Esta pesquisa se insere no campo da formação docente e objetiva analisar as propostas de formação continuada de professores/as da rede pública estadual de Pernambuco no contexto do ensino remoto, no cenário pandêmico da COVID – 19. A vivência de um período que provocou drásticas mudanças de rotina, exigindo novas possibilidades de relações em todas as dimensões sociais, o que levou a tomada de medidas restritivas, como isolamento e distanciamento social. O estudo trata-se de uma aproximação inicial em virtude de nossa investigação acadêmica no percurso do Mestrado em Educação Contemporânea. Para fundamentar teoricamente este estudo, utilizamos abordagens de Pimenta (2012), Imbernón (2009), Freire (1996), Brasil (2020), Almeida (2020), Leal (2020), Pares (2020), Ball (2016), entre outros. Em se tratando do percurso metodológico, de cunho qualitativo, tem caráter bibliográfico e foi desenvolvido a partir da análise documental, inserindo-se no nível exploratório. Os resultados, ainda preliminares, apontam os desafios e as possibilidades da rede pública estadual de Pernambuco, no que se refere ao desenvolvimento de propostas de formação continuada para atender às necessidades emergenciais docentes frente ao novo cenário, evidenciando elementos utilizados nos processos formativos e ações realizadas a fim de ofertar aos docentes possibilidades para a manutenção do processo de ensino e aprendizagem de forma não presencial.