ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO: PERCEPÇÕES
DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85104 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 608 "titulo" => """ ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO: PERCEPÇÕES \r\n DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO 9º ANO DO ENSINO \r\n FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA """ "resumo" => "A JUSTIFICATIVA PARA ESTA PESQUISA OCORREU A PARTIR DO MOMENTO QUE, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, FOI DECRETADO O FECHAMENTO DE ESCOLAS NO BRASIL, FAZENDO MUITAS DELAS OPTAREM PELO FORMATO DE AULAS REMOTAS VISANDO EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS. PORÉM, VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SURGIRAM, E UM DELES FOI RELACIONADO AO PREPARO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAREM NESTE FORMATO. E, ASSIM, FOMOS OUVI-LOS PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES ESTÃO ENFRENTANDO ESSE PERÍODO. COMO OBJETIVO GERAL BUSCAMOS “ANALISAR OS DIZERES DOS PROFESSORES ACERCA DE SUAS PERCEPÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ”. DENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE NOSSO ESTUDO, TEMOS: CAZAL (2021), DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SANTOS ET AL. (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). PARA AS AULAS NO FORMATO REMOTO TORNOU-SE INDISPENSÁVEL O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PELO PROFESSOR. ESSE PONTO PASSOU A SER CONSIDERADO UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, PORQUE O ENSINO DE MATEMÁTICA NESTE FORMATO REQUER OUTRAS APRENDIZAGENS ALÉM DO CONTEÚDO, OU SEJA, TORNOU-SE NECESSÁRIO APRENDER A SELECIONAR E UTILIZAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE PROPICIEM APRENDIZAGEM. COMO METODOLOGIA PARA REALIZAR ESTA PESQUISA OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA COLETAR OS DADOS, ELABORAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE COMBINA PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, PERMITINDO QUE O ENTREVISTADO TENHA LIBERDADE PARA RESPONDÊ-LAS, SEM FICAR PRESO A PERGUNTA FORMULADA (MINAYO, 2007). O ROTEIRO DA ENTREVISTA CONTINHA PERGUNTAS DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS: I) PERFIL E ATUAÇÃO DOS DOCENTES E; II) PERCEPÇÕES E PRÁTICAS REFERENTES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO PARÁ. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E NESTE TRABALHO, EM RESPEITO À ÉTICA, RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET COM CADA PROFESSOR INDIVIDUALMENTE, EM HORÁRIOS PREVIAMENTE AGENDADOS. PARA O TRATAMENTO DOS DADOS, USAMOS OS TRÊS PROCEDIMENTOS DETERMINADOS POR MINAYO (2007) QUE SÃO: ORDENAÇÃO DE DADOS, CLASSIFICAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE PROPRIAMENTE DITA. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS E ANALISADOS DESTACAMOS ALGUNS, A SABER: I) QUANTO AO PERFIL DOS PROFESSORES: TODOS MINISTRAM AULAS DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÃO GRADUADOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CONCURSADOS EM MATEMÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARABÁ, NO PARÁ, TRABALHAM PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED) E SUAS IDADES VARIAM ENTRE 28 E 44 ANOS. II) EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 9º ANO, IRÃO PARA O ENSINO MÉDIO EM 2022 COM CARÊNCIAS DE CONTEÚDOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO. DESTACAMOS A FALA DA PROFESSORA LETÍCIA (2021) POR AFIRMAR QUE “OS ALUNOS NÃO TERÃO DESENVOLVIDO AS HABILIDADES REFERENTES AO 8° E NEM AO 9° ANO ANTES DE INGRESSAREM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”. III) NO QUE TANGE À REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIREM COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM DIZER QUE ELAS ACONTECERAM NAS ESCOLAS E/OU REDE DE ENSINO EM QUE TRABALHAM. NESSE SENTIDO, DESTACAMOS O PROFESSOR LUÍS (2021) QUE RELATOU QUE “REALIZOU E AINDA ESTÁ REALIZANDO, POIS, TODO MÊS NÓS TEMOS REUNIÃO PARA TRABALHAR TANTO COM A PARTE PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO TAMBÉM COM OS NOSSOS FORMADORES DE MATEMÁTICA”. ESSAS REUNIÕES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM TRAÇAR ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA O ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO QUE NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA ESSA FUNÇÃO. IV) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, SÃO O GOOGLE MEET, PARA AS AULAS REMOTAS SÍNCRONAS, E O WHATSAPP, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS EM QUE SÃO REPASSADAS AS ORIENTAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES AOS ALUNOS. OUTROS RECURSOS CITADOS, PORÉM, EM MENOR USO, FORAM: APLICATIVO ZOOM, GOOGLE CLASSROOM E GOOGLE DRIVE. V) SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES RAIMUNDA, JOSÉ, VANESSA E LUÍS, SÃO DEIXADAS MUITAS LACUNAS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E AS PARTICIPAÇÕES NAS AULAS SÃO PEQUENAS. MAS, AINDA ASSIM, ALGUNS PROFESSORES, AVALIAM QUE CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM “É BOA, POIS NÓS NÃO CONSEGUIMOS ATINGIR OS 100%, PRINCIPALMENTE [...] POR CAUSA DA INTERNET, QUE NÃO É DE BOA QUALIDADE DENTRO DO NOSSO MUNICÍPIO [...]” (LUIS, 2021). ESSE PROFESSOR EXEMPLIFICOU QUE “NA ESCOLA ONDE TRABALHO TEM UMA FAMÍLIA QUE TEM OITO FILHOS E APENAS UM APARELHO CELULAR NA CASA”. ESSA SITUAÇÃO DEMONSTRA A DIFICULDADE QUE MUITAS FAMÍLIAS TIVERAM EM SE ORGANIZAR PARA AULAS NESSE FORMATO. VI) EM RELAÇÃO AO APOIO DA FAMÍLIA DESSES ALUNOS NO TEMPO DE PANDEMIA, CONSTATAMOS QUE É ESCASSO, POIS DE ACORDO COM OS PROFESSORES, MUITOS PAIS NÃO ESTÃO DANDO O SUPORTE QUE OS ALUNOS REALMENTE PRECISAM NESSE PERÍODO DE AULAS REMOTAS. NESSE SENTIDO, RAIMUNDA (2021) AFIRMA QUE “TEM POUQUÍSSIMOS PAIS QUE REALMENTE ACOMPANHAM, QUE VEEM SE SEUS FILHOS ESTÃO PARTICIPANDO DAS AULAS. [...] ENTÃO, NÃO VEJO MUITO ESSE ACOMPANHAMENTO, ATÉ MESMO PORQUE A MAIORIA DOS PAIS TRABALHAM”. RESSALTAMOS QUE ESSE APOIO E ACOMPANHAMENTO DOS PAIS É INDISPENSÁVEL NESSE FORMATO DE ENSINO. VII) QUANTO ÀS SUGESTÕES PARA O MUNICÍPIO, CASO UMA SITUAÇÃO DESSA VOLTE A ACONTECER ESTEJAM MAIS PREPARADOS, CADA PROFESSOR DEU UMA DIFERENTE SUGESTÃO, SENDO QUE ALGUMAS FORAM VOLTADAS À IMPLEMENTAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO INTERNET E FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A SOCIEDADE (PRINCIPALMENTE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO). E COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PODEMOS NOTAR QUE, DE ACORDO COM OS PROFESSORES, O ENSINO REMOTO, APESAR DE TER SIDO UMA ALTERNATIVA VÁLIDA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM SEM AULAS, TEVE PROBLEMAS, SENDO OS MAIORES DELES: A ESCASSEZ DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E FALTA DE ACESSO À INTERNET. SEM ESSES RECURSOS, MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM ACOMPANHAR AS AULAS E SEGUIRAM PARA O ANO E/OU ETAPA POSTERIOR SEM TER OBTIDOS OS CONHECIMENTOS MÍNIMOS DOS CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA PROSSEGUIR. ISSO PODE SER UM FATOR A CONTRIBUIR PARA QUE O ALUNO ENFRENTE DIFICULDADES AINDA MAIORES EM TODAS AS DISCIPLINAS E, PRINCIPALMENTE, NA MATEMÁTICA QUE REQUER O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE SÃO AMPLIADAS A CADA ANO E/OU ETAPA ESCOLAR QUE OS ALUNOS AVANÇAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID60802032022221512.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE CÂNDIDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipecandido@unifesspa.e" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85104 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 608 "titulo" => """ ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO: PERCEPÇÕES \r\n DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO 9º ANO DO ENSINO \r\n FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA """ "resumo" => "A JUSTIFICATIVA PARA ESTA PESQUISA OCORREU A PARTIR DO MOMENTO QUE, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, FOI DECRETADO O FECHAMENTO DE ESCOLAS NO BRASIL, FAZENDO MUITAS DELAS OPTAREM PELO FORMATO DE AULAS REMOTAS VISANDO EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS. PORÉM, VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SURGIRAM, E UM DELES FOI RELACIONADO AO PREPARO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAREM NESTE FORMATO. E, ASSIM, FOMOS OUVI-LOS PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES ESTÃO ENFRENTANDO ESSE PERÍODO. COMO OBJETIVO GERAL BUSCAMOS “ANALISAR OS DIZERES DOS PROFESSORES ACERCA DE SUAS PERCEPÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ”. DENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE NOSSO ESTUDO, TEMOS: CAZAL (2021), DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SANTOS ET AL. (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). PARA AS AULAS NO FORMATO REMOTO TORNOU-SE INDISPENSÁVEL O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PELO PROFESSOR. ESSE PONTO PASSOU A SER CONSIDERADO UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, PORQUE O ENSINO DE MATEMÁTICA NESTE FORMATO REQUER OUTRAS APRENDIZAGENS ALÉM DO CONTEÚDO, OU SEJA, TORNOU-SE NECESSÁRIO APRENDER A SELECIONAR E UTILIZAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE PROPICIEM APRENDIZAGEM. COMO METODOLOGIA PARA REALIZAR ESTA PESQUISA OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA COLETAR OS DADOS, ELABORAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE COMBINA PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, PERMITINDO QUE O ENTREVISTADO TENHA LIBERDADE PARA RESPONDÊ-LAS, SEM FICAR PRESO A PERGUNTA FORMULADA (MINAYO, 2007). O ROTEIRO DA ENTREVISTA CONTINHA PERGUNTAS DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS: I) PERFIL E ATUAÇÃO DOS DOCENTES E; II) PERCEPÇÕES E PRÁTICAS REFERENTES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO PARÁ. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E NESTE TRABALHO, EM RESPEITO À ÉTICA, RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET COM CADA PROFESSOR INDIVIDUALMENTE, EM HORÁRIOS PREVIAMENTE AGENDADOS. PARA O TRATAMENTO DOS DADOS, USAMOS OS TRÊS PROCEDIMENTOS DETERMINADOS POR MINAYO (2007) QUE SÃO: ORDENAÇÃO DE DADOS, CLASSIFICAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE PROPRIAMENTE DITA. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS E ANALISADOS DESTACAMOS ALGUNS, A SABER: I) QUANTO AO PERFIL DOS PROFESSORES: TODOS MINISTRAM AULAS DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÃO GRADUADOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CONCURSADOS EM MATEMÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARABÁ, NO PARÁ, TRABALHAM PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED) E SUAS IDADES VARIAM ENTRE 28 E 44 ANOS. II) EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 9º ANO, IRÃO PARA O ENSINO MÉDIO EM 2022 COM CARÊNCIAS DE CONTEÚDOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO. DESTACAMOS A FALA DA PROFESSORA LETÍCIA (2021) POR AFIRMAR QUE “OS ALUNOS NÃO TERÃO DESENVOLVIDO AS HABILIDADES REFERENTES AO 8° E NEM AO 9° ANO ANTES DE INGRESSAREM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”. III) NO QUE TANGE À REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIREM COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM DIZER QUE ELAS ACONTECERAM NAS ESCOLAS E/OU REDE DE ENSINO EM QUE TRABALHAM. NESSE SENTIDO, DESTACAMOS