O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85107 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)" "resumo" => "EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) OFERTOU NOS ANOS LETIVOS DE 2020 E 2021 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, INCLUSIVE OS PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO QUE CONSEGUISSEM FAZER ADAPTAÇÕES PARA SEREM EXECUTADOS NESSE FORMATO. NESSE CONTEXTO ESTÁ O PROJETO DE EXTENSÃO “O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ”, QUE CONTA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) DA UNIFESSPA, CUJA EQUIPE RESPONSÁVEL REORGANIZOU E EXECUTOU O PLANEJAMENTO DAS OFICINAS QUE SERIAM PRESENCIAIS PARA O FORMATO REMOTO, UTILIZANDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUAS RESIDÊNCIAS, NO INTUITO DE CONTRIBUIR PARA A CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS USANDO RECURSOS SEMELHANTES AOS ENCONTRADOS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM). ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS, NO FORMATO REMOTO, COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ), USANDO RECURSOS DO LEM, NO DECORRER DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIFESSPA. PARA REALIZÁ-LA UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS USOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM FUNDAMENTAÇÃO DE MINAYO (2007). OBSERVAMOS DUAS TURMAS EM 2020 E OUTRAS DUAS TURMAS EM 2021, COMPOSTAS POR ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SUPRACITADO. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES (D’AMBRÓSIO, 2004; DIAS, 2021; LORENZATO, 2006; SANTOS, 2020; VIEIRA E SILVA, 2020), QUE NOS DIZEM QUE O LEM DEVE SER MAIS QUE UM MERO DEPÓSITO DE MATERIAIS E, AO UTILIZÁ-LO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇEM PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS COMPREENSÍVEL PARA OS ALUNOS. A IMPORTÂNCIA DO LEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PODE SE DAR, PRINCIPALMENTE, NA TENTATIVA DE COLOCAR ESSES CONTEÚDOS NA REALIDADE DOS DISCENTES DE UMA FORMA MAIS ACESSÍVEL E PALPÁVEL, PODENDO FACILITAR A SUA EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO. PROFESSORES E ALUNOS PODEM INTERAGIR COM A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÓXIMA, QUE OS AUXILIEM NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO FORMATO REMOTO, PERCEBE-SE A AMPLIAÇÃO DA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, O QUE DENOTA QUE OS RECURSOS DO LEM, ALIADOS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODEM AUXILIAR NESSE PROCESSO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE: I) QUANTO AO PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PELOS BOLSISTAS: OBSERVOU-SE QUE, EM 2020, FORAM PLANEJADAS VINTE E SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). EM 2021, FORAM PLANEJADAS DEZOITO OFICINAS, TAMBÉM, EM CONFORMIDADE COM A BNCC, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A INSERÇÃO DOS RECURSOS DO LEM. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, ATUANDO COMO A PONTE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E ALUNOS COM A BOLSISTA E COORDENADORA DO PROJETO, E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DISPONIBILIZANDO OS CADERNOS DE EXERCÍCIOS, CONTRIBUÍRAM PARA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. II) NO QUE SE REFERE À EXECUÇÃO: ACOMPANHOU-SE TODAS AS OFICINAS QUE FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS BOLSISTAS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE, COMO A CANETA DIGITAL. ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. DURANTE AS OFICINAS FORAM ELABORADOS RECURSOS, SEMELHANTES AQUELES QUE COMPÕEM O ACERVO DO LEM. PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS BOLSISTAS UTILIZARAM OUTROS RECURSOS, COMO O QUIZ MATEMÁTICO E O BINGO COM TABUADA. NOTOU-SE QUE CONFORME AS OFICINAS IAM SENDO EXECUTADAS A INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS/ALUNOS E ENTRE ALUNO/ALUNO FOI CRESCENDO, POIS NO INÍCIO OS ALUNOS DEMONSTRARAM DIFICULDADE PARA PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DO PROJETO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS ERAM MAIS PARTICIPATIVOS QUANDO OS BOLSISTAS CONSEGUIAM TRABALHAR O CONTEÚDO RELACIONADO COM UM RECURSO DO LEM. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA ISSO FORAM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO FORMATO REMOTO, TAIS COMO: DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET; FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; LIMITAÇÕES QUANTO À CONSTRUÇÃO DOS RECURSOS DO LEM, POIS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS PARA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS UM POUCO MAIS COMPLEXOS NÃO SÃO POSSÍVEIS DE SEREM RECRIADOS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, ENTRE OUTROS. III) EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO: OBSERVOU-SE QUE OS BOLSISTAS E A COORDENADORA DO PROJETO TINHAM O CUIDADO DE FAZEREM REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUTIR SOBRE A EXECUÇÃO DAS OFICINAS, AVALIAR SE OS MATERIAIS E CONTEÚDOS SELECIONADOS ERAM OS MAIS ADEQUADOS E PARA FAZEREM MUDANÇAS QUANDO NECESSÁRIO. NOTOU-SE QUE A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS FOI SOB DUAS PERSPECTIVAS: A) SOB A ÓTICA DOS DISCENTES: OS BOLSISTAS ELABORARAM FORMULÁRIOS, NO APLICATIVO GOOGLE FORMS, CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE COMO OS ALUNOS AVALIAVAM AS OFICINAS, SE ELES TINHAM ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORÁ-LAS E SE OS RECURSOS DO LEM OS AJUDAVAM A TER UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ENTRE OUTRAS. VALE FRISAR QUE ESSE ESPAÇO DE SUGESTÕES PODE TER CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DURANTE AS OFICINAS, POIS NOTOU-SE QUE COM ISSO OS ALUNOS SE SENTIAM MAIS À VONTADE PARA SE EXPRESSAR E EXPOR SUAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS; B) SOB A ÓTICA DOS BOLSISTAS: ELES ELABORARAM ALGUNS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES ABORDANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PARA QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM, POIS ASSIM PODIAM AVALIAR SE OS ESTUDANTES ESTAVAM COMPREENDENDO OS CONTEÚDOS. PORÉM, É IMPORTANTE FRISAR QUE O PRINCIPAL INDICADOR QUE OS BOLSISTAS UTILIZAVAM PARA FAZER ESSA AVALIAÇÃO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POIS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES SEMPRE TENTAVAM MANTER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM OS DISCENTES E BUSCAVAM FERRAMENTAS NOVAS A FIM DE DESPERTAREM A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS PARTICIPANTES NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, POIS UMA DAS DIFICULDADES CONSTATADAS NO MEIO REMOTO É A FALTA DE CONCENTRAÇÃO DOS EDUCANDOS NO MOMENTO DAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AÇÕES NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O FORMATO PRESENCIAL E DEIXAM LACUNAS QUANTO AOS OBJETIVOS OBSERVADOS NA VERSÃO ORIGINAL DO PROJETO, POR IMPOSSIBILITAR A IDA ÀS ESCOLAS LEVANDO O LEM E A INSERÇÃO REAL NESSES ESPAÇOS. PORÉM, ELAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITOS ALUNOS TENHAM ACESSO À APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS SE DISTANCIARAM COM CONTEXTO PANDÊMICO, MESMO QUE SEJA POR MEIO VIRTUAL. ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE ALUNOS DE ESCOLAS PERIFÉRICAS E DE OUTROS MUNICÍPIOS O QUE, TALVEZ, NÃO FOSSE POSSÍVEL FAZER DE FORMA PRESENCIAL, O QUE PODE SER MANTIDO NO FORMATO REMOTO MESMO QUANDO DO RETORNO AO PRESENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID63925022022191645.