Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – CONCEITOS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: ALFABETIZAR, CONHECIMENTO EMPÍRICO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8486
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 531
    "inscrito_id" => 3108
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – CONCEITOS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "A presente pesquisa tencionou uma melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento, examinando as múltiplas facetas, a inevitável integração das variadas abordagens teóricas no estudo desse fenômeno, e por fim, os diferentes condicionantes sócio-culturais na esfera escolar. Vislumbramos conhecer como o infante afere o que já domina; diagnosticando os estágios de conhecimento, trabalhando o propósito comunicativo dos textos e a forma como os mesmos se apresentam na vida real, como desenvolvem comportamentos leitores e escritores, estabelecemos metodologias com o intuito de conhecer o objeto de estudo e adequar a ação, buscando privilegiar recursos didáticos que envolvem seus interesses e traços culturais.Utilizamos como materiais, ficha de diagnóstico de leitura, livros literários, lousa, papel, cartazes, músicas, alfabeto móvel. O método utilizado foi o de promover para a turma o contato com diversos gêneros literários, criando situações de leitura, escrita e produção textual.Reconhecemos a natureza multifacetada dos processos de alfabetização e letramento, bem como a multiplicidade de aspectos constitutivos da vida cotidiana da sala de aula, enfatizando as implicações dos conhecimentos produzidos sobre essa temática, nas interações entre professor x aluno x metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAR, CONHECIMENTO EMPÍRICO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_49_36_idinscrito_3108_a3bdbf8368e7e05b765db9cda71934af.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOARA QUEIROZ DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "NOARA SORIEDEM"
    "autor_email" => "noarasoriedem@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "FIP- FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8486
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 531
    "inscrito_id" => 3108
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – CONCEITOS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "A presente pesquisa tencionou uma melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento, examinando as múltiplas facetas, a inevitável integração das variadas abordagens teóricas no estudo desse fenômeno, e por fim, os diferentes condicionantes sócio-culturais na esfera escolar. Vislumbramos conhecer como o infante afere o que já domina; diagnosticando os estágios de conhecimento, trabalhando o propósito comunicativo dos textos e a forma como os mesmos se apresentam na vida real, como desenvolvem comportamentos leitores e escritores, estabelecemos metodologias com o intuito de conhecer o objeto de estudo e adequar a ação, buscando privilegiar recursos didáticos que envolvem seus interesses e traços culturais.Utilizamos como materiais, ficha de diagnóstico de leitura, livros literários, lousa, papel, cartazes, músicas, alfabeto móvel. O método utilizado foi o de promover para a turma o contato com diversos gêneros literários, criando situações de leitura, escrita e produção textual.Reconhecemos a natureza multifacetada dos processos de alfabetização e letramento, bem como a multiplicidade de aspectos constitutivos da vida cotidiana da sala de aula, enfatizando as implicações dos conhecimentos produzidos sobre essa temática, nas interações entre professor x aluno x metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAR, CONHECIMENTO EMPÍRICO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_17_49_36_idinscrito_3108_a3bdbf8368e7e05b765db9cda71934af.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NOARA QUEIROZ DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "NOARA SORIEDEM"
    "autor_email" => "noarasoriedem@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "FIP- FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A presente pesquisa tencionou uma melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento, examinando as múltiplas facetas, a inevitável integração das variadas abordagens teóricas no estudo desse fenômeno, e por fim, os diferentes condicionantes sócio-culturais na esfera escolar. Vislumbramos conhecer como o infante afere o que já domina; diagnosticando os estágios de conhecimento, trabalhando o propósito comunicativo dos textos e a forma como os mesmos se apresentam na vida real, como desenvolvem comportamentos leitores e escritores, estabelecemos metodologias com o intuito de conhecer o objeto de estudo e adequar a ação, buscando privilegiar recursos didáticos que envolvem seus interesses e traços culturais.Utilizamos como materiais, ficha de diagnóstico de leitura, livros literários, lousa, papel, cartazes, músicas, alfabeto móvel. O método utilizado foi o de promover para a turma o contato com diversos gêneros literários, criando situações de leitura, escrita e produção textual.Reconhecemos a natureza multifacetada dos processos de alfabetização e letramento, bem como a multiplicidade de aspectos constitutivos da vida cotidiana da sala de aula, enfatizando as implicações dos conhecimentos produzidos sobre essa temática, nas interações entre professor x aluno x metodologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.