O mundo inteiro foi impactado pelo vírus Sars-CoV-2, que causa a doença COVID-19, que se espalhou rapidamente e causou mudanças abruptas das rotinas de empresas, escolas e diversas instituições, já que, a alternativa encontrada pelos cientistas para reduzir a propagação do vírus inicialmente foram as diversas ações de restrições físico-sociais, alterando os hábitos de vida das pessoas. Diante desta realidade, as escolas tiveram que alterar o ambiente de aprendizagem da sala de aula para as plataformas digitais e entrega de material impresso, fazendo com que os professores tivessem que enfrentar diversos desafios. Portanto, este trabalho objetivou realizar uma reflexão teórica sobre a formação continuada dos professores, através de pesquisa bibliográfica, somado às experiências em docência e gestão educacional dos autores. O trabalho contribuiu para reforçar a importância da formação continuada dos professores, que precisam cada vez mais refletir sobre a própria prática e inserir novos métodos de ensino para que as aulas sejam mais atrativas, fazendo mais sentido para os alunos, acompanhando os avanços da sociedade. E também, permitiu identificar a importância das secretarias municipais e estaduais de educação promoverem essa formação continuada, já que estas são responsáveis por oferecer uma educação de qualidade. Além disso, o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem deve fazer parte do cotidiano escolar para além do período pandêmico, devido as suas contribuições para a formação dos jovens que estão inseridos em uma sociedade que avança rapidamente.