Este artigo analisa a diversidade cultural na escola pública francesa a partir do filme “Entre os Muros da Escola” (2008, dir. Laurent Cantet) e tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a necessidade da construção de uma educação inclusiva com qualidade e com respeito às diferenças existentes em sala de aula, abrangendo desde a Gestão da escola ao professor em sala de aula. A partir do personagem central professor Marín, analisamos as interações entre aluno-aluno e alunos-professores mediadas pelo currículo escolar, e a verificação das relações de conflitos entre ambos, devido não haver a valorização e o respeito pela diversidade cultural do corpo discente em sala de aula, neste sentido, contribui para o processo de exclusão na instituição educacional. No entanto, o filme reconstrói o cotidiano de uma sala de aula de francês do ensino médio, e permite analisar de forma crítica o currículo proposto e a necessidade do planejamento educacional para a inclusão de ações educativas multiculturais objetivando a construção de propostas pedagógicas que privilegiem conteúdos significativos aos jovens oriundos de vários grupos étnicos, favorecendo a motivação e o avanço no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a fundamentação teórica das imagens analisadas, destacamos os conceitos e argumentos de: currículo nacional e conhecimento oficial (APPLE, 1994), educação multicultural (CANDAU, 2002; SILVA, 1994), a escola como espaço de cultura (DAYRELL, 1996), educação e tecnicismo (DOLL, 2002), o humanismo em educação (SAVIANI, 2008), e currículo escolar crítico (MOREIRA, 1994).PALAVRAS-CHAVE: Diversidade cultural; Escola Pública; Cinema.