Artigo CONEDU - Formação de Professores

E-books

ISBN: 978-65-86901-77-1

ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DE SANTOS.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
"2022-07-12 14:36:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91091
    "edicao_id" => 242
    "trabalho_id" => 1613
    "inscrito_id" => 10272
    "titulo" => "ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DE SANTOS."
    "resumo" => "Essa pesquisa se desenvolve dentro de uma proposta de saúde e educação tendo como seu objetivo geral, “Analisar os efeitos da depressão no desenvolvimento da prática pedagogica de professores nas escolas de Santos, São Paulo”. Considerando que o adoecimento mental dos professores é um caso antigo que hoje tem se tornado uma epidemia emocional, e agora com agravantes como no caso do COVID19, as mudanças tecnológicas, a reinvenção para o ensino híbrido, todos esses pontos tem minado a saúde do professor e todo o seu potencial pedagógico em seu ambiente de trabalho. O problema da pesquisa foi: Quais as consequências da depressão no desenvolvimento da prática pedagógica de professores nas escolas da Cidade de Santos? O enfoque misto será a melhor abordagem por se desenvolver na união dos enfoques qualitativo e quantitativo. Utilizaremos o método descritivo de tipologia não experimental onde será possível pesquisar, observar, registrar e analisar dados com mais precisão, proporcionando maior compreensão sobre o tema estudado. Os instrumentos usados foram, a entrevista, e o questionário para os níveis de depressão do Inventário de Beck. A pesquisa foi realizada com professores das escolas municipais de Santos, São Paulo, Brasil. Todos os professores que participaram da pesquisa estavam em algum nível de depressão. Também temos nessa pesquisa uma análise, interpetação e comparação com as conclusões de uma tese anterior feito pelo mesmo autor. Os resultados ao final da pesquisa nos levaram a presenciar que os professores estão em um processo de adoecimento crescente, e cada vez mais a depressão agrava o desempenho pedagógico do professor."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10272_TB1613_15072022203932.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:30:13"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Henrique"
    "autor_email" => "drluizhp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EDUCAMAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "formacao-de-professores"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91091
    "edicao_id" => 242
    "trabalho_id" => 1613
    "inscrito_id" => 10272
    "titulo" => "ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DA DEPRESSÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS DE SANTOS."
    "resumo" => "Essa pesquisa se desenvolve dentro de uma proposta de saúde e educação tendo como seu objetivo geral, “Analisar os efeitos da depressão no desenvolvimento da prática pedagogica de professores nas escolas de Santos, São Paulo”. Considerando que o adoecimento mental dos professores é um caso antigo que hoje tem se tornado uma epidemia emocional, e agora com agravantes como no caso do COVID19, as mudanças tecnológicas, a reinvenção para o ensino híbrido, todos esses pontos tem minado a saúde do professor e todo o seu potencial pedagógico em seu ambiente de trabalho. O problema da pesquisa foi: Quais as consequências da depressão no desenvolvimento da prática pedagógica de professores nas escolas da Cidade de Santos? O enfoque misto será a melhor abordagem por se desenvolver na união dos enfoques qualitativo e quantitativo. Utilizaremos o método descritivo de tipologia não experimental onde será possível pesquisar, observar, registrar e analisar dados com mais precisão, proporcionando maior compreensão sobre o tema estudado. Os instrumentos usados foram, a entrevista, e o questionário para os níveis de depressão do Inventário de Beck. A pesquisa foi realizada com professores das escolas municipais de Santos, São Paulo, Brasil. Todos os professores que participaram da pesquisa estavam em algum nível de depressão. Também temos nessa pesquisa uma análise, interpetação e comparação com as conclusões de uma tese anterior feito pelo mesmo autor. Os resultados ao final da pesquisa nos levaram a presenciar que os professores estão em um processo de adoecimento crescente, e cada vez mais a depressão agrava o desempenho pedagógico do professor."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10272_TB1613_15072022203932.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:30:13"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Henrique"
    "autor_email" => "drluizhp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "EDUCAMAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "formacao-de-professores"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 242
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "formacao-de-professores"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg"
        "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:36:41"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 242
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "formacao-de-professores"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg"
        "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:36:41"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 136
                "edicao_id" => 242
                "codigo" => "978-65-86901-77-1"
                "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n
                  ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  CARLA DANIELA DE OLIVEIRA R&Eacute;GIS COSTA (COL&Eacute;GIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n
                  CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n
                  DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n
                  DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n
                  EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marab&aacute;)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO &nbsp;<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n
                  FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n
                  FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n
                  GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA GIRLAINE GUIMAR&Atilde;ES LEAL &nbsp;<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n
                  JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GL&Oacute;RIA DO GOIT&Aacute;)<br />\r\n
                  JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS J&Uacute;NIOR (UVA)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n
                  KARLA PATR&Iacute;CIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n
                  K&Aacute;TIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n
                  KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n
                  LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ CARLOS MARINHO DE ARA&Uacute;JO (UNIOESTE)<br />\r\n
                  LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n
                  MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n
                  MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n
                  MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n
                  MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n
                  MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJ&Atilde;O (IFMA)<br />\r\n
                  MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n
                  MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n
                  MOIS&Eacute;S BEZERRA DE MORAIS &nbsp;<br />\r\n
                  NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n
                  PATRICIA APARECIDA BIOTO &nbsp;<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA DE SOUZA MOURA &nbsp;<br />\r\n
                  PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n
                  SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n
                  SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n
                  Z&Eacute;LIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf"
                "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:36:41"
                "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 136
                "edicao_id" => 242
                "codigo" => "978-65-86901-77-1"
                "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n
                  ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n
                  CARLA DANIELA DE OLIVEIRA R&Eacute;GIS COSTA (COL&Eacute;GIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n
                  CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n
                  DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n
                  DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n
                  EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n
                  ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marab&aacute;)<br />\r\n
                  ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n
                  FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO &nbsp;<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n
                  FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n
                  FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n
                  GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA GIRLAINE GUIMAR&Atilde;ES LEAL &nbsp;<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n
                  JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GL&Oacute;RIA DO GOIT&Aacute;)<br />\r\n
                  JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS J&Uacute;NIOR (UVA)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  J&Uacute;LIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n
                  KARLA PATR&Iacute;CIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n
                  KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n
                  K&Aacute;TIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n
                  KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n
                  LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDA&Ccedil;&Atilde;O OSWALDO CRUZ)<br />\r\n
                  LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUIZ CARLOS MARINHO DE ARA&Uacute;JO (UNIOESTE)<br />\r\n
                  LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n
                  MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n
                  MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n
                  MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n
                  MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n
                  MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJ&Atilde;O (IFMA)<br />\r\n
                  MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n
                  MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n
                  MOIS&Eacute;S BEZERRA DE MORAIS &nbsp;<br />\r\n
                  NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n
                  PATRICIA APARECIDA BIOTO &nbsp;<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA DE SOUZA MOURA &nbsp;<br />\r\n
                  PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  PETR&Ocirc;NIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n
                  RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO &nbsp;<br />\r\n
                  SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n
                  SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n
                  SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n
                  Z&Eacute;LIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG)
                  """
                "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf"
                "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:36:41"
                "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Essa pesquisa se desenvolve dentro de uma proposta de saúde e educação tendo como seu objetivo geral, “Analisar os efeitos da depressão no desenvolvimento da prática pedagogica de professores nas escolas de Santos, São Paulo”. Considerando que o adoecimento mental dos professores é um caso antigo que hoje tem se tornado uma epidemia emocional, e agora com agravantes como no caso do COVID19, as mudanças tecnológicas, a reinvenção para o ensino híbrido, todos esses pontos tem minado a saúde do professor e todo o seu potencial pedagógico em seu ambiente de trabalho. O problema da pesquisa foi: Quais as consequências da depressão no desenvolvimento da prática pedagógica de professores nas escolas da Cidade de Santos? O enfoque misto será a melhor abordagem por se desenvolver na união dos enfoques qualitativo e quantitativo. Utilizaremos o método descritivo de tipologia não experimental onde será possível pesquisar, observar, registrar e analisar dados com mais precisão, proporcionando maior compreensão sobre o tema estudado. Os instrumentos usados foram, a entrevista, e o questionário para os níveis de depressão do Inventário de Beck. A pesquisa foi realizada com professores das escolas municipais de Santos, São Paulo, Brasil. Todos os professores que participaram da pesquisa estavam em algum nível de depressão. Também temos nessa pesquisa uma análise, interpetação e comparação com as conclusões de uma tese anterior feito pelo mesmo autor. Os resultados ao final da pesquisa nos levaram a presenciar que os professores estão em um processo de adoecimento crescente, e cada vez mais a depressão agrava o desempenho pedagógico do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.