Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BILÍNGUE “LIBRAS / PORTUGUÊS”

Palavra-chaves: LIBRAS, PALAVRAS-CRUZADAS, ATIVIDADE LÚDICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9304
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1806
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BILÍNGUE “LIBRAS / PORTUGUÊS”"
    "resumo" => "Atividades lúdicas são vistas por alguns pesquisadores que descrevem sobre a educação, como uma ferramenta metodológica muito importante no processo de cognição. Buscou-se apresentar uma alternativa pedagógica para profissionais que trabalham com alunos surdos. A ferramenta lúdica “palavras-cruzadas” é uma proposta educacional que visa suprir a carência de materiais adaptados para o ensino da Libras relacionada a escrita da Língua Portuguesa. A vivência foi apresentada através de mapas de conceitos para temas e conteúdos programáticos vivenciados, onde se faz necessário a assimilação de palavras cujo significado represente o sinal grifado, porém, observando a norma correta da escrita. As gravuras foram copiladas do Dicionário Enciclopédico Ilustrado de Libras “Capovilla” (2012); e revista Mundo da Inclusão (2013). Comparou-se os dados a trabalhos realizados por Sena, Macedo e Soares (2012); Penha (2010); Quadros e Schmiedt (2006). A atividade foi realizada com intérpretes e tradutores de Libras, além de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, na sua maioria surda. Os diagramas foram formulados através do software gratuito (internet): “discoveryeducation.com/free-puzzlemaker”. O índice de acerto das palavras nos caracteres foi de 90,91%, considerando o êxito total ou incorreção de até duas palavras no tocante a 1ª etapa que se referia as “cores”; esse nível se assemelhou a da 2ª etapa simbolizada por “animais”, onde foi 87,88%. Constatou-se que o uso de palavras-cruzadas como proposta lúdica no processo de ensino-aprendizagem bilíngue Libras/Português é viável em prol do aprendizado dos alunos surdos, pois proporciona maior concentração, percepções linguísticas e articulações múltiplas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, PALAVRAS-CRUZADAS, ATIVIDADE LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_22_25_28_idinscrito_337_9c6a6860226c4bd8b13cc9be92af4765.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIANE MACHADO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MAIANE"
    "autor_email" => "maianelg@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UESSBA -"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9304
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1806
    "inscrito_id" => 337
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM BILÍNGUE “LIBRAS / PORTUGUÊS”"
    "resumo" => "Atividades lúdicas são vistas por alguns pesquisadores que descrevem sobre a educação, como uma ferramenta metodológica muito importante no processo de cognição. Buscou-se apresentar uma alternativa pedagógica para profissionais que trabalham com alunos surdos. A ferramenta lúdica “palavras-cruzadas” é uma proposta educacional que visa suprir a carência de materiais adaptados para o ensino da Libras relacionada a escrita da Língua Portuguesa. A vivência foi apresentada através de mapas de conceitos para temas e conteúdos programáticos vivenciados, onde se faz necessário a assimilação de palavras cujo significado represente o sinal grifado, porém, observando a norma correta da escrita. As gravuras foram copiladas do Dicionário Enciclopédico Ilustrado de Libras “Capovilla” (2012); e revista Mundo da Inclusão (2013). Comparou-se os dados a trabalhos realizados por Sena, Macedo e Soares (2012); Penha (2010); Quadros e Schmiedt (2006). A atividade foi realizada com intérpretes e tradutores de Libras, além de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, na sua maioria surda. Os diagramas foram formulados através do software gratuito (internet): “discoveryeducation.com/free-puzzlemaker”. O índice de acerto das palavras nos caracteres foi de 90,91%, considerando o êxito total ou incorreção de até duas palavras no tocante a 1ª etapa que se referia as “cores”; esse nível se assemelhou a da 2ª etapa simbolizada por “animais”, onde foi 87,88%. Constatou-se que o uso de palavras-cruzadas como proposta lúdica no processo de ensino-aprendizagem bilíngue Libras/Português é viável em prol do aprendizado dos alunos surdos, pois proporciona maior concentração, percepções linguísticas e articulações múltiplas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, PALAVRAS-CRUZADAS, ATIVIDADE LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_22_25_28_idinscrito_337_9c6a6860226c4bd8b13cc9be92af4765.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIANE MACHADO DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MAIANE"
    "autor_email" => "maianelg@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "CENTRO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UESSBA -"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Atividades lúdicas são vistas por alguns pesquisadores que descrevem sobre a educação, como uma ferramenta metodológica muito importante no processo de cognição. Buscou-se apresentar uma alternativa pedagógica para profissionais que trabalham com alunos surdos. A ferramenta lúdica “palavras-cruzadas” é uma proposta educacional que visa suprir a carência de materiais adaptados para o ensino da Libras relacionada a escrita da Língua Portuguesa. A vivência foi apresentada através de mapas de conceitos para temas e conteúdos programáticos vivenciados, onde se faz necessário a assimilação de palavras cujo significado represente o sinal grifado, porém, observando a norma correta da escrita. As gravuras foram copiladas do Dicionário Enciclopédico Ilustrado de Libras “Capovilla” (2012); e revista Mundo da Inclusão (2013). Comparou-se os dados a trabalhos realizados por Sena, Macedo e Soares (2012); Penha (2010); Quadros e Schmiedt (2006). A atividade foi realizada com intérpretes e tradutores de Libras, além de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, na sua maioria surda. Os diagramas foram formulados através do software gratuito (internet): “discoveryeducation.com/free-puzzlemaker”. O índice de acerto das palavras nos caracteres foi de 90,91%, considerando o êxito total ou incorreção de até duas palavras no tocante a 1ª etapa que se referia as “cores”; esse nível se assemelhou a da 2ª etapa simbolizada por “animais”, onde foi 87,88%. Constatou-se que o uso de palavras-cruzadas como proposta lúdica no processo de ensino-aprendizagem bilíngue Libras/Português é viável em prol do aprendizado dos alunos surdos, pois proporciona maior concentração, percepções linguísticas e articulações múltiplas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.