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO MORAIS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.morais@unifesspa.e" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85107 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 639 "titulo" => "O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ)" "resumo" => "EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) OFERTOU NOS ANOS LETIVOS DE 2020 E 2021 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, INCLUSIVE OS PROJETOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO QUE CONSEGUISSEM FAZER ADAPTAÇÕES PARA SEREM EXECUTADOS NESSE FORMATO. NESSE CONTEXTO ESTÁ O PROJETO DE EXTENSÃO “O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA VAI ÀS ESCOLAS: OFICINAS DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ”, QUE CONTA COM O APOIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX) DA UNIFESSPA, CUJA EQUIPE RESPONSÁVEL REORGANIZOU E EXECUTOU O PLANEJAMENTO DAS OFICINAS QUE SERIAM PRESENCIAIS PARA O FORMATO REMOTO, UTILIZANDO MATERIAIS DISPONÍVEIS EM SUAS RESIDÊNCIAS, NO INTUITO DE CONTRIBUIR PARA A CONTINUIDADE DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS USANDO RECURSOS SEMELHANTES AOS ENCONTRADOS NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM). ISSO JUSTIFICA ESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS, NO FORMATO REMOTO, COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE MARABÁ (PARÁ), USANDO RECURSOS DO LEM, NO DECORRER DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) DA UNIFESSPA. PARA REALIZÁ-LA UTILIZOU-SE A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS USOU-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM FUNDAMENTAÇÃO DE MINAYO (2007). OBSERVAMOS DUAS TURMAS EM 2020 E OUTRAS DUAS TURMAS EM 2021, COMPOSTAS POR ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SUPRACITADO. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES (D’AMBRÓSIO, 2004; DIAS, 2021; LORENZATO, 2006; SANTOS, 2020; VIEIRA E SILVA, 2020), QUE NOS DIZEM QUE O LEM DEVE SER MAIS QUE UM MERO DEPÓSITO DE MATERIAIS E, AO UTILIZÁ-LO, É IMPORTANTE QUE OS PROFESSORES SE ESFORÇEM PARA TORNAR A MATEMÁTICA MAIS COMPREENSÍVEL PARA OS ALUNOS. A IMPORTÂNCIA DO LEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS PODE SE DAR, PRINCIPALMENTE, NA TENTATIVA DE COLOCAR ESSES CONTEÚDOS NA REALIDADE DOS DISCENTES DE UMA FORMA MAIS ACESSÍVEL E PALPÁVEL, PODENDO FACILITAR A SUA EXPLICAÇÃO E COMPREENSÃO. PROFESSORES E ALUNOS PODEM INTERAGIR COM A MATEMÁTICA DE UMA FORMA MAIS PRÓXIMA, QUE OS AUXILIEM NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NO FORMATO REMOTO, PERCEBE-SE A AMPLIAÇÃO DA NECESSIDADE DE INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS, O QUE DENOTA QUE OS RECURSOS DO LEM, ALIADOS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, PODEM AUXILIAR NESSE PROCESSO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE: I) QUANTO AO PLANEJAMENTO DAS OFICINAS PELOS BOLSISTAS: OBSERVOU-SE QUE, EM 2020, FORAM PLANEJADAS VINTE E SEIS OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). EM 2021, FORAM PLANEJADAS DEZOITO OFICINAS, TAMBÉM, EM CONFORMIDADE COM A BNCC, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, A INSERÇÃO DOS RECURSOS DO LEM. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA, ATUANDO COMO A PONTE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PAIS E ALUNOS COM A BOLSISTA E COORDENADORA DO PROJETO, E DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, DISPONIBILIZANDO OS CADERNOS DE EXERCÍCIOS, CONTRIBUÍRAM PARA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE. II) NO QUE SE REFERE À EXECUÇÃO: ACOMPANHOU-SE TODAS AS OFICINAS QUE FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS BOLSISTAS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE, COMO A CANETA DIGITAL. ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. DURANTE AS OFICINAS FORAM ELABORADOS RECURSOS, SEMELHANTES AQUELES QUE COMPÕEM O ACERVO DO LEM. PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, OS BOLSISTAS UTILIZARAM OUTROS RECURSOS, COMO O QUIZ MATEMÁTICO E O BINGO COM TABUADA. NOTOU-SE QUE CONFORME AS OFICINAS IAM SENDO EXECUTADAS A INTERAÇÃO ENTRE BOLSISTAS/ALUNOS E ENTRE ALUNO/ALUNO FOI CRESCENDO, POIS NO INÍCIO OS ALUNOS DEMONSTRARAM DIFICULDADE PARA PERMANECER COM OS ÁUDIOS E CÂMERAS LIGADOS, O QUE FOI SENDO SUPERADO NO DECORRER DO PROJETO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS ERAM MAIS PARTICIPATIVOS QUANDO OS BOLSISTAS CONSEGUIAM TRABALHAR O CONTEÚDO RELACIONADO COM UM RECURSO DO LEM. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA ISSO FORAM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELO FORMATO REMOTO, TAIS COMO: DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET; FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS; LIMITAÇÕES QUANTO À CONSTRUÇÃO DOS RECURSOS DO LEM, POIS ALGUNS RECURSOS UTILIZADOS PARA EXPLICAÇÃO DE CONTEÚDOS UM POUCO MAIS COMPLEXOS NÃO SÃO POSSÍVEIS DE SEREM RECRIADOS COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, ENTRE OUTROS. III) EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO: OBSERVOU-SE QUE OS BOLSISTAS E A COORDENADORA DO PROJETO TINHAM O CUIDADO DE FAZEREM REUNIÕES SEMANAIS PARA DISCUTIR SOBRE A EXECUÇÃO DAS OFICINAS, AVALIAR SE OS MATERIAIS E CONTEÚDOS SELECIONADOS ERAM OS MAIS ADEQUADOS E PARA FAZEREM MUDANÇAS QUANDO NECESSÁRIO. NOTOU-SE QUE A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS FOI SOB DUAS PERSPECTIVAS: A) SOB A ÓTICA DOS DISCENTES: OS BOLSISTAS ELABORARAM FORMULÁRIOS, NO APLICATIVO GOOGLE FORMS, CONTENDO ALGUMAS QUESTÕES SOBRE COMO OS ALUNOS AVALIAVAM AS OFICINAS, SE ELES TINHAM ALGUMA SUGESTÃO PARA MELHORÁ-LAS E SE OS RECURSOS DO LEM OS AJUDAVAM A TER UMA COMPREENSÃO MELHOR DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, ENTRE OUTRAS. VALE FRISAR QUE ESSE ESPAÇO DE SUGESTÕES PODE TER CONTRIBUÍDO PARA AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DURANTE AS OFICINAS, POIS NOTOU-SE QUE COM ISSO OS ALUNOS SE SENTIAM MAIS À VONTADE PARA SE EXPRESSAR E EXPOR SUAS DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS; B) SOB A ÓTICA DOS BOLSISTAS: ELES ELABORARAM ALGUNS FORMULÁRIOS COM QUESTÕES ABORDANDO OS CONTEÚDOS TRABALHADOS PARA QUE OS ALUNOS RESPONDESSEM, POIS ASSIM PODIAM AVALIAR SE OS ESTUDANTES ESTAVAM COMPREENDENDO OS CONTEÚDOS. PORÉM, É IMPORTANTE FRISAR QUE O PRINCIPAL INDICADOR QUE OS BOLSISTAS UTILIZAVAM PARA FAZER ESSA AVALIAÇÃO ERA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, POIS FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE ELES SEMPRE TENTAVAM MANTER UM DIÁLOGO CONSTANTE COM OS DISCENTES E BUSCAVAM FERRAMENTAS NOVAS A FIM DE DESPERTAREM A ATENÇÃO E O INTERESSE DOS PARTICIPANTES NOS MOMENTOS SÍNCRONOS, POIS UMA DAS DIFICULDADES CONSTATADAS NO MEIO REMOTO É A FALTA DE CONCENTRAÇÃO DOS EDUCANDOS NO MOMENTO DAS AULAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE AS AÇÕES NO FORMATO REMOTO NÃO SUBSTITUEM O FORMATO PRESENCIAL E DEIXAM LACUNAS QUANTO AOS OBJETIVOS OBSERVADOS NA VERSÃO ORIGINAL DO PROJETO, POR IMPOSSIBILITAR A IDA ÀS ESCOLAS LEVANDO O LEM E A INSERÇÃO REAL NESSES ESPAÇOS. PORÉM, ELAS TÊM CONTRIBUÍDO PARA QUE MUITOS ALUNOS TENHAM ACESSO À APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A VIVÊNCIA DE NOVAS EXPERIÊNCIAS DAS QUAIS SE DISTANCIARAM COM CONTEXTO PANDÊMICO, MESMO QUE SEJA POR MEIO VIRTUAL. ALÉM DISSO, ALCANÇOU-SE ALUNOS DE ESCOLAS PERIFÉRICAS E DE OUTROS MUNICÍPIOS O QUE, TALVEZ, NÃO FOSSE POSSÍVEL FAZER DE FORMA PRESENCIAL, O QUE PODE SER MANTIDO NO FORMATO REMOTO MESMO QUANDO DO RETORNO AO PRESENCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID63925022022191645.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA DO CARMO MORAIS" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.morais@unifesspa.e" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }