A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85117 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 206 "titulo" => "A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK" "resumo" => "AS TDIC EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES EM DIVERSOS ?MBITOS DE NOSSA SOCIEDADE. NA EDUCA??O, SUA INCLUS?O PASSA DE UMA NECESSIDADE PARA UMA URG?NCIA, FAZENDO COM QUE, SEJA NECESS?RIA UMA ADEQUA??O NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DE ACORDO JUNIOR, MARTINS E VOIGT (2021) CABE A N?S, EDUCANDOS, REFLETIR SOBRE A INSER??O DAS TDIC NEM NOSSAS PR?TICAS EDUCATIVAS. CONSIDERANDO AS MUDAN?AS QUE VEM OCORRENDO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE, O USO DOS CELULARES EST? CADA VEZ MAIS PRESENTE EM SALA DE AULA. NEGAR SUA EXIST?NCIA OU COIBIR O USO DESTE DISPOSITIVO EM SALA DE AULA, N?O ? MAIS UMA OP??O VI?VEL. DE ACORDO COM MACEDO (2019), OS CELULARES SMARTPHONES PODEM SER COMPREENDIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO UMA DAS DIFERENTES LINGUAGENS A SEREM TRABALHADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE, ? UM DISPOSITIVO QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E DO COTIDIANO DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES. DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO. COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TDCI, PRÁTICAS ESCOLARES, TIKTOK, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA105_ID20624012022105727.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE LUANA ROSINSKI" "autor_nome_curto" => "GABI" "autor_email" => "gabiluana@hotmail.com" "autor_ies" => "UDESC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85117 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 206 "titulo" => "A POTENCIALIDADE DAS LINGUAGENS TECNOLÓGICAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: O USO DO APLICATIVO TIKTOK" "resumo" => "AS TDIC EST?O CADA VEZ MAIS PRESENTES EM DIVERSOS ?MBITOS DE NOSSA SOCIEDADE. NA EDUCA??O, SUA INCLUS?O PASSA DE UMA NECESSIDADE PARA UMA URG?NCIA, FAZENDO COM QUE, SEJA NECESS?RIA UMA ADEQUA??O NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. DE ACORDO JUNIOR, MARTINS E VOIGT (2021) CABE A N?S, EDUCANDOS, REFLETIR SOBRE A INSER??O DAS TDIC NEM NOSSAS PR?TICAS EDUCATIVAS. CONSIDERANDO AS MUDAN?AS QUE VEM OCORRENDO NO AMBIENTE ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE, PODEMOS AFIRMAR QUE, O USO DOS CELULARES EST? CADA VEZ MAIS PRESENTE EM SALA DE AULA. NEGAR SUA EXIST?NCIA OU COIBIR O USO DESTE DISPOSITIVO EM SALA DE AULA, N?O ? MAIS UMA OP??O VI?VEL. DE ACORDO COM MACEDO (2019), OS CELULARES SMARTPHONES PODEM SER COMPREENDIDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL COMO UMA DAS DIFERENTES LINGUAGENS A SEREM TRABALHADAS E EXPLORADAS EM SALA DE AULA, TENDO EM VISTA QUE, ? UM DISPOSITIVO QUE FAZ PARTE DA LINGUAGEM E DO COTIDIANO DAS CRIAN?AS E ADOLESCENTES. DENTRO DESTES DISPOSITIVOS, ENCONTRAMOS UM LEQUE DE APLICATIVOS, QUE S?O VISITADOS PELOS ESTUDANTES DURANTE BOAS HORAS DE SEUS DIAS. UM DOS APLICATIVOS QUE MAIS VEM FAZENDO SUCESSO ? O TIKTOK, QUE EST? DISPON?VEL PARA SISTEMAS OPERACIONAIS ANDROID E IOS E PERMITE A CRIA??O DE V?DEO ENTRE 15 A 60 SEGUNDA, OU SEJA, V?DEOS CURTOS.. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021A) O TIKTOK SE TORNOU, ATUALMENTE, O APLICADO MAIS BAIXADO NO MUNDO, SUPERANDO O FACEBOOK E O INSTAGRAM, E CONTA COM MAIS DE 800 MILH?ES DE USU?RIOS ATIVOS, QUE S?O CONHECIDOS COMO TIKTOKER?S. O APLICATIVO, QUE CHEGOU AO BRASIL EM 2019, TEM COMO USU?RIOS, EM SUA MAIORIA (CERCA DE 70%), JOVENS ENTRE 13 E 25 ANOS, QUE GRAVAM E ASSISTEM A V?DEOS DE HUMOR, DUBLAGEM, M?SICAS, FILMES, S?RIES E CURIOSIDADES. DE ACORDO COM MONTEIRO (2021B), COM A PANDEMIA CAUSADA PELA CORONA V?RUS, A NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL POTENCIALIZOU O USO DE TDIC?S, ASSIM COMO OS AMBIENTES ESCOLARES PRECISARAM SE ADAPTAR REPENTINAMENTE PARA AMBIENTES VIRTUAIS, O CONSUMO DE APLICATIVOS DE FOTOS E V?DEOS SE INTENSIFICOU, POIS O, O AMBIENTE VIRTUAL SE TORNOU A ?NICA MANEIRA POSS?VEL DE SOCIALIZA??O. DE ACORDO COM LIMA (2020), DIANTE DESTE CEN?RIO, SE TORNOU NECESS?RIO E AINDA MAIS URGENTE RESSIGNIFICAR O FAZER PEDAG?GICO. ATRAV?S DO USO DE APLICATIVOS COMO O TIKTOK, ALIADOS AOS COMPONENTES CURRICULARES, ? POSS?VEL TRAZER O PROTAGONISMO E A AUTONOMIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, OPORTUNIZANDO DI?LOGOS COM A LINGUAGEM TECNOL?GICA QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. ENTENDE-SE QUE O USO DE DISPOSITIVOS TECNOL?GICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PROPORCIONA E POTENCIALIZA A BUSCA E A COMPREENS?O DE NOVOS CONHECIMENTOS, VISTO QUE PROMOVE UM AMBIENTE INTERATIVO QUE OPORTUNIZA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NOVAS FORMAS DE CONSTRUIR O CONHECIMENTO GEOGR?FICO EM SALA DE AULA. TONINI (2014), AFIRMA QUE O USO DE APLICATIVOS ATRAV?S DOS SMARTPHONES RESULTARAM EM UMA NOVA MANEIRA DE VIVER E PROCESSAR INFORMA??ES, SUBJETIVIDADES E PENSAMENTOS, N?O S? NO AMBIENTE FAMILIAR MAS TAMB?M NA MANEIRA EM QUE SE APRENDE NA ESCOLA. APLICATIVOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, COMO O TIKTOK, PODEM SER UTILIZADAS EM SALA DE AULA E NO AMBIENTE ESCOLAR DE MODO QUE CORROBOREM PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, N?O APENAS PARA COMPLEMENTAR ATIVIDADES E PROPOSTAS ESCOLARES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDCI) FAVORECEM AS POSSIBILIDADES E NOVAS FORMAS DE APRENDER GEOGRAFIA, ESTABELECEM E CONSTROEM NOVAS LINGUAGENS QUE COMPLETAM E AMPLIAM AS DIVERSIDADES PRESENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO EXP?E UMA PR?TICA REALIZADA NO NONO ANO, DURANTE O ANO DE 2021, EM UMA ESCOLA P?BLICA DO MUNIC?PIO DE BLUMENAU. SEGUNDO MONTEIRO (2020), O TIKTOK PODE SER UTILIZADO MUITO AL?M DE APENAS PARA A DIVERS?O, L?, PODEMOS ENCONTRAMOS CONTE?DOS CRIATIVOS QUE PODEM PROPORCIONAR AOS SEUS USU?RIOS INTEGRA??O E DESENVOLVIMENTO CRIATIVO. O TIKTOK PODE AINDA, SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE AVALIA??O DE APRENDIZAGEM, SENDO ASSIM, BUSCANDO ALCAN?AR E MOTIVAR OS ESTUDANTES, TRAZEMOS EM ESTE TRABALHO, UMA PROPOSTA DE OFICINA QUE TEVE COMO OBJETIVO A CRIA??O DE V?DEOS DENTRO DO APLICATIVO TIKTOK. FAZENDO A NECESS?RIA PONTE COM OS COMPONENTES CURRICULARES, ALIAMOS O O CONTE?DO CURRICULAR DE SOBRE O CONTINENTE ASI?TICO, PROPONDO AOS MESMOS QUE CRIASSEM V?DEOS CURTOS TRAZENDO CURIOSIDADES SOBRE ALGUNS DOS PA?SES QUE COMP?E O CONTINENTE ASI?TICO. OS ESTUDANTES SE SEPARARAM EM GRUPO DE NO M?XIMO 4 PARTICIPANTES, SORTEARAM UM DOS PA?SES ASI?TICOS E COME?ARAM SUAS CRIA??ES. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, UTILIZARAM SEUS CELULARES SMATPHONES PARA FAZER UMA BUSCA NA INTERNET DE CURIOSIDADES E CARACTER?STICAS DOS PA?SES QUE HAVIAM SORTEADO. COM SUAS PESQUISAS, DISCUTIMOS ACERCA DA IMPORT?NCIA DE SE MONTAR UM ROTEIRO QUANDO ABORDAMOS A PRODU??O DE MATERIAIS ?UDIO VISUAIS, ENT?O, INICIAMOS O MOMENTO EM QUE OS GRUPOS SOCIALIZAVAM AS CURIOSIDADES ENCONTRADAS SOBRE SEUS PA?SES E DECIDIAM O QUE ENTRARIA NO V?DEO, BEM COMO, QUAIS SERIAM OS ELEMENTOS DO V?DEO (CEN?RIO, LUZ, PARTICIPANTES, ORDEM DAS FALAS). EM SEGUIDA, DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, E N?O S? NA SALA DE AULA, TIVEMOS A GRAVA??O DOS V?DEOS CONFORME PLANEJAMENTO NOS ROTEIROS, OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA EXPLORAR TODO O AMBIENTE ESCOLAR E DECIDIR QUAL SERIA MAIS ADEQUADO PARA SUAS PRODU??ES. SEGUINDO O TRABALHO, OS ESTUDANTES TIVERAM UMA SEMANA PARA FAZEREM AJUSTES DE EDI??O, TENDO EM VISTA QUE O TEMPO FINAL DOS V?DEOS S?O CURTOS, A GRANDE MAIORIA USA TRUQUES DE EDI??O EM SEU ANDAMENTO. AO RETORNAREM COM O V?DEO, NA SEMANA SEGUINTE AO AMBIENTE ESCOLAR, FIZERAM O ENVIO DO V?DEO. COM OS V?DEOS, MONTAMOS UMA SESS?O DE EXPOSI??O, NA QUAL OS ESTUDANTES VISUALIZARAM OS TRABALHOS DE TODA A TURMA. COMO RESULTADO, COMPREENDEU-SE QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), COMO OS CELULARES, S?O FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS QUE FAZEM PARTE, COTIDIANAMENTE, DA VIDA DE DIVERSOS ESTUDANTES E PROPORCIONAM DIFERENTES FORMAS DE COMUNICA??O, INTERA??O E AT? MESMO RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA ERA DIGITAL E TECNOL?GICA, QUE VEMOS EMERGIR NA CONTEMPORANEIDADE, ? NECESS?RIO SUPERAR AS AULAS DE GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMORIZA??O DE INFORMA??ES SOLTAS SOBRE OS ASPECTOS F?SICOS E HUMANOS DOS CONTE?DOS ABORDADOS, MAS SIM CONSIDERANDO A CI?NCIA E O ESPA?O GEOGR?FICO DE UMA FORMA MAIS COMPLEXA, RECHEADO DE RELA??ES SOCIAIS, POL?TICAS, CULTURAIS E ECON?MICAS. ? PRECISO ENT?O, PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES CONDI??ES E INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAM CONSTRUIR CONHECIMENTOS A PARTIR DOS CONTEXTOS REAIS E DAS DIN?MICAS SOCIOESPACIAIS QUE ELES PR?PRIOS VIVENCIAM NO ESPA?O." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, TDCI, PRÁTICAS ESCOLARES, TIKTOK, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA105_ID20624012022105727.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE LUANA ROSINSKI" "autor_nome_curto" => "GABI" "autor_email" => "gabiluana@hotmail.com" "autor_ies" => "UDESC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }