Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA TURMA DA EJA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EJA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9274
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 950
    "inscrito_id" => 1442
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA TURMA DA EJA"
    "resumo" => "Este artigo aborda o relato de uma experiência realizada em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, com enfoque na inclusão de um aluno com deficiência intelectual. O objetivo deste estudo de natureza exploratória foi verificar e analisar os aspectos de interação e comunicação que o aluno deficiente estabeleceu com seus pares sem-deficiência. Utilizou-se as contribuições de Cavalcante e Ferreira (2011), Dantas (2012), Libório e Castro (2005), Lima e Silva (2008), Prioste et al (2006) de modo a possibilitar reflexões acerca do ambiente escolar como espaço de desenvolvimento do aluno com deficiência.  Os resultados apontaram que as presenças de estigmas perpassam as relações do aluno com seus pares. As considerações apresentaram a necessidade do compromisso da escola de modo a contribuir para a mudança do quadro excludente que ainda insiste em ocorrer dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_11_20_03_idinscrito_1442_463f3d5b6632573a5e93903de736a63c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCYLLA DIAS"
    "autor_email" => "priscylla.karollyne@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9274
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 950
    "inscrito_id" => 1442
    "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA TURMA DA EJA"
    "resumo" => "Este artigo aborda o relato de uma experiência realizada em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, com enfoque na inclusão de um aluno com deficiência intelectual. O objetivo deste estudo de natureza exploratória foi verificar e analisar os aspectos de interação e comunicação que o aluno deficiente estabeleceu com seus pares sem-deficiência. Utilizou-se as contribuições de Cavalcante e Ferreira (2011), Dantas (2012), Libório e Castro (2005), Lima e Silva (2008), Prioste et al (2006) de modo a possibilitar reflexões acerca do ambiente escolar como espaço de desenvolvimento do aluno com deficiência.  Os resultados apontaram que as presenças de estigmas perpassam as relações do aluno com seus pares. As considerações apresentaram a necessidade do compromisso da escola de modo a contribuir para a mudança do quadro excludente que ainda insiste em ocorrer dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_11_20_03_idinscrito_1442_463f3d5b6632573a5e93903de736a63c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCYLLA KAROLLYNE GOMES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCYLLA DIAS"
    "autor_email" => "priscylla.karollyne@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este artigo aborda o relato de uma experiência realizada em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, com enfoque na inclusão de um aluno com deficiência intelectual. O objetivo deste estudo de natureza exploratória foi verificar e analisar os aspectos de interação e comunicação que o aluno deficiente estabeleceu com seus pares sem-deficiência. Utilizou-se as contribuições de Cavalcante e Ferreira (2011), Dantas (2012), Libório e Castro (2005), Lima e Silva (2008), Prioste et al (2006) de modo a possibilitar reflexões acerca do ambiente escolar como espaço de desenvolvimento do aluno com deficiência. Os resultados apontaram que as presenças de estigmas perpassam as relações do aluno com seus pares. As considerações apresentaram a necessidade do compromisso da escola de modo a contribuir para a mudança do quadro excludente que ainda insiste em ocorrer dentro da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.