Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

BARREIRAS X ACESSIBILIDADE: UMA LEITURA DO AMBIENTE ESCOLAR PARA A TOTAL INCLUSÃO OU EXCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Palavra-chaves: INCLUSÃO, BARREIRAS ATITUDINAIS, ACESSIBILIDADE Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem por objetivos abordar as principais formas de barreiras recorrentes no ambiente escolar, seja um ambiente de trabalho ou de aprendizado, no que diz respeito à pessoa com deficiência e sua inclusão ou sua exclusão. Discute a opinião dos profissionais da rede municipal, a opinião de pais de discentes que frequentam a escola e dos próprios discentes sobre a frequência de pessoas com deficiência na instituição escolar além de investigar, através da análise de fotos, o que é necessário uma escola ter na forma de ambiente físico e material para atender os alunos com deficiência para o efetivo aprendizado destes alunos. Como metodologia usou se de atenta observação participante, registro escrito em diário das falas mais marcantes sobre a participação da pessoa com deficiência no ambiente escolar bem como registro dos ambientes pedagógicos com fotos. Para análise dos dados usou de bibliografia pertinente à educação inclusiva para compreensão das subjetividades das falas dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar e documentos de análise de adequação arquitetônica como NBR9050, entre outros. O ambiente escolar como sendo um ambiente de aprendizado e também formador de opinião tem direito de oferecer formação competente aos três níveis de sujeitos envolvidos na pesquisa: pais, discentes e docentes. Deve formar, conscientizar e mudar gradualmente as opiniões contrárias ao acesso da pessoa com deficiência à escola seja como discente ou profissional pois estes são detentores de direitos e deveres igual a qualquer outro cidadão.Palavras-chave: Inclusão. Barreiras atitudinais. Acessibilidade.Eixo Temático: educação especial

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