Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LIBRAS NO UNIVERSO EDUCACIONAL INCLUSIVO: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TRANSFORMAÇÕES.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108272
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 2326
    "titulo" => "LIBRAS NO UNIVERSO EDUCACIONAL INCLUSIVO: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TRANSFORMAÇÕES."
    "resumo" => "Este resumo aborda o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na promoção da educação inclusiva, concentrando-se em sua significativa contribuição para a inclusão de alunos surdos. O objetivo principal é compreender como a LIBRAS influencia o processo de inclusão de pessoas surdas, analisando os desafios, oportunidades e transformações proporcionadas pela LIBRAS no contexto educacional. Sendo assim, teóricos como: Perlin e Strobel (2014); Gesser (2009); Goldfeld (2002) e Strobel (2008) fundamentam esta produção, embasando o aporte teórico que reitera a importância da LIBRAS para comunicação, cultura e educação de pessoas surdas. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa exploratória em periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando os descritores "Inclusão", "surdez" e "Libras" para a realização das buscas, o que resultou na identificação de 22 trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Essa abordagem resultou na seleção de quatro artigos relevantes, excluindo aqueles que não se alinhavam ao escopo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a LIBRAS desempenha um papel crucial na vida dos surdos, conferindo-lhes liberdade e propiciando um processo educacional mais bem-sucedido. Destaca-se que essa língua não apenas supera barreiras comunicativas, mas também cria oportunidades educacionais mais acessíveis e igualitárias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2326_TB364_09042024214327.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANILZA DA SILVA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "Vanilza Sampaio"
    "autor_email" => "nilzaespecial2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108272
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 364
    "inscrito_id" => 2326
    "titulo" => "LIBRAS NO UNIVERSO EDUCACIONAL INCLUSIVO: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E TRANSFORMAÇÕES."
    "resumo" => "Este resumo aborda o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na promoção da educação inclusiva, concentrando-se em sua significativa contribuição para a inclusão de alunos surdos. O objetivo principal é compreender como a LIBRAS influencia o processo de inclusão de pessoas surdas, analisando os desafios, oportunidades e transformações proporcionadas pela LIBRAS no contexto educacional. Sendo assim, teóricos como: Perlin e Strobel (2014); Gesser (2009); Goldfeld (2002) e Strobel (2008) fundamentam esta produção, embasando o aporte teórico que reitera a importância da LIBRAS para comunicação, cultura e educação de pessoas surdas. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa exploratória em periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando os descritores "Inclusão", "surdez" e "Libras" para a realização das buscas, o que resultou na identificação de 22 trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Essa abordagem resultou na seleção de quatro artigos relevantes, excluindo aqueles que não se alinhavam ao escopo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a LIBRAS desempenha um papel crucial na vida dos surdos, conferindo-lhes liberdade e propiciando um processo educacional mais bem-sucedido. Destaca-se que essa língua não apenas supera barreiras comunicativas, mas também cria oportunidades educacionais mais acessíveis e igualitárias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2326_TB364_09042024214327.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANILZA DA SILVA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "Vanilza Sampaio"
    "autor_email" => "nilzaespecial2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este resumo aborda o papel essencial da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na promoção da educação inclusiva, concentrando-se em sua significativa contribuição para a inclusão de alunos surdos. O objetivo principal é compreender como a LIBRAS influencia o processo de inclusão de pessoas surdas, analisando os desafios, oportunidades e transformações proporcionadas pela LIBRAS no contexto educacional. Sendo assim, teóricos como: Perlin e Strobel (2014); Gesser (2009); Goldfeld (2002) e Strobel (2008) fundamentam esta produção, embasando o aporte teórico que reitera a importância da LIBRAS para comunicação, cultura e educação de pessoas surdas. A metodologia empregada compreendeu uma pesquisa exploratória em periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando os descritores "Inclusão", "surdez" e "Libras" para a realização das buscas, o que resultou na identificação de 22 trabalhos publicados entre os anos de 2019 e 2023. Essa abordagem resultou na seleção de quatro artigos relevantes, excluindo aqueles que não se alinhavam ao escopo do estudo. Os resultados obtidos indicam que a LIBRAS desempenha um papel crucial na vida dos surdos, conferindo-lhes liberdade e propiciando um processo educacional mais bem-sucedido. Destaca-se que essa língua não apenas supera barreiras comunicativas, mas também cria oportunidades educacionais mais acessíveis e igualitárias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.