O artigo Pedagogia Surda: Uma Trajetória para Educação Surda foi construído com o objetivo valorizar a prática e habilidade do sujeito na superação de limitações, tomando como base a Educação Infantil e visando a interação da criança surda com seu professor/instrutor de LIBRAS tendo como finalidade que o desenvolvimento linguístico ocorra com naturalidade facilitando o processo de aprendizagem da língua. Foi adotado o método de Estudo de Caso referido a uma análise intensiva de uma situação particular. Essa pesquisa teve como objeto de estudo um problema de natureza qualitativa, no entanto, foram utilizados dados de natureza quantitativa, de modo a complementar a coleta de dados relacionada ao problema escolhido. Os dados colhidos na pesquisa de campo mostraram que nem sempre a escola fornece a educação bilíngue aos surdos. Sendo a educação bilíngue de suma importância para a comunicação entre surdos, ouvintes e o mundo, apresentamos nas contribuições científicas deste trabalho um Plano de Ações Articuladas no sentido de incentivar as Escolas a adotarem desde a educação infantil a LIBRAS e, por conseguinte ter nas escolas um professor/instrutor da referida língua.