Este relato de experiência propõe pensar o processo educativo a partir da experiência que possibilita o entrelaçamento entre teoria e prática. O par teoria/prática remete uma perspectiva política e crítica, é nesse exercício que vamos apresentar as reflexões das experiências docentes no ensino superior a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto de pandemia. Para tanto, teremos como aporte teórico as contribuições de Paulo Freire e Jürgen Habermas por ser referências para análise e mudança social. Foram adotados como pressupostos metodológicos a pesquisa participante, um tipo de investigação que se compromete com a participação plena da comunidade envolvida e a análise de sua realidade. Dessa forma, os instrumentos utilizados foram a observação e o diário de campo que possibilitou o compartilhamento de experiências e conhecimentos para responder a seguinte questão: quais os fatores que contribuem para uma docência reflexiva e crítica no contexto pandêmico? A coleta e análise dos dados foram organizados a partir do método de triangulação e de codificação. A observação da prática docente se configura como um trabalho solitário e exaustivo, em que o convívio com o outro, a vivência com o semelhante e, o compartilhamento de conhecimento desfaz o recorte solitário e complexo do exercício docente Como resultado da pesquisa identificamos as seguintes categorias de docente para docente: compartilhamento de experiências, compreensão sistêmica do contexto pandêmico e análise crítica/reflexiva da teoria e prática.