O PROFESSOR LUÍS (2021) QUE RELATOU QUE “REALIZOU E AINDA ESTÁ REALIZANDO, POIS, TODO MÊS NÓS TEMOS REUNIÃO PARA TRABALHAR TANTO COM A PARTE PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO TAMBÉM COM OS NOSSOS FORMADORES DE MATEMÁTICA”. ESSAS REUNIÕES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM TRAÇAR ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA O ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO QUE NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA ESSA FUNÇÃO. IV) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, SÃO O GOOGLE MEET, PARA AS AULAS REMOTAS SÍNCRONAS, E O WHATSAPP, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS EM QUE SÃO REPASSADAS AS ORIENTAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES AOS ALUNOS. OUTROS RECURSOS CITADOS, PORÉM, EM MENOR USO, FORAM: APLICATIVO ZOOM, GOOGLE CLASSROOM E GOOGLE DRIVE. V) SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES RAIMUNDA, JOSÉ, VANESSA E LUÍS, SÃO DEIXADAS MUITAS LACUNAS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E AS PARTICIPAÇÕES NAS AULAS SÃO PEQUENAS. MAS, AINDA ASSIM, ALGUNS PROFESSORES, AVALIAM QUE CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM “É BOA, POIS NÓS NÃO CONSEGUIMOS ATINGIR OS 100%, PRINCIPALMENTE [...] POR CAUSA DA INTERNET, QUE NÃO É DE BOA QUALIDADE DENTRO DO NOSSO MUNICÍPIO [...]” (LUIS, 2021). ESSE PROFESSOR EXEMPLIFICOU QUE “NA ESCOLA ONDE TRABALHO TEM UMA FAMÍLIA QUE TEM OITO FILHOS E APENAS UM APARELHO CELULAR NA CASA”. ESSA SITUAÇÃO DEMONSTRA A DIFICULDADE QUE MUITAS FAMÍLIAS TIVERAM EM SE ORGANIZAR PARA AULAS NESSE FORMATO. VI) EM RELAÇÃO AO APOIO DA FAMÍLIA DESSES ALUNOS NO TEMPO DE PANDEMIA, CONSTATAMOS QUE É ESCASSO, POIS DE ACORDO COM OS PROFESSORES, MUITOS PAIS NÃO ESTÃO DANDO O SUPORTE QUE OS ALUNOS REALMENTE PRECISAM NESSE PERÍODO DE AULAS REMOTAS. NESSE SENTIDO, RAIMUNDA (2021) AFIRMA QUE “TEM POUQUÍSSIMOS PAIS QUE REALMENTE ACOMPANHAM, QUE VEEM SE SEUS FILHOS ESTÃO PARTICIPANDO DAS AULAS. [...] ENTÃO, NÃO VEJO MUITO ESSE ACOMPANHAMENTO, ATÉ MESMO PORQUE A MAIORIA DOS PAIS TRABALHAM”. RESSALTAMOS QUE ESSE APOIO E ACOMPANHAMENTO DOS PAIS É INDISPENSÁVEL NESSE FORMATO DE ENSINO. VII) QUANTO ÀS SUGESTÕES PARA O MUNICÍPIO, CASO UMA SITUAÇÃO DESSA VOLTE A ACONTECER ESTEJAM MAIS PREPARADOS, CADA PROFESSOR DEU UMA DIFERENTE SUGESTÃO, SENDO QUE ALGUMAS FORAM VOLTADAS À IMPLEMENTAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO INTERNET E FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A SOCIEDADE (PRINCIPALMENTE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO). E COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PODEMOS NOTAR QUE, DE ACORDO COM OS PROFESSORES, O ENSINO REMOTO, APESAR DE TER SIDO UMA ALTERNATIVA VÁLIDA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM SEM AULAS, TEVE PROBLEMAS, SENDO OS MAIORES DELES: A ESCASSEZ DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E FALTA DE ACESSO À INTERNET. SEM ESSES RECURSOS, MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM ACOMPANHAR AS AULAS E SEGUIRAM PARA O ANO E/OU ETAPA POSTERIOR SEM TER OBTIDOS OS CONHECIMENTOS MÍNIMOS DOS CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA PROSSEGUIR. ISSO PODE SER UM FATOR A CONTRIBUIR PARA QUE O ALUNO ENFRENTE DIFICULDADES AINDA MAIORES EM TODAS AS DISCIPLINAS E, PRINCIPALMENTE, NA MATEMÁTICA QUE REQUER O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE SÃO AMPLIADAS A CADA ANO E/OU ETAPA ESCOLAR QUE OS ALUNOS AVANÇAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, PROFESSORES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID60802032022221512.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE CÂNDIDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipecandido@unifesspa.e" "autor_ies" => "UNIFESSPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }