O ENSINO DE \r\n HISTÓRIA DEVE PROPORCIONAR NOS ALUNOS UMA REFLEXÃO DE SEU COTIDIANO E QUE, CONFORME APONTA JAQUES LE \r\n GOFF (1985) A DOENÇA PERTENCE A HISTÓRIA, NÃO PERTENCE APENAS AOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E \r\n TECNOLÓGICOS, IGUALMENTE PERTENCE A HISTÓRIA SOCIAL.\r\n A PARTIR DO QUE É – COMUMENTE – APRESENTADO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS, PERCEBE-SE UMA AUSÊNCIA DE \r\n TRATATIVAS A RESPEITO DO IMPACTO DAS EPIDEMIAS NAS SOCIEDADES, SENDO RARAMENTE RETRATADAS NOS LIVROS \r\n DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO BUSCA ELENCAR AS POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO EM SALA \r\n DE AULA, LEVANDO FONTES PRIMÁRIAS, A FIM DE, JUNTAMENTE COM OS ALUNOS, PROMOVER O SABER HISTÓRICO \r\n E CRÍTICO. COMO RECORTE PARA A DISCUSSÃO, PROPOMOS DISCUTIR O SÉCULO XVIII NA AMÉRICA \r\n COLONIAL, ELENCANDO EPIDEMIAS E TRATAMENTOS OCORRIDOS NO PERÍODO, NOS DOMÍNIOS DA ESPANHA E \r\n PORTUGAL. PARA ISSO, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS AUTORES DESTE TRABALHO ATRAVÉS DO PROGRAMA \r\n DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, A DISCUSSÃO SERÁ FEITA ATRAVÉS \r\n DE ALGUNS EXCERTOS DE FONTES PRIMÁRIAS COMO AS “CARTAS ÂNUAS DE LA PROVÍNCIA JESUÍTICA DEL \r\n PARAGUAY” (1714-1762), ESCRITA PELOS PADRES JESUÍTAS NA BACIA PLATINA E O MANUAL DE MEDICINA \r\n “ERÁRIO MINERAL” (1735) ESCRITO PELO CIRURGIÃO PORTUGUÊS LUÍS GOMES FERREIRA, QUE VERSAM SOBRE AS \r\n EPIDEMIAS E TRATAMENTOS MÉDICOS NA AMÉRICA COLONIAL ATRAVÉS DO TRABALHO COM AS FONTES PRIMÁRIAS EM SALA DE AULA, TEMOS POR OBJETIVO NÃO SÓ EVIDENCIAR O \r\n IMPACTO DAS DOENÇAS NOS DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS – NESSE CASO, NA AMÉRICA DO SÉCULO XVIII – MAS \r\n TAMBÉM A PROMOÇÃO DE UM SENSO CRÍTICO QUE POSSIBILITE UMA MAIOR COMPREENSÃO DA REALIDADE QUE OS \r\n CERCAM, E TAMBÉM O CONCEITO DE SINDEMIA, COMO MEIO DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE ATUAL. PARA O \r\n FILOSOFO MICHEL FOUCAULT (2000) É ESSENCIAL ESTUDAR AS FORMAS COMO OS SABERES SE CONFRONTAVAM, DE \r\n MODO QUE ALGUMAS FORMAS DOS SABERES SE CONSAGRAM HISTORICAMENTE E OUTRAS NÃO, AO USAR O CONCEITO \r\n DE “ARQUEOLOGIA”, COMO UMA ANALOGIA, FOUCAULT (2000) TEM POR OBJETIVO MOSTRAR QUE O ARQUEÓLOGO NO \r\n SENTIDO LITERAL ESCAVA, DESTA FORMA “RECONSTRÓI A HISTÓRIA”. SENDO ASSIM, SEGUNDO FOUCAULT (2000), OS \r\n SABERES ESTÃO DISPUTANDO HEGEMONIA, POR ISSO AO ANALISAR UM PERÍODO DA HISTÓRIA PRECISAMOS “ESCAVAR”, \r\n PARA PODER RECONSTRUIR O CENÁRIO DO PASSADO, QUE ACABOU SENDO OBSCURECIDO.\r\n A PARTIR DA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS VOLTADOS AO ENSINO BÁSICO, CONSIDERAMOS QUE, EM GERAL, A \r\n HISTÓRIA DAS DOENÇAS FOI SOTERRADA PELA HISTORIOGRAFIA, DE MODO QUE OS IMPACTOS PROPORCIONADOS PELAS \r\n EPIDEMIAS COSTUMAM FICAR EM SEGUNDO PLANO. POR CONTA DISSO, PROPOMOS O USO DE EXCERTOS DAS \r\n PRIMÁRIAS EM SALA DE AULA, SENDO AS “CARTAS ÂNUAS DE LA PROVÍNCIA JESUÍTICA DEL PARAGUAY” (1714-\r\n 1762), QUE NARRAM OS MOMENTOS DE EPIDEMIAS NAS REDUÇÕES JESUÍTICAS DA BACIA PLATINA, E OS \r\n TRATAMENTOS ADOTADOS, COMO POR EXEMPLO, UMA ESPÉCIE DE “ISOLAMENTO SOCIAL”. ALÉM DESTA, TAMBÉM \r\n NOS UTILIZAMOS DO “ERÁRIO MINERAL” (1735) DE LUÍS GOMES FERREIRA, ONDE SÃO DEMONSTRADOS \r\n TRATAMENTOS PARA ENFERMIDADES NAS MINAS GERAIS SETESCENTISTAS.\r\n PARA ALÉM DISSO, ATRAVÉS DOS PRESSUPOSTOS APRESENTADOS POR MARIA AUXILIADORA SCHMIDT E MARLENE \r\n CAINELLI (2004), ACERCA DO ENSINO DE HISTÓRIA, E DO CONCEITO DE SINDEMIA APRESENTADO POR MERRIL \r\n SINGER, BUSCAMOS ATRAVÉS DA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS FONTES EM SALA DE AULA, DISCUTIR OS IMPACTOS \r\n BIOLÓGICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DAS EPIDEMIAS E, DO MESMO MODO, PROMOVER UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA \r\n E O ENTENDIMENTO DE PERTENCIMENTO À HISTÓRIA ATRAVÉS DAS RELAÇÕES COTIDIANAS ATUAIS. PORTANTO, \r\n ENTENDENDO OS IMPACTOS TRAZIDOS ATRAVÉS DA PANDEMIA DA COVID-19, MODIFICANDO MUITAS REALIDADES –\r\n NÃO DIFERENTE NO MUNDO ESTUDANTIL – VIMOS COMO NECESSIDADE DISCUTIR A RELAÇÃO DAS DOENÇAS COM A \r\n HISTÓRIA. PARA ISSO, ENTENDEMOS COMO PLAUSÍVEL A DISCUSSÃO DO CONCEITO DE SINDEMIA, ONDE PODEMOS \r\n COMPREENDER A DESIGUALDADE DOS IMPACTOS DAS DOENÇAS EM DIFERENTES GRUPOS, SOBRETUDO OS MAIS \r\n VULNERÁVEIS EM TERMOS SOCIOECONÔMICOS.\r\n COMO RECURSO PARA TAIS DISCUSSÕES, PERCEBEMOS NAS FONTES PRIMÁRIAS ELENCADAS UM POTENCIAL DE \r\n UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, COMO MEIO NÃO SÓ DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTABELECIDOS \r\n PELA LEGISLAÇÃO – HISTÓRIA DA AMÉRICA/DO BRASIL COLONIAL – MAS TAMBÉM COMO MEIO DE DISCUTIR OS \r\n TEMPOS ATUAIS, DANDO SIGNIFICAÇÃO DE PERTENCIMENTO À HISTÓRIA AO COTIDIANO DOS ALUNOS. A PARTIR DAS \r\n EXPERIÊNCIAS PESSOAIS DE AMBOS OS AUTORES TANTO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TANTO NO \r\n PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ENTENDEMOS TAMBÉM COMO UM MEIO DE BUSCAR A APROXIMAÇÃO DOS \r\n CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NA ACADEMIA ATUALMENTE, COM AS DISCUSSÕES EM SALA DE AULA, BUSCANDO \r\n PROMOVER UM MELHOR ENSINO DE HISTÓRIA.\r\n PALAVRAS-CHAVE: COVID- 19; DOENÇAS; LIVROS DIDÁTICOS; SINDEMIA; HISTÓRIA.\r\n REFERÊNCIAS:\r\n BACELLAR, CARLOS. USO E MAU USO DOS ARQUIVOS. IN: PINSKY, CARLA BASSANEZI. FONTES HISTÓRICAS. \r\n [S. L.: S. N.], 2005.9-EUGENIO.\r\n FERREIRA, LUÍS GOMES. ERÁRIO MINERAL. ORG. JÚNIA FERREIRA FURTADO. BELO HORIZONTE: FUNDAÇÃO \r\n JOÃO PINHEIRO/ RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. 2002.\r\n FOUCAULT, MICHEL. AS PALAVRAS E AS COISAS. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1995.\r\n JESUITAS. 2017. CARTAS ÂNUAS DE LA PROVINCIA JESUITICA DE PARAGUAY. 1714-1720. 1720-1730. \r\n 1730-1735. 1735-1743. 1750-1756. 1756-1762. BIBLIOTECA DE ESTUDIOS PARAGUAYOS, ASUNCIÓN, V.112.\r\n LE GOFF, JACQUES (ORG). AS DOENÇAS TEM HISTÓRIA. LISBOA: TERRAMAR, 1985 """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "COVID-19, DOENÇAS, LIVROS DIDATICOS, SINDEMIA, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID174301032022184213.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIZA APARECIDA DA SILVA FAVARO" "autor_nome_curto" => " RAIZA FAVARO" "autor_email" => "raiza.favaro13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }