Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O BULLYING ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA BÁSICA: O QUE ESTÁ SENDO PUBLICADO SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES, ENFRENTAMENTO E SUPERAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108069
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 1866
    "titulo" => "O BULLYING ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA BÁSICA: O QUE ESTÁ SENDO PUBLICADO SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES, ENFRENTAMENTO E SUPERAÇÃO"
    "resumo" => "O bullying entre estudantes, evidenciado quase cotidianamente, é um dos comportamentos agressivos mais relevantes dentro do contexto escolar uma vez que ele invade a vida da criança/adolescente de maneira extremamente hostil e danosa. O conhecimento sobre as práticas de enfrentamento e superação desta violência parece essencial para a construção de um arcabouço de saberes necessários para tecer uma rede de proteção forte e confiável para crianças e adolescentes no contexto escolar. Desta maneira, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados no portal CAPES no período de 2019 a 2022, com o objetivo de analisar a produção científica brasileira a respeito das práticas de intervenção, enfrentamento e superação do bullying entre estudantes na educação básica em nosso país. Nesta pesquisa encontramos 16 artigos sobre enfrentamento ao bullying nas escolas de educação básica brasileiras publicados no portal CAPES, no período citado. A sala de aula apareceu como um espaço acolhedor e criativo para a sensibilização de crianças e adolescentes. Embora a violência entre pares tenha fortes raízes sociais, exigindo iniciativas mais amplas, os dado encontrados nesta pesquisa mostram que a escola é um espaço possível de transformação e que o protagonismo dos estudantes, parece ser um caminho para o enfrentamento desta violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1866_TB92_17052024122628.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECILIA CASSOL DALMOLIN"
    "autor_nome_curto" => "Cecilia Cassol"
    "autor_email" => "ceciliacassoldalmolin@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108069
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 1866
    "titulo" => "O BULLYING ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA BÁSICA: O QUE ESTÁ SENDO PUBLICADO SOBRE PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES, ENFRENTAMENTO E SUPERAÇÃO"
    "resumo" => "O bullying entre estudantes, evidenciado quase cotidianamente, é um dos comportamentos agressivos mais relevantes dentro do contexto escolar uma vez que ele invade a vida da criança/adolescente de maneira extremamente hostil e danosa. O conhecimento sobre as práticas de enfrentamento e superação desta violência parece essencial para a construção de um arcabouço de saberes necessários para tecer uma rede de proteção forte e confiável para crianças e adolescentes no contexto escolar. Desta maneira, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados no portal CAPES no período de 2019 a 2022, com o objetivo de analisar a produção científica brasileira a respeito das práticas de intervenção, enfrentamento e superação do bullying entre estudantes na educação básica em nosso país. Nesta pesquisa encontramos 16 artigos sobre enfrentamento ao bullying nas escolas de educação básica brasileiras publicados no portal CAPES, no período citado. A sala de aula apareceu como um espaço acolhedor e criativo para a sensibilização de crianças e adolescentes. Embora a violência entre pares tenha fortes raízes sociais, exigindo iniciativas mais amplas, os dado encontrados nesta pesquisa mostram que a escola é um espaço possível de transformação e que o protagonismo dos estudantes, parece ser um caminho para o enfrentamento desta violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 20 - Inclusão Social e Direitos humanos na Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1866_TB92_17052024122628.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CECILIA CASSOL DALMOLIN"
    "autor_nome_curto" => "Cecilia Cassol"
    "autor_email" => "ceciliacassoldalmolin@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O bullying entre estudantes, evidenciado quase cotidianamente, é um dos comportamentos agressivos mais relevantes dentro do contexto escolar uma vez que ele invade a vida da criança/adolescente de maneira extremamente hostil e danosa. O conhecimento sobre as práticas de enfrentamento e superação desta violência parece essencial para a construção de um arcabouço de saberes necessários para tecer uma rede de proteção forte e confiável para crianças e adolescentes no contexto escolar. Desta maneira, foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma revisão bibliográfica dos artigos científicos publicados no portal CAPES no período de 2019 a 2022, com o objetivo de analisar a produção científica brasileira a respeito das práticas de intervenção, enfrentamento e superação do bullying entre estudantes na educação básica em nosso país. Nesta pesquisa encontramos 16 artigos sobre enfrentamento ao bullying nas escolas de educação básica brasileiras publicados no portal CAPES, no período citado. A sala de aula apareceu como um espaço acolhedor e criativo para a sensibilização de crianças e adolescentes. Embora a violência entre pares tenha fortes raízes sociais, exigindo iniciativas mais amplas, os dado encontrados nesta pesquisa mostram que a escola é um espaço possível de transformação e que o protagonismo dos estudantes, parece ser um caminho para o enfrentamento desta violência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.